sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoCasa de Cultura Mario Quintana celebra 35 anos

Casa de Cultura Mario Quintana celebra 35 anos

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) completa 35 anos na próxima quinta-feira, dia 25 de setembro e, para marcar a data, já está no ar a campanha Viva a Casa de Todas as Culturas.

Com conceito criado pela agência Tambor Comunicação, a campanha é composta de filme, teaser, banners, painéis digitais (distribuídos pela Ativa em diversos pontos da cidade) e inserções nas TVs do Trensurb, rodoviária e catamarã. O objetivo é mostrar que a Casa é um lugar de conexões e encontros, diversa em seus públicos, múltipla em seus equipamentos e espaços, e está sempre se renovando.

A campanha foi desenvolvida em uma parceria entre a agência Tambor e o time de comunicação da Casa. O conceito de “casa de todas as culturas” partiu do entendimento de que a CCMQ é um lugar democrático e acolhedor, tanto no sentido das linguagens artísticas que abriga, como dos visitantes que recebe. “É uma casa com várias casas dentro”, afirma Nico Collares, diretor da Tambor. “No vídeo comemorativo exploramos essa ideia, em que cada janela da casa vai revelando uma manifestação artística diferente, em uma sequência vibrante de atividades culturais com pessoas de todas as cores, gêneros e idades. Para representar todas essas linguagens (teatro, música, dança, literatura etc.) convidamos pessoas reais que possuem alguma relação com a CCMQ e com o Rio Grande do Sul”, explica.

Com produção audiovisual da OCorre Lab e direção de cena e coordenação de produção de Bruno dos Anjos, o filme de 2’ será veiculado nas redes sociais da CCMQ na data exata do aniversário, nesta quinta-feira (25). O filme tem locução da cantora e compositora Nina Nicolaiewsky e as personagens são protagonizadas pelos seguintes convidados: a bailarina Ana Medeiros (La Negra), os músicos Ander Likoski e Júlio Rizzo, a atriz e cantora ⁠Jennifer Franco, o intérprete de Libras Lucas Terres, o produtor audiovisual Felipe Diehl, a cantora Rosa Nika e o menino Samuel Prates, estudante.

Um selo comemorativo dos 35 anos da CCMQ e o redesenho da logomarca da CCMQ também fazem parte da campanha. Desenvolvido pelo designer Léo Lage, o reestudo do logotipo reflete a história e identidade da Casa, apresentando reajustes no ícone clássico e propondo novos usos das cores, que celebram a cultura e a criatividade. Na nova versão o ícone mantém a regularidade dos vãos e das colunas, e foi proposta uma nova distribuição do lettering com objetivo de melhorar a leitura, equilíbrio e alinhamento.

A criação da campanha como um todo partiu de uma pesquisa contratada pela Associação de Amigos da CCMQ e realizada pelo Instituto Fidedigna em 2024 com o público geral da instituição, que apontou que a satisfação com a experiência na CCMQ é de 98,9%. As palavras mais citadas pelo público para descrever sua visita à Casa foram: felicidade, acolhimento, nostalgia, tranquilidade e gratidão, além de uma conexão com arte, cultura e curiosidade. O público descreve o espaço  como acolhedor, educativo e enriquecedor, um lugar que promove aprendizado, pertencimento e reflexão. O relatório da pesquisa mostrou também que o público reconhece o papel da CCMQ em manter viva a memória da cultura e história local. Iniciativas inclusivas e a diversidade das atividades também foram destacadas, como as exposições e eventos que fomentam cultura e inclusão, e a acessibilidade e ações para crianças e público com necessidades específicas.

A CCMQ acumula diferentes prêmios e reconhecimentos, entre eles 14 edições do “Top of Mind I Amanhã” na categoria Centro Cultural Mais Lembrado, além do selo de acessibilidade concedido pela Prefeitura de Porto Alegre. Em 2022, a CCMQ foi a instituição pública melhor avaliada na região, e a segunda melhor classificada de todo o Brasil na categoria Educação, Cultura e Arte, do Prêmio de Acessibilidade, concedido pelo Governo Federal.

 

35 Anos – ações comemorativas

A celebração inclui, ainda, uma intensa programação gratuita na semana de aniversário, até 28 de setembro. A agenda conta com espetáculos, shows musicais, visita guiada teatralizada, exposições, oficinas educativas e um Sarau Sinalizante, que, na sexta-feira (26/9), vai reunir cinco artistas surdos e um DJ em Libras. A festa de encerramento, no domingo (28/9), será na Travessa dos Cataventos, com a Imperadores do Samba – escola de samba que, em 2022, venceu o Carnaval de Porto Alegre com um enredo em homenagem à CCMQ e a outros lugares culturais da cidade. A agenda completa está disponível no site www.ccmq.com.br e nas redes sociais, em @ccmarioquintana.

As comemorações também celebram uma série de melhorias estruturais que a Casa vem realizando desde que reabriu após a enchente, como a revitalização e ampliação da Biblioteca Erico Verissimo e de seu acervo; o restauro do Teatro Bruno Kiefer, previsto para ser finalizado ainda neste ano; e a recente inauguração da Sala Paulo Moreira, vinculada ao Instituto Estadual de Música (IEM).

A instituição também proporciona possibilidades de ocupação e experimentação para artistas, com as chamadas abertas do Espaço Vitrine + RS Criativo (para empreendedores da economia criativa) e do Espaço Marilene Bertoncheli (para exposições de artes visuais), que estão com inscrições abertas.

Recentemente, a CCMQ conquistou o patrocínio da Petrobras para o biênio de agosto de 2025 a agosto de 2027. Além da Petrobras, a Casa conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata de Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura ‒ Governo Federal ‒ Do lado do povo brasileiro.

 

Ficha Técnica “Viva a Casa de Todas as Culturas”

Conceito da campanha: Tambor Comunicação

Reestudo da marca CCMQ: Leo Lage e Tambor Comunicação

Produção audiovisual: OCorre Lab

Direção de cena e coordenação de produção: Bruno dos Anjos

Fotos still: Lau Baldo

Direção de arte e figurino: Luísa Santos

Assistência de produção: Mahyna Santos e Carol Rocha

Direção de fotografia (cenas elenco): Lucas Tergolina

Assistência de Fotografia: Josias Salvaterra e Guilherme Wolff

Cinegrafistas (cenas eventos): Bruno dos Anjos, Doug Minuzzo e Shandler Gutterres

Operação de drone: Eduardo Ferreira

VFX: Frederico Demin

Trilha sonora: Leonardo Braga

Locução: Nina Nicolaiewsky

Modelos: Ana Medeiros (La Negra), Ander Likoski, Felipe Diehl, ⁠Jenifer Franco, Júlio Rizzo, Lucas Terres, Samuel Prates e Rosa Nika

Artigos relacionados

Novidades