A Awin, rede de afiliação que conecta anunciantes a afiliados em mais de 180 países, realizou recentemente o 3° Awin Fashion Day, evento que reúne anunciantes e afiliados da indústria de moda e beleza.
Com a presença de executivos das marcas Dafiti, Nike, OQVestir, Sephora e Shop2gether, para apresentar o que as empresas têm realizado no setor, o evento também contou com a participação de diversos influenciadores, blogueiros e youtubers dos segmentos de moda e beleza.
Foi apresentado ainda o perfil dos afiliados Awin, seus diferenciais para impulsionar conteúdos e gerar conversão, assim como números do ticket médio do setor. “Atualmente, no mercado brasileiro, 64% do universo de conteúdo digital é acessado pelo smartphone, device pelo qual o público-alvo do mundo da moda mantém total engajamento com as marcas. Isso tem exigido de todos nós, conteúdos pensados para serem acessados na palma da mão”, destaca Ricardo Souza, Key Account Manager na Awin, que abriu o evento junto com Patricia Farinazzo, Team Leader Publishers.
O Dafiti Group, composto pelos e-commerces Dafiti, Kanui e Tricae, foi o primeiro a se apresentar, mostrando sua atuação no mercado e oferecendo uma série de dicas aos afiliados que trabalham em parceria com as marcas do grupo. Para Caio Vitor Sobreira, coordenador de marketing de conteúdo do Dafiti Group, a experiência da marca com o marketing de afiliação está sendo muito assertiva. “Os microinfluencers são mais próximos de seus seguidores. Como possuem um engajamento muito maior e o fato de não estarem ligados diretamente à uma marca, faz do conteúdo que eles produzem mais verdadeiro”, destaca.
As apresentações deram sequência com a Nike anunciando seus lançamentos e dividindo com os presentes as estratégias de comunicação que mantém com os parceiros da marca. “Prezamos muito o compartilhamento de informações com nossos afiliados, tanto de nossos lançamentos como de nossas coleções exclusivas. Às vezes, o compartilhamento até de informações básicas propicia a assertividade para falarmos da maneira certa e com o público certo”, afirma o especialista em performance e mídia da Nike, Luciano Cardoso.
Já a Sephora, rede mundial de produtos de beleza, iniciou sua apresentação falando sobre a trajetória que o marketing de influência percorreu no Brasil. “Antes víamos apenas as celebridades fazerem divulgações de produtos que muitos não acreditavam que elas usavam, e foi a partir do momento que pessoas reais, de forma despretensiosa, passaram a recomendar os produtos que tiveram uma boa experiência, que aquilo foi interpretado como verdadeiro”, explica Victoria Siqueira, responsável pela área de social media da empresa. Para Felipe Bernardo, responsável pelo setor de mídia digital da Sephora, está sendo muito gratificante trabalhar em conjunto com micro influenciadores. “É difícil encontrar uma mídia que já não esteja saturada nos dias de hoje, e na ação com influenciadores vemos que isso é diferente, pois é algo pouco explorado e que tem muito a oferecer e surpreender”, destaca.
As apresentações foram finalizadas por Camila Espinosa, curadora de moda e lifestyle do Icomm Group, formado pelas marcas Shop2gether e OQVestir, com os diferenciais, características de cada marca e estratégias utilizadas para o crescimento de ambas as empresas. “A grande vantagem para o consumidor é a praticidade. Primeiro pelo fato de existir uma curadoria apurada que mostra as melhores peças das melhores marcas, tudo organizado por tendências, categorias”, destaca Camila. O grupo ainda realizou um sorteio com a entrega de dois vouchers com descontos para compras no site das marcas Shop2gether e OQVestir.
Ao final do evento, houve a oportunidade de networking em um Happy Hour oferecido pela Awin, além da possibilidade das influenciadoras e youtubers criarem looks completos utilizando diversos modelos de roupa em uma arara montada pela Icomm Group, e, elas ainda incrementam o visual com maquiagens feitas com os produtos oferecidos pela Urban Decay e comercializados pela Sephora.