Os brasileiros voltaram a visitar e mesclar mais canais de compra para abastecer suas despensas no terceiro trimestre de 2024. No curto prazo (comparação com o mesmo período do ano passado), atacarejos, supermercados convencionais e e-commerces apresentaram altas de 9,6%, 7,7%, e 3,9% em penetração, respectivamente.
A informação faz parte do relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar. O estudo também indica crescimento das missões de abastecimento e reposição por meio de mais idas aos pontos de venda, porém com carrinhos menores.
Os atacarejos aparecem com um importante incremento de 17,7% em unidades compradas na comparação com o mesmo intervalo de 2023, porém com retração de 5,7% de unidades por viagem. Isso indica que os consumidores estão indo mais vezes ao ponto de venda e comprando menos a cada missão.
A classe C e os grupos acima de 50 anos de idade são os que mais consomem no atacarejo. O segmento se destaca, principalmente, em missões maiores, impulsionado pelas cestas de Mercearia Doce (crescimento de 2,5 p.p. em penetração), em que sobressaem biscoitos e chocolate; Mercearia Salgada (+1,8 p.p.), com salgadinhos e massa; e Bebidas (+2,6 p.p.), com grande relevância para água mineral, suco em pó e cerveja.
Ainda pensando no canal atacarejo, a percepção de promoção aumenta para as missões de abastecimento e o consumo é principalmente em packs das cestas de Mercearia Doce (chocolates e biscoitos) e Bebidas (refrigerantes e suco congelado). Nesse contexto, as marcas escolhidas são do tier Mainstream, mas Marcas Próprias também têm destaque, com a maior variação em unidades.
Já para as missões de reposição dentro do atacarejo, a percepção de promoção é menor e as marcas Premium ganham espaço, mas os destaques vão para os packs da cesta de Mercearia Doce (chocolates).
O levantamento também chama a atenção para o bom desempenho do e-commerce, já que pedidos online começam a fazer parte da rotina de compras de bens não duráveis. Entre o primeiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2024, o canal alcançou 7 milhões de novos lares. Além disso, o número de pessoas que compravam exclusivamente offline diminuiu em 2,2 milhões.
O consumo via e-commerce registrou ainda aumento da busca por diferentes meios de acesso. Em um ano (contando a partir de setembro de 2023), a penetração cresceu 2,3 p.p. no WhatsApp, 1,3 p.p. em aplicativos e 1,1 p.p. em sites próprios e de terceiros.
O Consumer Insights, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo de bens não duráveis, fornecendo uma visão detalhada do mercado brasileiro, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o estudo do terceiro trimestre de 2024, foram consultadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).