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Campanha da Abracom propõe concorrências justas e transparentes

O que ESG tem a ver com a contratação de serviços de comunicação corporativa? Essa é a chave da campanha que a Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom lançou nesta segunda-feira (8/11) com a publicação do “Manifesto Concorrências justas e transparentes são parte de políticas de ESG”.

O texto é base para um processo de diálogo e sensibilização das áreas de compras e de comunicação das organizações privadas para que as práticas de contratação de serviços de comunicação corporativa sigam os princípios de ESG – (Environmental, Social and Governance), com critérios de participação mais claros, escolhas técnicas e valorização de uma atividade que é estratégica.

É um alerta sobre práticas cada vez mais frequentes de processos concorrenciais baseados apenas em menor preço, com entrega de propostas criativas sem qualquer remuneração, prazos exíguos e falta de transparência nos critérios de seleção das empresas vencedoras.

“Queremos chamar a atenção das empresas para a consciência de que é preciso praticar os princípios do ESG em toda a cadeia de valor, incluindo os processos de contratação de produtos e serviços que implicam em conhecimento especializado, consultivo e criativo”, destaca Daniel Bruin, presidente do Conselho Gestor da Abracom.

Para iniciar a campanha, a Abracom publicou anúncios na mídia especializada e, durante cerca de 40 dias vai promover o tema nas redes sociais e nos canais das agências associadas.

Segundo o presidente-executivo da Abracom, Carlos Carvalho, “é preciso repactuar condições mais justas entre agências e clientes. Precisamos garantir o ESG na prática, mostrando que estrangular uma parte da cadeia em nome de um ganho momentâneo não pode ser considerado algo justo e sustentável”.

Como parte dos processos que precisam ser redesenhados e rediscutidos estão os pedidos de prazos mais realistas para a produção de propostas, prazos de pagamentos ajustados ao princípio de uma relação comercial equilibrada e justa, a eliminação da prática de leilões reversos para negociação de preço e o reconhecimento das agências de comunicação como parceiros estratégicos e não canais de fornecimento de mão de obra.

A campanha é baseada no Manifesto Concorrências Justas e Transparentes, que pode ser baixado neste link e nas tags #RespeitaAsAgências e #ConcorrênciaLegal.

 

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