A Belas Artes, pioneira das áreas da Economia Criativa, tem como uma de suas principais regras de ouro melhorar o mundo por meio da educação. Para isso, a instituição promove programas, eventos e ações, em geral, que visam complementar o aprendizado de seus estudantes e da comunidade como um todo. A Belas Artes, que já oferece o Double Degree em Design de Moda com o Istituto Marangoni Milano, em 2019 lança dois novos programas: o Visiting Professor e o International Day.
O Visiting Professor consiste em promover encontros dos alunos com acadêmicos de instituições estrangeiras e, também, em levar professores da Belas Artes para participarem de palestras e pesquisas em universidades do mundo todo. Desde fevereiro, o programa recebeu docentes de instituições como Colorado State University (EUA), Full Sail University (EUA), Florida Polytechnic University (EUA), Nanyang Polytechnic University (Singapura) e Milano Fashion Institute (Itália). Nos próximos dias 13 e 14 de maio, a Belas Artes recebe o professor italiano Gianni Nembrini, Head de Design do Istituto Marangoni Paris. Nembrini ministrará o workshop “How to build a good international portfolio”, exclusivo para alunos. Com uma agenda totalmente dedicada para o time Belas Artes, ele ajudará os estudantes na construção de um portfólio global dando dicas de como apresentar seus projetos nacional e internacionalmente. Nembrini, que virá acompanhado de Cesar Suarez, Diretor Executivo LATAM do Istituto Marangoni, também participará de um encontro com os docentes para um bate-papo e troca de experiências.
Na mesma semana, a instituição recebe, no escopo do programa Visiting Professor, o arquiteto Mike Smith-Masis, da Universidad Veritas Costa Rica, para participar da Semana International de Arquitetura, ao lado de Miguel Nazar, da Universidad del Desarrollo (Chile) e Francisco Gomes (University of Texas at Austin). Os visitantes discutirão com os estudantes de Arquitetura e Urbanismo técnicas construtivas contemporâneas
Já o International Day funciona como um simpósio, aberto ao público interno e externo, no qual um tema – preferencialmente factual – é discutido entre alunos e professores visando ampliar o conhecimento e o networking. Neste caso, os profissionais internacionais podem participar remotamente por meio de videoconferência. A primeira edição aconteceu mês passado e abordou o legado de Karl Lagerfeld para a Economia Criativa. Organizado pela Coordenação de Moda em conjunto com o Mestrado Profissional, o evento contou, ainda, com a participação de Catherine Geib, professora do Fashion Institute of Technology (EUA), que falou sobre as contribuições do estilista e a retrospectiva feita em sua homenagem no Metropolitan Museum of Art, além de sua importância para a cidade de Nova Iorque.
Alguns dos eventos – de acordo do tema a ser abordado e calendário da Belas Artes– serão abertos ao público externo. Os interessados devem ficar atentos às notícias do site da instituição.