domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoBelas Artes realiza primeira edição do fórum de economia criativa

Belas Artes realiza primeira edição do fórum de economia criativa

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo realiza no dia 22 de setembro, a primeira edição do Fórum Belas Artes de Economia Criativa e traz importantes nomes para palestrar sobre o assunto. John Howkins, consultor inglês, referência no estudo da economia criativa e o primeiro autor de um livro sobre o tema, o “The Creative Economy: How People Make Money from Ideas”, vem falar sobre o futuro da Economia Criativa. O britânico vai apontar as principais tendências globais deste setor.

Outro importante nome confirmado é o do norte-americano Steven Pedigo, diretor do Creative Class Group, empresa criada por Richard Florida. A empresa é especialista em questões urbanas, cidades e grupos criativos e é composta por pesquisadores, acadêmicos, líderes e estrategistas.

Entre os nomes nacionais estão Georgia Haddad Nicolau, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação do Ministério da Cultura; Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, que busca inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a educação no Brasil; Janaína Augustin e Quico Meirelles, diretores da O2 Filmes, que vão falar sobre os desafios de criar conteúdos inovadores para as novas mídias, e Rodrigo Teixeira, produtor cinematográfico e fundador da RT Features e da Camisa 13 Cultural, que vai falar sobre o crescimento da indústria de Cinema no Brasil.

O Fórum também receberá profissionais do Linkedin, Facebook e Twitter para uma mesa redonda, com a proposta de promover um debate sobre a “internet das coisas”, o perfil do profissional de mídias sociais do futuro, as novas carreiras, entre outros temas. A mediação ficará por conta de Maria Carolina Garcia, jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica e coordenadora do curso de Mídias Sociais Digitais da instituição.

O evento contará ainda com uma conferência online que será realizada diretamente de Paris, na França, para abordar a Economia Criativa em tempos de crise. Quem fala sobre o tema é o NUMA, um movimento coordenado no centro da capital francesa que opera em três áreas: abriga eventos de interesse dos empreendedores, busca formas de acelerar o trabalho das startups e oferece programas de inovação para empresas consolidadas.

Para debater o assunto sobre a produção de cidades criativas, o Fórum vai o FGMF Arquitetos. Com projetos em diversas escalas, Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, sócios-titulares do escritório, vão discutir a prática de uma arquitetura consciente do seu papel, que contribua de forma contínua e efetiva para a melhoria da qualidade de vida do ser humano e para a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades.

Durante a semana de comemorações, a Instituição irá anunciar John Howkins como Mentor Criativo da Belas Artes, tendo entre suas atribuições, realizar reuniões semestrais com os coordenadores dos cursos, avaliar a grade curricular e orientar os projetos da Incubadora da Belas Artes.

Lançamento do Observatório Belas Artes de Economia Criativa

No ano em que completa 90 anos, a instituição vai lançar o Observatório Belas Artes de Economia Criativa. A proposta é reunir tudo o que há de mais relevante no calendário da Economia Criativa nacional e internacional, difundindo, agrupando e gerando conteúdos representativos desse segmento.

Artigos relacionados

Novidades