Com comercial criado pela agência DKP Miami, o Festival Iberoamericano de Publicidade (FIAP) divulga sua edição de 2016, que será realizada na Cidade do México, entre os dias 18 e 20 de maio.
Intitulado “Apio” (Salsão), o filme apresenta a proposta do festival, que é discutir os próximos 20 anos em 3 dias, e traz um cenário futurista, onde os vencedores da agência Átomo simplesmente surgem no palco ao chamado da apresentadora, e o troféu é um belo maço de Salsão.
De acordo com Daniel Marcet, diretor geral do evento, é preciso repensar a indústria de prêmios na comunicação publicitária. Para ele, o surgimento de várias competições exige uma mudança na forma de julgar e reconhecer os trabalhos. “Já temos apresentado algumas novidades, como julgamentos ao vivo, em pleno auditório, avaliando campanhas independente dos meios utilizados, como se avalia a Copa Iberoamérica. Também incorporamos a opinião do público, através das redes sociais. Este ano, diminuímos o número de categorias para 23 e criamos cinco novas dentro do que chamamos de ‘Big Bang’, ou seja, uma área em que vale a origem da ideia. Vamos julgar o Melhor Conceito, Melhor Estratégia, Uso da Cultura Local, Ousadia e Inovação, além de instituir o Prêmio do Consumidor”, conta ele, que denominou esta edição do festival como Fiap 2036, estimulando os participantes a pensar no futuro, nas próximas duas décadas.
A criação é de Damián Coscia, Estevam Sadabandeira, Andrés Diez e Jean Pierre Beauchamp, com direção criativa de Coscia. Produção da Creme, com direção e fotografia de Pedro Delguy e som de Marcelo Cópolla.