Liberando o poder da autenticidade no posicionamento da marca pessoal
A marca pessoal é mais crucial do que nunca na sociedade competitiva na qual vivemos hoje. Os dias em que somente seu currículo e qualificações determinavam seu sucesso na carreira já se foram. O posicionamento da marca pessoal, posso dizer, se desenvolveu como uma arma estratégica poderosa no mundo digital de hoje que impactar a forma como as pessoas veem o profissional.
Mas vamos lá!
O que é posicionamento de marca pessoal e como o profissional pode usá-lo para alavancar sua carreira e atingir os objetivos deseja?
Nesse artigo vou trazer um pouco sobre o conceito de posicionamento e vamos ver por que a autenticidade e um ponto extremamente importante no desenvolvimento de uma marca pessoal forte.
Entendendo o posicionamento da marca pessoal
O posicionamento da marca pessoal está diretamente relacionado à como o profissional se apresenta aos outros com base em seus atributos, crenças, valores, habilidades, experiência e proposta única de valor. O Branding envolve apresentar uma imagem distinta, única e memorável do profissional para o seu público-alvo, sejam eles clientes, colegas de trabalho, empregadores ou qualquer pessoa interessada. O posicionamento de marca pessoal, assim como o de uma empresa, permite que você se destaque em um mercado concorrido e se estabeleça como uma autoridade em sua área de atuação.
O posicionamento da marca pessoal envolve mais do que apenas apresentar uma boa ou excelente imagem profissional online ou offline. Ele vai além das características superficiais e se preocupa em criar uma conexão genuína com seu público. É unir o pessoal: seus valores pessoais, crenças e paixões aos objetivos profissionais e comunicá-los de uma maneira consistente por meio de suas ações, palavras e presença online. Consequentemente isso será a base para se desenvolver uma marca pessoal atraente e autêntica que abra portas para novas oportunidades.
A importância do posicionamento da marca pessoal.
A marca pessoal não é mais uma opção nesse mundo hiperconectado, tornou-se um requisito. Aqui trago algumas razões persuasivas pelas quais o posicionamento da marca pessoal é fundamental para o sucesso profissional:
Diferenciação: Ter uma marca pessoal forte ajuda a se destacar em um mercado de trabalho competitivo, permite que seja visto em meio à multidão, como gosto de dizer, é fazer com que os holofotes brilhem sobre você e destaque o que o torna único frente aos demais. Uma marca pessoal bem definida estabelece o profissional como um indivíduo distinto com uma “oferta” de valor única, fazendo com que se torne a primeira opção a vir à mente das pessoas.
Credibilidade: O posicionamento correto e alinhado faz com que a reputação melhore e leve esse profissional automaticamente a se torar uma autoridade em sua área, mercado ou nicho. Com isso, as pessoas estão mais dispostas a acreditar neste profissional e a considerá-lo um indivíduo confiável. De forma estratégica, se faz necessário, exibir continuamente seus conhecimentos, habilidades e especialidade.
Visibilidade: na era digital de hoje, sua presença na internet é crucial para construir sua marca pessoal, que nos remete aquela frase: “Quem não é visto não é lembrado!”. O posicionamento da marca pessoal auxilia na otimização dessa presença online, tornando-o mais visível e acessível a todos. Para isso deve-se usar de forma assertiva as mídias sociais, site pessoal, blog e demais plataforma que deem visibilidade.
Crescimento da Carreira: com toda certeza o posicionamento bem defini impactará o progresso de qualquer profissional que esteja trabalhando sua própria marca pessoal, seja no caso da procura por um emprego, recolocação, promoção ou até mesmo na busca de parceiras. Esse posicionamento é uma ferramenta poderosa para dar destaque as habilidades, e conhecimentos do profissional, permitindo que este consiga desenvolver sua carreira e alcance seus objetivos profissionais.
Autenticidade: para mim a autenticidade é o ponto fundamental na construção do posicionamento de uma marca pessoal bem-sucedido. Trata-se de ser autêntico e honesto consigo mesmo em todas as partes de sua vida pessoal e profissional. A pior coisa e que dá o maior desgaste é tentar ser o outro, o que gera uma imagem falsa e que futuramente trará danos à marca pessoal. Trata-se de aceitar suas qualidades, habilidades e limitações únicas e sentir-se confortável consigo mesmo.
Quando trato da autenticidade no contexto do posicionamento de marca pessoal estou me referindo a um alinhamento dos valores, crenças e paixões pessoais com os desejos profissionais. Isso leva com que a marca pessoa seja consistente em seus comportamentos, palavras e presença online e offline, além de apresentar ao mundo uma imagem coesa e verdadeira de si mesmo.
“Autenticidade é sobre como você faz os outros se sentirem, não apenas o que você diz ou faz. “
Uma das principais razões pelas quais a autenticidade é muito importante no posicionamento da marca pessoal é que aqueles que “consomem esta marca pessoal” podem detectar rapidamente comportamentos inautênticos, pois com as mídias sociais e as plataformas online, se tornou mais fácil avaliar uma marca pessoal e encontrar diferenças entre sua apresentação no online e offline, ou seja, o seu eu. Por outro lado, a autenticidade oferece vantagens significativas no posicionamento dessa marca pessoal, pois permite que o profissional interaja com seu público em um nível mais pessoal, gerando conexões genuínos e seguidores dedicados.
Pontos de atenção para criar uma marca pessoal autêntica
Não é da noite para o dia que se construí uma marca autêntica, é necessário tempo, esforço e autorreflexão. Aqui trago alguns pontos úteis para desenvolver uma marca pessoal honesta que ressoe com seu público-alvo:
- Defina Seus valores pessoais;
- Conheça seu público-alvo;
- Seja genuíno e transparente;
- Compartilhe sua história;
- Consistência é o segredo;
- Seja engajado e autentico;
- Abrace sua singularidade;
- Construa relacionamentos genuínos;
- Mantenha-se verdadeiro com você mesmo;
- Evolua e melhore continuamente:
Lembre-se que o posicionamento da marca pessoal não implica em personificar outra pessoa ou retratar uma imagem falsa de si mesmo. Quando você realmente posiciona sua marca pessoal, estabelece as bases para o sucesso a longo prazo em sua profissão ou negócio. Aceite sua singularidade enalteça seus diferenciais, seja sempre sincero em seus atos e palavras e deixe sua marca pessoal brilhar no mundo!
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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