A Casa Andorinha chega ao Rio de Janeiro pela primeira vez com um projeto imersivo e temporário que conecta gastronomia, educação e experiência de marca em um só lugar. Totalmente gratuito e acessível, o espaço funciona até o dia 19 de outubro, em Botafogo, e reforça o posicionamento de Andorinha como protagonista no universo do azeite, oferecendo aos visitantes uma vivência única que vai além da degustação.
“A estreia da Casa Andorinha no Rio de Janeiro marca um passo importante na nossa estratégia de expansão nacional, aproximando ainda mais a marca dos consumidores em diferentes regiões do Brasil. Queremos ir além do produto e oferecer experiências imersivas que celebrem a riqueza do azeite de verdade e a cultura local. Com mais de 95 anos de expertise e olival próprio, Andorinha é a marca de azeite mais vendida do país, e só ela pode proporcionar uma vivência tão autêntica, que convida o público a aprender, explorar e se encantar com esse universo”, afirma Loara Costa, Diretora de Marketing e Trade Marketing do Grupo Sovena, detentora da marca Andorinha.
O projeto desenvolvido pela V3A, empresa especializada em experiências de marca, traz um espaço com atividades interativas que convidam o público a se sentir no olival próprio da marca em Portugal. A experiência apresenta todo o processo que envolve a produção do azeite com destaque para atividades sensoriais e educativas, como a oportunidade de aprender sobre os três principais atributos do azeite (frutado, amargo e picante), produzir seu próprio blend e participar de degustações.
“Acreditamos que as melhores experiências de marca são aquelas que conectam o público com o produto de forma verdadeira. Para nós é um um prazer fazer parte desse momento da marca no Rio e ter o desafio de contar essa história através do olhar do carioca. Nosso foco foi criar um espaço com o charme da cidade do Rio, totalmente imersivo e interativo, permitindo que as pessoas possam vivenciar plenamente todo universo do azeite. Esse é um projeto que reflete nossa crença de que as marcas precisam oferecer valor e propósito, não apenas produtos”, explica Fabritzia Piasenski da V3A.
Com curadoria de Felipe Ribenboim, a Casa Andorinha foi planejada para ser acessível a todos os públicos – incluindo acesso a cadeirantes, guias para pessoas com limitações motoras, equipamentos sonoros e materiais em braile. O espaço ainda conta com restaurante próprio, em parceria com o Restaurante Sofia, com cardápio exclusivo criado pela chef Katia Barbosa, que explora a versatilidade do azeite em receitas que unem sabor, cultura e brasilidade.
Além dos produtos já conhecidos no mercado, produzidos em Portugal e importados para o Brasil, a edição carioca traz um Empório exclusivo, com itens limitados desenvolvidos em parceria com diversas marcas e disponíveis somente na Casa Andorinha. Algumas colaborações já fazem parte da história do projeto, como, por exemplo, o óleo corporal da Saboaria Brasil, bolachas da Dona do Doce, Chilli Crunch do Restaurante Mocotó e pipocas da Pipó. Para reforçar as memórias afetivas e a conexão com o público local, a edição do Rio conta ainda com novidades de marcas cariocas, como a Cachaça Cerejeira com Azeite da 7 Engenhos, Bonés da Made in Rio e Cookie NY com Azeite da Cucurucho. Também fazem parte da seleção a meia da Dorinha da Amaggi, gel de limpeza facial 2 em 1 da Kote, Trufas de Chocolate da Mestiço e a granola da Banana Verde. Todos os produtos alimentícios e cosméticos contém Azeite Andorinha em sua composição, enquanto que os de vestimenta tem inspiração na marca Andorinha.
É a quarta edição da Casa Andorinha no Brasil, as outras três edições foram realizadas em São Paulo. Mais do que um espaço gastronômico, a Casa Andorinha é um ponto de encontro entre história, sabores e a cultura alimentar, celebrando a importância do azeite como elemento central da alimentação e do estilo de vida. Um dos maiores investimentos da marca no país, que reforça o compromisso de Andorinha com a educação, tem comunicação gerida pela agência Ampfy, que inclui OOH, mídias digitais (Meta e TikTok), mídia geolocalizada e ativações com influenciadores.
“A campanha da Casa Andorinha tem como objetivo gerar visibilidade ao evento, incentivar visitas e reforçar a lembrança da marca. O plano de mídia foi estruturado em fases de pré, durante e pós-evento, integrando OOH, Uber, e parceiros com uma comunicação geolocalizada. Além de redes sociais e uso de influenciadores para amplificação do evento, garantindo uma jornada completa, indo da ‘descoberta’ até a ‘visita’”, comenta Thais Degilio, Diretora Executiva de Mídia da Ampfy.
O espaço está aberto ao público de 26 de setembro a 19 de outubro às sextas e sábados das 12h às 21h30 e aos domingos das 12h às 19h no bairro do Botafogo (Rua Conde de Irajá, 201). Para mais informações, siga o perfil no Instagram @azeiteandorinha e acompanhe a hashtag do evento #CasaAndorinhaRio.
Serviço Casa Andorinha
Entrada Gratuita
Data: de sexta à domingo, entre os dias 26/09 a 19/10
Horário: sexta-feira e sábado: 12h às 21h30; domingo: 12h às 19h
Local: Rua Conde de Irajá, 201 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
