A BASE Digital, consultoria especializada em transformação digital que há 15 anos apoia grandes empresas em seus processos de inovação, acaba de anunciar a aquisição da Atendo, startup de tecnologia voltada a soluções de atendimento omnichannel e automação inteligente.
O movimento faz parte da estratégia de expansão da BASE, que atua como um dos principais players brasileiros no desenvolvimento de ecossistemas digitais integrados e, com a incorporação da Atendo ao seu ecossistema de soluções, a empresa projeta faturar em torno de R$ 50 milhões no período de três anos.
Segundo a BASE, o principal fator que motivou a aquisição foi a crescente demanda do mercado por soluções capazes de transformar dados dispersos em inteligência acionável para melhorar a eficiência operacional e o relacionamento entre empresas e consumidores. “A Atendo chega para costurar a última milha da jornada digital que já construímos com nossos clientes. Se antes atuamos no desenvolvimento de plataformas, sites institucionais, conteúdo e performance, agora passamos a integrar também em relacionamento, unificando dados, canais e automações em uma visão única do consumidor”, afirma o co-CEO e um dos fundadores da BASE Digital, Marcos Schestak.
Fundada em 2010 por Marcos Schestak (Rasta), Guilherme Corsetti e Rafael Busetti, a BASE Digital nasceu da união de três especialistas com trajetórias complementares em tecnologia, estratégia e inovação. Com experiência em produtos digitais, gestão e desenvolvimento, os sócios transformaram a BASE em uma consultoria resolutiva que combina método, tecnologia e visão de negócio para acelerar a transformação digital de grandes empresas.
Com crescimento sustentável e modelo bootstrapped, ou seja, financiado pelos próprios resultados e sem aportes externos, a BASE consolidou-se com metodologias próprias. Hoje, conta com cerca de 60 profissionais, atende mais de 40 grandes empresas em setores como indústria, energia, saúde, educação e consumo e já entregou mais de 650 projetos. Em 2025, registrou crescimento de 10%, conquistou 12 novas contas corporativas e manteve 100% de renovação de contratos, refletindo a solidez e a confiança do mercado.
Expertise no mercado de inovação
Há cerca de quatro anos, a BASE criou a spin-off chamada Grano, primeira plataforma de microlearning do Brasil dedicada ao treinamento de times. A partir desse novo produto, a BASE Digital ampliou seu portfólio de soluções e fortaleceu sua atuação no mercado,acumulando a expertise necessária para desenvolver startups com potencial de crescimento como a Atendo, especialmente no atendimento de grandes empresas, que exigem governança corporativa robusta e compliance.
A aquisição da Atendo, fundada em 2023, amplia o alcance desse ecossistema ao incorporar uma camada estratégica de relacionamento e automação com Inteligência Artificial. A plataforma da startup integra diferentes canais de contato, como WhatsApp, chatbots (software de interação com os usuários), e-mail e redes sociais em um único ambiente. Nos últimos anos, apoiou empresas dos setores de TI, Hotelaria e Indústrias, com a construção de projetos corporativos desenvolvidos em conjunto com a BASE para clientes como DEXCO e JIMO. Com a entrada no grupo, a Atendo passa a operar dentro da estrutura da BASE, mantendo sua marca, mas com governança, processos e padrões integrados à consultoria.
A incorporação da Atendo está sendo conduzida com acompanhamento direto da liderança. Para garantir a transição e a escalabilidade da operação, a BASE contratou Juliano Simas, um profissional de gestão com experiência em produtos corporativos, com passagem por empresas como Terra, Azion e NuvemShop.
“Nossa tecnologia passa a ganhar musculatura com a estrutura e a rede de clientes da BASE. Isso nos permitirá acelerar inovações em IA generativa, expandir integrações e ampliar a capacidade de atender empresas de grande porte”, comenta Pedro Balsemão, fundador da Atendo.
