O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, comunica os vencedores da década anunciados pelo Festival durante o Lions Live. O Cannes Lions lançou hoje o primeiro Relatório Lions de Criatividade da Década (The Global Lions Creativity Report of the Decade) para reconhecer e premiar o sucesso criativo sustentado em todo o setor global. Dados de trabalhos vencedores e pré-selecionados durante dez anos – e auditados no Festival pela PwC desde 2013 –, foram reunidos pelo Cannes Lions para produzir o ranking global definitivo e o relatório de benchmarking.
O Report mostra o desempenho crescente das empresas mais criativas do mundo nos últimos 10 anos, destacando aquelas que alcançaram um grau infalível de trabalho criativo a nível mundial. Os dados são apresentados juntamente com comentários e análises da empresa irmã WARC, autoridade global em eficácia de marketing.
Com seis prêmios de agências regionais da década e seis prêmios globais, o relatório destaca as seguintes categorias: “Network”, “Holding Company”, “Agency”, “Independent Agency”, “Brand Marketer” e “Palme d’Or of the Decade”. Os vencedores foram revelados esta semana como parte do Lions Live, a experiência digital do Cannes Lions (22 a 26 de junho de 2020). O relatório completo está disponível para download em LIONS Live intelligence platform e The Work.
“Quando entramos em uma nova década, é importante refletir sobre o conjunto dos trabalhos que servem como base criativa, o trabalho que se inicia fornecerá uma referência para os próximos dez anos”, comenta Simon Cook, diretor administrativo do Cannes Lions. O executivo ainda complementa a importância do report: “O Lions Creativity Report of the Decade fornece a todos uma rica visão e reconhece as empresas criativas de classe mundial que sempre sustentaram a excelência criativa – adaptando, evoluindo e inovando ano após ano. Há muito a aprender com aqueles que produzem consistentemente um trabalho de mudança de jogo que transcende limitações e restrições e define os padrões para o futuro da criatividade”, finaliza.
Os vencedores do Lions Creativity Report of the Decade são:
Regional Agency of the Decade – Oriente Médio & África
1° lugar: VMLY&R Dubai – ex Y&R Dubai
2° lugar: TBWA\Hunt\Lascaris Johannesburg
3° lugar: Ogilvy Johannesburg
Regional Agency of the Decade – Europa
1° lugar: adam&eveDDB London
2° lugar: AMVBBDO London
3° lugar: Ogilvy Paris
Regional Agency of the Decade – América Latina
1° lugar: AlmapBBDO São Paulo
2° lugar: Ogilvy Brasil São Paulo
3° lugar: VMLY&R (No Brasil, ainda Y&R São Paulo)
A AlmapBBDO São Paulo começou a década com um Grand Prix e colecionou mais 23 Leões de ouro, 39 de prata e 79 de bronze. Com um total de 142 troféus é a número 1 no Brasil, América Latina e no mundo. A agência também garantiu o título número 1 como Agência Global da década.
Regional Agency of the Decade – Pacífico
1° lugar: Colenso BBDO Auckland
2° lugar: Clemenger BBDO Melbourne
3° lugar: Leo Burnett Sydney
Regional Agency of the Decade – Ásia
1° lugar: Dentsu Inc. Tokyo
2° lugar: Hakuhodo Inc. Tokyo
3° lugar: Ogilvy Bangkok
Regional Agency of the Decade – América do Norte
1° lugar: Wieden+Kennedy Portland
2° lugar: BBDO New York
3° lugar: Droga5 New York
Independent Agency of the Decade
1° lugar: Wieden+Kennedy Portland
2° lugar: Droga5 New York
3° lugar: Forsman & Bodenfors (De 2010 a 2016)
Brand Marketer of the Decade
1° lugar: Procter & Gamble
2° lugar: Nike
3° lugar: Volkswagen
Agency of the Decade
1° lugar: AlmapBBDO São Paulo
2° lugar: Wieden+Kennedy Portland
3° lugar: BBDO New York
Luiz Sanches, sócio/presidente e CCO da AlmapBBDO, comenta: “Na AlmapBBDO, temos uma ideia simples, uma visão simples: continuar fazendo um bom trabalho, um ótimo trabalho, o melhor trabalho. Conquistar o prêmio Agency of the Decade é prova de que mantemos continuamente nosso ethos vivo. É uma grande honra. Obrigado a todos da agência e a todos os nossos parceiros criativos “.
Network of the Decade
1° lugar: BBDO Worldwide
2° lugar: Ogilvy
3° lugar: DDB Worldwide
Holding Company of the Decade
1° lugar: WPP
2° lugar: Omnicom
3° lugar: Interpublic Group
Palme d’Or of the Decade
1° lugar: MJZ USA
2° lugar: Smuggler USA
3° lugar: O Positive Films USA
A MJZ conquistou Leõs de forma consistente nesta década, são 2 Grands Prix, 1 Titanium, 25 Leões de Ouro, 41 de Prata e 64 de Bronze.