| Após meses de intenso trabalho artesanal realizado por alguns dos mais talentosos customizadores do mundo, e milhares de votos do público somados à avaliação criteriosa de um júri internacional, o Brasil foi coroado vencedor do Triumph Originals 2025 — o prestigiado concurso global de customização da linha Bonneville.
O título veio com a Gaijin, uma Speed Twin 1200 ousada, sofisticada e criada pessoalmente por Teydi Deguchi, fundador e proprietário da Shibuya Garage, renomado estúdio de customização localizado em São Paulo (SP). Esta café racer de estilo sombrio combina precisão de engenharia e talento artístico, capturando o espírito do tema “Ícones da Originalidade Britânica” de forma única e com alma genuinamente brasileira. Inspirada nas lendárias café racers, a Gaijin apresenta um acabamento artesanal refinado, com pintura em escamas na carenagem, vinco esculpido no tanque e rabeta redesenhada para transmitir velocidade mesmo parada. No tanque, um mapa do Brasil surge de forma sutil e elegante, acompanhado de uma homenagem emocionante ao eterno Ayrton Senna — símbolo de ousadia e originalidade.
“Minha reação inicial ao briefing trouxe à tona ideias de elegância, requinte e tradição. Eu queria trazer um sentimento de gratidão ao projeto, já que personalizo Bonnevilles há duas décadas. Para mim, essa construção carrega partes da minha própria história, além de elementos que extraio da arquitetura e da paisagem natural do Brasil. O mais importante era que, mesmo parada, a moto transmitisse uma sensação de movimento, de energia prestes a ser liberada. 90% da construção foi feita à mão, refletindo minha autenticidade e tudo em que acredito no design”, afirma Teydi Shibuya, fundador da Shibuya Garage. A ergonomia também recebeu atenção especial: os garfos dianteiros foram encurtados e a traseira rebaixada, garantindo uma postura mais dinâmica e esportiva. A Gaijin não apenas conquistou o voto popular, mas também recebeu a Marca de Excelência em Artesanato concedida pelo jurado Kengo Kimura, fundador da Heiwa Motorcycle (Japão): “Os detalhes são belamente trabalhados e o design geral é muito bem organizado. É uma motocicleta repleta de ideias e design.” A Gaijin foi a única representante da América Latina na disputa, além do Brasil, estavam na competição projetos da França, Itália, Tailândia e Reino Unido, todos baseados em modelos Bonneville da Triumph e construídos por customizadores locais. O painel de jurados também contou com Quique Berna (Tamarit Motorcycles – Espanha), Ricardo Pessoa (Coolnvintage – Portugal) e Steve Sargent (Triumph Motorcycles – Reino Unido), que avaliaram as motos finalistas com base nos critérios de Estilo Icônico, Originalidade Britânica, Artesanato e Inovação.
Criado para celebrar a customização e a cultura das Modern Classics, o Triumph Originals é uma vitrine global da criatividade e da originalidade de designers e preparadores de motos ao redor do mundo. Os modelos participantes são todos baseados na lendária família Bonneville, que carrega mais de 60 anos de tradição e evolução, combinando estilo britânico clássico com tecnologia e performance atuais. A Triumph possui um glorioso histórico em corridas, competindo e vencendo disputas em praticamente todas as categorias e modalidades do motociclismo esportivo. Desde a vitória do segundo TT da Ilha de Man, em 1908, passando pelo domínio das estradas e das pistas na Europa e na América nos anos 1960, até as conquistas de corridas recentes com a Triumph de 675 cc triplamente motorizada na vitória do Daytona 200, em 2014, a vitória do Supersports TT da Ilha de Man, de 2014, os títulos dos Supersports britânicos de 2014 e 2015, as corridas do World SuperSport, e, em 2019, com mais uma vitória no TT da Supersports da Ilha de Man, com Peter Hickman. A lendária história da Triumph nas corridas continua com o fornecimento exclusivo de motores para o Campeonato Mundial de Moto2, desde o início da temporada de 2019. A Triumph fornece para todas as equipes o seu motor triplo de 765 cc ajustado para corridas, baseado no motor da Street Triple RS, líder da categoria. Ao redefinir a classe e quebrar recorde após recorde no ano inaugural, incluindo a primeira velocidade máxima da Moto2 superior a 300 km/h, a temporada de 2020 ficou ainda mais rápida com mais 11 recordes de voltas e sete vencedores diferentes em 15 corridas. As atividades de corrida da Triumph são reforçadas por um retorno à British Superbike, em 2021, com uma equipe de corrida apoiada pela fábrica, a Dynavolt Triumph, no Campeonato Britânico de Supersport. Em 2021, a Triumph anunciou sua entrada nos mundos do Motocross e do Enduro, bem como um novo esforço para participar de competições esportivas, com o compromisso de disputar campeonatos de alto nível nas categorias de Motocross e Enduro. Em setembro de 2022, a empresa anunciou a criação do histórico Triumph Racing Team, criado em parceria com Thierry Chizat-Suzzoni, um dos proprietários de equipes mais experientes e bem-sucedidas do esporte. A parceria colocará nas pistas duas das novas motos MX de 4 tempos de 250 cc da Triumph na classe MX2 de 2024 e terá ainda mais uma entrada na classe MXGP, de 450 cc, em 2025. |
| Sob a nova bandeira Triumph Racing – que cobrirá todas as atividades relacionadas a corridas da Triumph, incluindo as corridas de Moto2 e Supersport –, a parceria entre a Triumph e Thierry abrangerá uma estrutura e instalações de equipe já bem estabelecidas e altamente bem-sucedidas. |
