quarta-feira, janeiro 22, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoBienal de Arte Digital realiza atividades gratuitas em 2023

Bienal de Arte Digital realiza atividades gratuitas em 2023

Entre 7 e 21 de janeiro, a Bienal de Arte Digital promove workshops, debates, oficinas, palestras e experiência interativa gratuitas online e presencialmente no Oi Futuro, no Flamengo. Temas como cultura digital, arte, NFTs, web3 e direito autoral serão abordados sob diferentes perspectivas. Para todas as atividades, será necessário se inscrever previamente em https://bienalartedigital.com/participe , site da Bienal. E, até o dia 22 de janeiro, a mostra – que conta com obras de mais de 60 artistas em diferentes linguagens – segue aberta ao público, com entrada franca. Já visitaram a Bienal mais de 10 mil pessoas e 12 escolas e/ou instituições socioeducativas. O patrocínio é da Oi, com incentivo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A correalização é do Oi Futuro.

Atividades PRESENCIAIS:

7 de janeiro: às 14h, no LabSonica, ocorre o laboratório-oficina Artesania Sonora / Criação e Customização de Pedais e Efeitos Sonoros, com o artista sonoro e compositor Eric Santos. Será um espaço formativo que abordará conceitos tecnológicos e musicais na construção de efeitos sonoros customizados. O projeto tem como princípio trabalhar com parte de materiais oriundos de lixos/reúso eletrônicos, conceitos de meta-reciclagem, (re)obsolescência programada e eletrônica criativa. Às

19h, o artista faz uma performance no foyer do Oi Futuro com entrada franca e sem precisar de inscrição.

11 de janeiro: às 9h, a experiência interativa Máquina Sensível convida o público a um passeio pelo Aterro do Flamengo. O objetivo é conhecer o funcionamento da “Máquina Sensível”, criada por Jonas Esteves, que irá liderar o grupo. Composta por 2 dispositivos – uma espécie de mochila e um bracelete – a obra coleta dados do território explorado e do próprio usuário que a veste, propondo uma relação mais sensível entre natureza, máquina e corpo.

Atividades ONLINE pela plataforma Zoom:

14 de janeiro: às 14h, acontece a palestra Arte e tecnologia na criação de novos imaginários e de comunidades do futuro, com o artista e pesquisador Danilo Celso. À luz do Afrofuturismo, a ideia é refletir sobre possibilidades da arte e de novas tecnologias para criação de imaginários e para consolidar comunidades do futuro, nas quais os moradores poderiam criar soluções para problemas urbanos surgidos da escassez de políticas públicas e de recursos e do monopólio tecnológico de grandes empresas. Como convidados, Danilo traz Guelfi (da Bankless Brasil DAO) e CariocaNFT, atuando como facilitador.

16 de janeiro: às 19h, haverá um debate sobre NFTs, Web3 e Direito Autoral. O evento conta com parceria da Bankless Brasil DAO – a maior comunidade descentralizada do Brasil, com foco em educação Web – e traz três convidados para falar sobre os temas: CALE, artista digital e especialista em NFTs; Gustavo (Gus) é membro fundador da Bankless Brasil DAO e gestor de comunidades em Web3; e Evan, especialista em direito digital e membro Bankless Brasil. A mediação é de CariocaNFT e Tadeus Mucelli.

17 de janeiro: às 18h, o debate sobre Arte e Cultura Digital | Nova Frentes Para Arte nos Multiversos convida artistas, curadores e criativos do setor para tratar sobre novas formas de atuação artística e científica, além da criação de projetos e produtos no âmbito do universo digital virtual. Metaversos e outras realidades produtivas também serão assunto. A mediação é de Tadeus Mucelli.

18 de janeiro: às 18h, haverá um Keynote com o artista espanhol Solimán Lopez. Ele, que já participou da edição de 2018, retorna em 2022 com a obra OLEA, que discursa sobre dados, criptografia, aproximação de espécies, conceitos, economias, sociedades e fluxos de informação que convergem. Em sua apresentação, Solimán irá abordar o contexto de biotecnologias, dados e informação. Seus trabalhos possuem forte apelo à ideia de dados e produção de conhecimento e memória.

18 de janeiro: às 19h, o workshop Carteiras Digitais e a Web3 – by Bankless Brasil DAO – terá condução de Guelfi, membro fundador da Bankless Brasil DAO e especialista em Web3. A proposta será abordar modelos e usabilidade de carteiras (wallets) para os participantes interagirem com a Web3 e aprenderem o sentido de “autocustódia de dados e ativos”, um dos principais diferenciais na relação das pessoas com o universo digital.

19 de janeiro: às 19h, ocorre o workshop Marketplaces Para Arte Digital e NFTs – by Bankless Brasil DAO vai discutir as vantagens e desvantagens do marketplace em arte digital. A proposta é refletir sobre o papel dos marketplaces para artistas, entusiastas e demais profissionais da arte e dos NFTs. A condução será feita por Guelfi, que irá abordar diferentes marketplaces para auxiliar na tomada de decisões.

21 de janeiro: Das 14h às 17h, ocorre a Oficina de Ilustração Digital com a ilustradora Layla Karoline. Ela vai conduzir os trabalhos dentro do ecossistema Krita – um software livre com suporte para PCs e dispositivos móveis. A ilustração digital é uma técnica muito utilizada por artistas visuais pois oferece vasta gama de possibilidades.

Site: www.bienalartedigital.com

Artigos relacionados

Novidades