De 22 de janeiro a 13 de fevereiro, evento recebe mais de 50 concertos no Auditório Claudio Santoro, Palácio Boa Vista e Parque Capivari, 22 deles com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Festival e no #CulturaEmCasa; apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 — duas doses ou dose única — será obrigatória para assistir às apresentações, em todos os locais.
São Paulo Chamber Soloists no Auditório Claudio Santoro, no 51º Festival de Inverno, em 2021 (Foto: Bruna Brandão) Nascida na linda Campos do Jordão e uma das primeiras cervejas artesanais do país, Baden Baden patrocina o já consagrado Festival de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, e que passa, a partir de 2022, a acontecer também no Verão — além de manter a tradicional edição de Inverno em julho — e em um novo formato. Ao longo de três semanas, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro, o 1º Festival de Verão de Campos do Jordão oferecerá mais de 50 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea), além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, pensado para contemplar as particularidades destes diferentes campos artísticos. “Estamos muito felizes em poder patrocinar esse evento para a cidade jordanense, nossa cidade de origem. Durante a trajetória de Baden Baden, seguimos fortalecendo a região em ações e experiências, e não seria diferente com o Festival de Verão de Campos do Jordão. Queremos fomentar a cultura e a arte na nossa cidade. Essa é uma forma de retribuir tudo que ela já nos proporcionou.”, aponta Lucas Pires, gerente de marketing do Grupo HEINEKEN Brasil. Os concertos acontecerão em três palcos: no recém-criado Parque Capivari (onde ocorrem a abertura e o encerramento do Festival), no Palácio Boa Vista e no tradicional Auditório Claudio Santoro, localizado no belo Museu Felícia Leirner. Para entrar nos três locais, a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 (duas doses ou dose única) será obrigatória. Além disso, a edição de Verão seguirá com os concertos exibidos no canal do YouTube e também na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Serão ao todo 22 apresentações que poderão ser acompanhadas gratuitamente pelos canais digitais. O 1º Festival de Verão de tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, curadoria artística de Mônica Salmaso (Música Popular Instrumental) e Clarice Assad (Música Erudita Contemporânea), e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D’Alcantara (Música Popular Instrumental) e Ricardo Bologna (Música Erudita Contemporânea). SOBRE O FESTIVAL DE VERÃO E INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Verão e Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos EUA, e combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 50 edições, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita. REALIZAÇÃO O 1º Festival de Verão de Campos do Jordão é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e pela Fundação Osesp. Tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D’Alcantara (Música Popular Instrumental) e Ricardo Bologna (Música Erudita Contemporânea). Esta edição conta com o patrocínio da cerveja Baden Baden, da Sabesp e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Fritz Dobbert. Promoção: Folha de São Paulo e Antena 1. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal AMIGOS DO FESTIVAL Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais da cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Estes estabelecimentos recebem um selo que os identifica como Amigos do Festival e mostra engajamento com um dos mais tradicionais projetos culturais da cidade.