A organização do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil definiu a Samsung Electronics como Creative Marketer of the Year, no evento deste ano. O prêmio reconhece as marcas que se destacaram pela qualidade de suas comunicações. Em 2015, a Samsung levou para casa 27 Leões e, somando todas as edições do festival em que participou, são 74 prêmios para trabalhos vindos de 17 países.
“Quando você olha as vitórias da Samsung no Cannes Lions, no ano passado, por exemplo, o que chama a atenção é a diversidade de Leões que eles estão levando para casa por meio do seu compromisso global com a criatividade. Eles estão se destacando em todas as áreas, como as comunicações de saúde, craft, branded content e, até mesmo, um leão em Titanium”, diz Terry Savage, presidente do Lions Festivals.
A Samsung reconheceu o impacto que sua tecnologia tem sobre a vida dos consumidores e mudou sua abordagem de marketing para uma estratégia mais centrada no consumidor. Esta filosofia de “progresso significativo para enriquecer a vida dos consumidores” foi trazida à vida em muitas campanhas criativas de todo o mundo, tais como a vencedora “Oscar Selfie” e “Every Day is Day One”, para a parceria com a World Surfing League, e a campanha “Safety Truck”, criada pela Leo Burnett de Buenos Aires, que instalou telas nas traseiras de caminhões, que exibiam a visão frontal da estrada, para ajudar motoristas na hora da ultrapassagem, foi premiada com o cobiçado leão de Titanium.
A campanha “Look at Me” da Samsung, planejada e executada pela Cheil Worldwide, levou cinco troféus em 2015. A ação criou um aplicativo móvel que ajuda crianças autistas a interagirem melhor com outras pessoas. Após oito semanas de testes, ele mostrou que 60% das crianças testadas com autismo apresentaram melhora em fazer contato com os olhos e ler expressões faciais.
“Na Samsung sabemos que os nossos produtos são sobre as experiências – tornando a vida mais fácil para os consumidores em todo o mundo. E queríamos que nossa marca refletisse essa visão e honrasse nossa herança de inovação significativa de ultrapassar barreiras”, afirma Younghee Lee, vice-presidente executiva de Marketing Global do Mobile Communications Business da Samsung Electronics. “Acreditamos que nossa abordagem criativa e corajosa de marketing capta esse espírito em uma maneira original e criativa.”
Younghee Lee receberá o prêmio em nome da Samsung Electronics durante a cerimônia final de premiação do Cannes Lions, dia 25 de junho (sábado).