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Cannes Lions anuncia o número de trabalhos inscritos em 2018

Representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, o Estadão,  anuncia o número de trabalhos inscritos para a edição de 2018. No total, foram recebidas 32.272 inscrições para concorrer aos prêmios deste ano. Os trabalhos vieram de 90 países e foram inscritos em 26 categorias Lions. A análise antecipada dos números fornece informações reveladoras para o setor de comunicações criativas, particularmente em torno do envolvimento do cliente com os prêmios.

“No ano passado, decidimos apertar o botão reset no Cannes Lions. Encerramos três grandes prêmios Lions, além de retirar e recombinar muitas subcategorias. Fizemos isso sabendo que significaria um volume menor de inscrições, mas foi a decisão certa a longo prazo”, comentou Philip Thomas, CEO da Ascential Events e presidente de Cannes Lions.

O ano de 2018 viu o encerramento de três Lions – Cyber, Integrated e Promo & Activation – e calcula-se que essa mudança e a exclusão de mais de 120 categorias de todo o Lions gerou uma redução de 13% no número de trabalhos inscritos.

Em relação ao efeito da pausa de um ano do Grupo Publicis no Festival, Thomas acrescentou: “Como vimos, muitos clientes inscreveram campanhas do Publicis no Festival deste ano para apoiar sua parceria e o trabalho que fazem juntos. Isso mostra a dedicação que eles têm sobre a importância da criatividade em seus negócios. Mas, obviamente, houve um impacto da decisão temporária do Publicis e calculamos que possa representar uma queda de 8% nos números de inscrições do Festival desse ano”.

O número de inscrições de 2018 também mostra uma mudança no tipo de empresas que submeteram trabalhos e o número de marcas que inscreveram suas peças aumentou em 84% em relação ao ano passado.

“Isso foi uma confirmação da maior compreensão dos líderes de marketing sobre o valor que a criatividade tem nos negócios e no ROI”, comentou José Papa, diretor geral do Cannes Lions. Outra mudança inclui o aumento de 59% nas inscrições por parte dos proprietários de mídia.

Para refletir os desafios modernos de marketing criativo que o setor enfrenta, dois novos Lions – Creative eCommerce e Sustainable Development Goals – foram criados para a edição de 2018 e juntos geraram 1.166 inscrições. Além disso, outros três Lions – Social & Influencer (incluí algumas categorias do Cyber Lions), Industry Craft (com algumas categorias mantidas de Outdoor, Design e Print & Publishing) e Brand Experience & Activation (com algumas categorias de Promo & Activation) foram lançados gerando 6.082 inscrições.

“Em seu ano de lançamento, vimos uma incrível aceitação do Sustainable Development Goals com 898 inscrições, enquanto Glass: The Lions For Change, agora em seu quarto ano, também está no topo das inscrições com o aumento de 218 trabalhos. É um indicativo de uma indústria que está se concentrando no uso da criatividade como uma força motriz para o bem e tenho orgulho de dizer que doamos a receita desses Lions para instituições de caridade relevantes”, complementa Papa.

Outras tendências que apareceram nos números de inscrições incluem um investimento sustentável em toda a indústria com trabalhos inscritos no Creative Effectiveness Lion – o único prêmio global que reconhece o vínculo atraente entre criatividade premiada e resultados de negócios – permanecendo forte em 2018. O Craft também tem se mostrado crucial para a indústria com 2.519 trabalhos inscritos na categoria Film Craft e um primeiro ano forte para o Industry Craft Lion com 1.720 inscrições.

Júris globais estão reunidos em Cannes Lions para julgar e premiar a excelência criativa de todo o mundo. Os vencedores dos Lions serão anunciados em premiações durante todo o festival de 18 a 22 de junho.

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