O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, comunica que hoje a organização do Festival anunciou que homenageará a Microsoft com o Creative Marketer of the Year deste ano. O prêmio é concedido a um anunciante que acumulou um escopo de trabalho criativo e vencedor do Lion ao longo de um período sustentado de tempo e estabeleceu uma reputação por produzir soluções de marketing corajosas, criativas e inovadoras.
Ganhadora de 11 Lions, a Microsoft tem grande destaque no festival com a campanha “Changing the Game”, da McCann New York. Ação desenvolvida para o controle adaptativo do Xbox foi alvo de cinco leões, e entre as categorias incluem-se um Grand Prix em Brand Experience & Activation, bem como um Lion de Titanium. Outra importante campanha é “Make What’s Next”, da McCann New York ,com foco em STEM – um sistema que tem como abordagem de aprendizagem e desenvolvimento combinado com tecnologia, ciência, matemática e engenharia, com isso os alunos desenvolvem habilidades-chave, como por exemplo a resolução de problemas.
Em 2017, no Dia Internacional da Mulher, o mesmo sistema auxiliou no desenvolvimento de campanhas que abordassem a desigualdade de gênero – como no caso de “Survival Billboard”, da McCann London, para Xbox/Tomb Raider – ganhadora do Glass Lion.
Outros vencedores da Microsoft que merecem ser citados são: ‘DELQA’, uma instalação envolvente criada por Listen New York; ‘FIFA 14’, da Y&R Colombia Bogotá/Wunderman Colombia Bogotá, para o Xbox 360; e ‘Xbox Design Lab Originals: The Fanchise Model’ para o Xbox Design Lab, que levou sete Lions, incluindo o Creative eCommerce Lion Grand Prix. A Microsoft venceu vários Lions em um amplo conjunto de produtos, incluindo Microsoft Cloud, Microsoft Kinect, Windows 7, Windows Vista, OneNote, MSN, Halo 3 Game e Xbox.
Philip Thomas, presidente do Cannes Lions comenta sobre a homenagem: “O que realmente se destaca sobre o desempenho da Microsoft no Cannes Lions é que estão ganhando notoriedade no Festival através de uma variedade real de produtos e regiões, o que significa que estão expandindo os limites criativos em todo o seu negócio e no mundo. Com o CEO Satya Nadella afirmando que ‘o marketing é um dos principais impulsionadores do nosso sucesso’, fica claro que a Microsoft desbloqueou seu potencial criativo para impulsionar o crescimento.” Thomas ainda completa dizendo marcas como a Microsoft devem ser reconhecidas, pois ‘movem a bussola no marketing criativo’.
“É uma grande honra ser reconhecido por nossa narrativa criativa. Temos a ambição de amplificar as vozes dos clientes e agentes de mudança – desde crianças que usam o controle adaptativo do Xbox a pioneiros como a treinadora assistente ofensiva do 49ers, Katie Sowers – ajudam a demonstrar como a tecnologia pode nos aproximar e inspirar mudanças significativas e positivas no mundo,” comentou Chris Capossela, diretor de marketing da Microsoft, sobre o prêmio.
O Creative Marketer of the Year acontece desde 1992, com grandes marcas sendo reconhecidas, como: Apple, Burger King, Coca-Cola, Google, Heineken, IKEA, Mars, McDonald’s, IKEA, Samsung e Unilever. Em todas as edições anteriores, os vencedores evidenciaram a importância da criatividade para o progresso dos negócios.
A homenagem à Microsoft como Creative Marketer of the Year será durante o Cannes Lions Live, sexta-feira 25 de junho deste ano. No mesmo dia, acontecerá a estreia global e transmissão ao vivo do Cannes Lions Awards, além de um programa de conteúdo que ficará marcado com uma mudança para o futuro da indústria.