sexta-feira, maio 3, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoB3 lança guia para orientar empresas sobre as melhores práticas em diversidade...

B3 lança guia para orientar empresas sobre as melhores práticas em diversidade e inclusão

A B3, a bolsa do Brasil, lança hoje o manual Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão – Guia de Boas Práticas, com o objetivo de ajudar as empresas na sua jornada rumo à diversidade, equidade e inclusão. A obra foi produzida em parceria com a iO Diversidade e o Instituto Locomotiva.

Na forma de um manual de recomendações, a publicação percorre os seguintes eixos:

▪ Os principais benefícios e desafios do fortalecimento da agenda de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) nas organizações;

▪ O impacto que a integração de perspectivas diversas traz aos negócios;

▪ Experiências e ações práticas que servem de referência às empresas que estão construindo ou que desejam iniciar sua estratégia DE&I.

Um estudo recente da B3 mostrou que, de um universo de 100 empresas com ações negociadas na Bolsa, apenas seis delas têm três ou mais mulheres em cargos de diretoria estatuária e 61 não dispõem de uma única mulher ocupando esses postos. Ainda que deem conta apenas de um dos pilares da diversidade, que é a questão de gênero, e com recorte da presença de mulheres na alta liderança, os números espelham a realidade do quanto essa pauta ainda precisa avançar nas companhias brasileiras.

A construção de um ambiente diverso é um atributo estratégico para qualquer negócio e vem sendo cada vez mais valorizado pelos consumidores, investidores e pela sociedade como um todo. “Como empresa responsável pela estrutura do mercado financeiro e de capitais, buscamos adotar as melhores práticas internamente, mas também é nosso papel induzir a adoção de boas práticas por outras companhias”, diz Manuela Alves, superintendente de Pessoas da B3.

O guia Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão apresenta exemplos de iniciativas adotadas pela B3 e cases do mercado, além de compartilhar informações sobre os pilares de diversidade e recomendações que ajudam ampliar a conscientização sobre a importância e a urgência dessa pauta, permitindo que cada empresa possa adotá-la de acordo com as suas especificidades.

“As pessoas buscam marcas que tenham valores compatíveis com os seus, e cobram cada vez mais das empresas que se posicionem diante de injustiças e da discriminação. Nesse novo cenário econômico e comportamental, a diversidade será uma das forças motrizes do sucesso das empresas”, diz Rachel Rua, diretora de conteúdo da iO Diversidade.

A íntegra do guia pode acessada em: Guia Diversidade B3

Artigos relacionados

Novidades