Principal evento criativo das Américas, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica, que em 2018 completou 21 anos, termina com um saldo bastante positivo para a publicidade brasileira. Nos três dias do evento nosso país ganhou 7 Gran Ojo (ou Grand Prix): em Gráfica, Via Pública, Media, PR, Digital & Social, Produção Digital e Creative Data. O Brasil ganhou também 52 troféus de Ouro, 61 de Prata de 70 de Bronze, o que soma 190 prêmios para o país.
Somente na sexta-feira, 02 de novembro, o Brasil conquistou 50 prêmios: 1 Gran Ojo, 14 troféus de Ouro, 14 de Prata e 21 de Bronze nas categorias Filme, Produção de Áudio e Som, Via Pública, Conteúdo, Sports, Rádio, Campanhas Integradas e Terceiro Ojo. Em Melhor Ideia Latina para o Mundo, o Brasil não teve nenhum prêmio. Confira mais abaixo o rol com todos os premiados brasileiros neste último dia de festival.
EL OJO LOCAL – DESEMPENHO
Também foram revelados no último dia do festival os ganhadores do El Ojo Local – Desempenho. São as empresas e pessoas mais premiadas em 2018 no festival, por país. Na publicidade brasileira, os vencedores são:
Agência: Africa
Criativo: Sergio Gordilho (Africa)
Produtora: Saigon Filmes
Realizador (diretor de cena): Vellas
Anunciante: AmBev Brasil
OS MELHORES DE TODA A IBEROAMÉRICA
Um diretor brasileiro foi o mais premiado na 21ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica e conquistou o título de Diretor de Cena do Ano: Vellas, que atua na Saigon Filmes.
A Lola MullenLowe, da Espanha, foi apontada como a Agência do Ano do El Ojo 2018. Nos últimos dois anos o Brasil havia tido uma de suas agências como grande destaque do evento: em 2017 a Africa e em 2016 a AlmapBBDO foram as vencedoras de Agência do Ano. O troféu de Produtora do Ano vai para a Primo/PBA Cinema. O Criativo do Ano é o espanhol Pancho Cassis, da Lola MullenLowe. A Rede de Agências do Ano é a MullenLowe. Por fim, a Agência Independente do Ano é a El Ruso de Rock, de Madri, na Espanha. Veja abaixo os vencedores e finalistas em desempenho da Iberoamérica:
Agência do Ano
Ganhadora: Lola Mullen Lowe / Espanha
1ª Finalista: Africa / Brasil
2ª Finalista: Almap BBDO / Brasil
3º Finalista: Ogilvy Colombia / Colômbia
4º Finalista: Mercado McCann / Argentina
Criativo do Ano
Ganhador: Pancho Cassis – Lola Mullen Lowe / Espanha
1º Finalista: Sergio Gordilho / Africa
2º Finalista: Luiz Sanches / AlmapBBDO
3º Finalista: John Raúl Forero – Juan Pablo Álvarez – Mauricio Guerrero / Ogilvy Colômbia
4º Finalista: Martín Mercado – Diego Tuya – Darío Rial – Nicolás Massimino / Mercado McCann
Produtora do Ano
Ganhadora: Primo/PBA Cinema
1ª Finalista: Landia
2ª Finalista: Saigon Filmes
3º Finalista: Rebolucion
4º Finalista: Blur
Diretor de Cena do Ano
Ganhador: Vellas, da Saigon Filmes
1º Finalista: Michele Cassis, da Primo/PBA Cinema
2º Finalista: Nico Perez Veiga, da Primo/PBA Cinema
3º Finalista: Armando Bo, da Rebolucion
4º Finalista: Dois, da Saigon Filmes
Anunciante do Ano
Ganhador: Burger King Global
1º Finalista: AmBev
2º Finalista. ElDiario.es
3º Finalista: Getty Images Brasil
4º Finalista: Coca Cola
Confira agora a lista de vencedores brasileiros deste último dia do El Ojo, por categoria, além dos cases que ganharam Grand Prix (independentemente do país). Clique aqui para ver a relação de todos trabalhos vencedores, de todos os países, em todas as categorias, durante o terceiro dia do Festival.
EL OJO FILME
Grand Prix – Who?, da Ponce, da Argentina, para Fox Premium/Fox Networks Group. Produtora: Agosto. Direção de Cena: Nacho Gayan.
FL5 – Produtos de higiene pessoal, beleza, medicinais e farmacêuticos BRONZE – Insônia, da We, para Patz/EMS Pharma. Produtora: Vapt Filmes. Direção de Cena: Rafael Damy. Produção de Som: Lógico Music.
FL7 – Automóveis, Caminhões e Motos – Peças e Acessórios
BRONZE – Pista de Teste, da AlmapBBDO, para Man Latin America Brasil/Volkswagen Caminhões. Produtora: Boiler Filmes. Direção de Cena: Dulcídio Caldeira. Produção de Som: Raw Áudio
FL9 – Companhias de Serviços Públicos e Privados com Fins Lucrativos
OURO – La caída, da W/McCann, para Hospital do Câncer de Barretos. Produtora: Zombie Studio. Direção de Cena: Paulo Garcia. Produtora de Som: Loud
FL11 – Meio de Comunicação e Publicações
PRATA – Acidentes, da EnergyBBDO, para CBN. Produtora: Saigon Filmes. Direção de Cena: Silvio Cunha.
FL20 – Produtos & Serviços
OURO – La Pelicula echa a la medida, da AlmapBBDO, para Man Latin America/Volkswagen Caminhões. Produtora: Your Mama Filmes. Direção de Cena: Filippo Capuzzi Lapietra. Produtora de Som: Punch Áudio.
FL25 – Comerciais com 60 Segundos de Duração
PRATA – Cliff, da Y&R Brasil, para Athos GLS Network Group. Produtora: Hungry Man. Direção de Cena: Carlão Busato. Produtora de Som: A9 Áudio
FL28 – Conteúdos Até 3 Minutos de Duração
BRONZE – Trilho, da CP+B Brasil, para Johnnie Walker. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Ian Ruschel. Produtora de Som: Satélite Áudio
FL29 – Conteúdos Até 20 Minutos de Duração
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Stink/Slickland. Direção de Cena: Squarehead. Produtora de Som: Punch Áudio
BRONZE – Round 2, da CCXP (Comic Com Experience), para CCXP 17. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Alaska. Produtora de som: Satélite Áudio
FL30 – Outras Telas
BRONZE – Vai na brasileiragem, da Wieden + Kennedy SP, para Nike Brasil. Produtora: Iconoclast Brasil. Direção de Cena: Ian Ruschel. Produtora de som: Evil Twin Music
EL OJO PRODUÇÃO DE ÁUDIO & SOM
Sem ganhador de Grand Prix
PS1 – Uso de Música Original
PRATA – Teu Samba, da Santa Clara M&C Saatchi, para Ballantines/Pernod Ricard Brasil. Produtora: DaHouse/Latina Estúdio. Direção: Lucas Mayer e Íris Fuzaro.
BRONZE – La caída, da W/McCann, para Hospital do Câncer de Barretos. Produtora: Zombie Studio. Direção: Paulo Garcia. Loud
PS2 – Música Adaptada
OURO – Samba Sem Censura, da AlmapBBDO, para Antarctica/AmBev Brasil. Produtora: Bando Studio. Direção: Ale Charro. Produtora de Som: Punch Áudio
BRONZE – O é Seu, da TBWA Media Arts Lab SP, para iPhoneX/Apple Brasil. Produtora Primo/PBA Cinema. Direção de Cena: Rog Souza. Produtora de Som: Mugshot
EL OJO VIA PUBLICA
Grand Prix – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
VP7 – Recreação, Moda, Viagens & Turismo
PRATA – O Alfabeto do Verão, da AlmapBBDO, para Havaianas/Alpargatas Brasil
VP9 – Bem público e mensagens governamentais
PRATA – Pais, da Y&R Brasil, para Greenpeace Brasil
VP10 – Formatos não convencionais
PRATA – Sacred Posters, da Dentsu Brasil, para Restaurante Pobre Juan
BRONZE – Transmissão número 1, da Lápis Raro, para Brahma/AmBev Brasil
VP13 – Cartazes
OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil.
VP14 – Telas Digitais
OURO – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil
PRATA – Instagram Menu, DM9DDB, para McDonalds Brasil
PRATA – The Route, da Y&R, para JCDecaux Brasil
BRONZE – Volvo Live Reviews, da Grey Brasil, para Volvo XC60/Volvo Brasil
EL OJO RÁDIO
Sem ganhador de Grand Prix
RA10 – Uso não convencional da mídia tradicional
BRONZE – Replay em Alta Definição, da MullenLowe Brasil, para Casa & Vídeo
RA11 – Uso não convencional de plataformas de áudio/som
BRONZE – First Aperture, da AlmapBBDO, para Getty Images Brasil. Produtora: Eveil Twin/Vetor Zero. Direção Gabriel Nóbrega
EL OJO CONTEÚDO
Grand Prix – Scary Clown Night, da Lola MullenLowe Espanha, para Burger King Global. Produtora: Only 925. Direção: Rodrigo Cortés
CT1 – Audiovisual / até 3 minutos
BRONZE – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida
CT2 – Audiovisual / entre 3 e 20 minutos
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead
CT5 – Plataformas Digitais e Sociais
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead
PRATA – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico
CT6 – Influencers & Celebridades
OURO – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico
CT7 – Co-Criação e Conteúdo Gerado pelo Usuário
OURO – Essa Coca é Fanta, da David SP, para Coca-Cola Brasil. Produtora: Landia. Direção: Veronica Von Honefeld
BRONZE – Hermeto – made of music, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil. Produtora: Primo. Direção: Santi Dulce
CT8 – Experiência de Marca
OURO – Essa Coca é Fanta, da David SP, para Coca-Cola Brasil. Produtora: Landia. Direção: Veronica Von Honefeld
BRONZE – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil
EL OJO SPORTS
Grand Prix – Super Promo Eliminatórias, da David Buenos Aires/Argentina, para Nissan Argentina. Produtora: Huinca Cine. Direção: Andy Shakespear
SP1 – Meios Audiovisuais
PRATA – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida
SP5 – Plataformas sociais e influencers
OURO – #Mygamemyname, da Africa, para Telefônica Brasil. Produtora: Produtora & Associados. Direção: Amadeo Canonico
BRONZE – #wtfRonaldo, da AlmapBBDO, para Snickers/Mars Brasil. Produtora: Sentimental Filmes. Direção: Marcello Lima. Produtora de Som: Raw Áudio
BRONZE – The neymarless sponsorship, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes. Direção: Dois. Produtora de Som: Satelite Áudio
SP6 – Ações e Instalações no Espaço Público
BRONZE – History lines, da Lew’Lara\TBWA, para Museu do Futebol. Produtora: Bossa Nova Filmes. Direção: Joca-Georgia Guerra Peixe.
SP7 – Patrocínios e eventos
PRATA – Nissan’s Follow the Ball, da Lew’Lara\TBWA, para Nissan Kicks/Nissan Brasil
PRATA – The neymarless sponsorship, da AlmapBBDO, para Gol Linhas Aéreas. Produtora: Saigon Filmes. Direção: Dois. Produtora de Som: Satelite Áudio
BRONZE – Sports Center Emoji-fied, da Leo Burnett Tailor Made, para GalaxyS9/Samsung Brasil. Produtora: Animuz. Direção: José Almeida
SP8 – Excelência na experiência de marca
PRATA – History lines, da Lew’Lara\TBWA, para Museu do Futebol. Produtora: Bossa Nova Filmes. Direção: Joca-Georgia Guerra Peixe.
BRONZE – The grand finale, da Publicis Brasil, para Heineken Brasil.
EL OJO CAMPANHAS INTEGRADAS
Grand Prix – Scary Clown Night, da Lola MullenLowe Espanha, para Burger King Global. Produtora: Only 925. Direção: Rodrigo Cortés
CI1 – Alimentos e Bebidas
OURO – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil
CI8 – Institucional e Imagem Corporativa. Apoios e Patrocínios. Responsabilidade Social Empresarial
OURO – Endless Stories, da AlmapBBDO, para Getty Images. Produtora: Stink/Slikland/Punch Audio. Direção: Squarehead
BRONZE – Human Guides, da AlmapBBDO, para Pedigree/Mars Brasil. Produtora Bando Studio / Cabaret Studio. Direção: Ale Charro / Lucas Rangel
BRONZE – Inequality Balls, da Africa, para ESPN Brasil. Produtora: Primo/PBA Cinema. Direção: Nixon Freire
EL TERCER OJO
Sem ganhador de Grand Prix
PRATA – TagWords, da Africa, para Budweiser/AmBev Brasil
MELHOR IDEIA LATINA PARA O MUNDO: Não há case brasileiro ganhador de troféu nessa competição.