Quem frequenta a região do Minhocão, em São Paulo, deve ter notado uma diferença na paisagem nesta última semana, uma vez que os prédios do local, que contam com diversas artes coloridas, estão embranquecidos. A vista da “praia dos paulistanos” causa um incômodo proposital ao olhar: promovida pela marca Australian Gold, referência em garantir um bronzeado protegido, a ação para o Dia do Oceano tem como objetivo lançar o movimento #SemCorSemVida, que alerta sobre o estado de saúde precário dos corais e sobre os riscos que envolvem a extinção desse grupo de animais – eles estão para o oceano como as florestas estão para a fauna e flora, sendo fundamentais. A instalação, idealizada pela agência Monkey-Land, começou no dia 5 e se estende até o dia 14 do mesmo mês, quando as artes retomam suas cores.
A perda de cor desse grupo de animais marinhos é um problema ecológico grave, compromete toda a vida marinha, visto que várias espécies dependem dos recifes de corais para o seu desenvolvimento e reprodução. É possível observar uma perda de cor massiva e crescente, sendo que alguns estudos já apontam o desaparecimento total dessa espécie até 2100, caso não haja uma mudança de comportamento. Uma das principais causas desse desastre natural é a presença de poluentes no mar, como os químicos encontrados na fórmula da maior parte dos filtros solares – estima-se que até 14.000 toneladas do produto são levadas para os mares em todo o mundo, a cada ano.
Diante desse cenário, o Grupo Boticário avançou na busca por sucesso responsável e desenvolveu uma metodologia científica inovadora que garante que a formulação completa do protetor solar não branqueie ou agrida os corais, protegendo o ecossistema marinho. Realizada em parceria com um laboratório de ecotoxicologia europeu, a iniciativa colocou Australian Gold como uma das primeiras marcas de cosméticos nacionais com o atributo Reef Safe em seus filtros solares, ou seja, Seguro Para Corais. “Acreditamos na beleza transparente, somos comprometidos em oferecer produtos seguros para nossos consumidores e também para o meio ambiente, e acompanhamos os estudos científicos e as evidências que explicam o branqueamento dos corais. Buscando criar produtos ainda mais sustentáveis, utilizamos uma metodologia inovadora que garante que os protetores solares de Australian Gold não branqueiem ou agridam os corais”, diz Renata Gomide, vice-presidente Consumer do Grupo Boticário.Farmácias são 50% da operação B2B do Grupo Boticário, sendo que a entrada no setor ocorreu em 2017 a partir da compra de 100% do capital da importadora e distribuidora Frajo, que distribui exclusivamente no Brasil as marcas Australian Gold e Bio-Oil. Presente em 66 mil pontos de venda e com portfólio de 400 SKUs, a empresa conta com cinco marcas comercializadas no segmento.
FICHA TÉCNICA
ESTÚDIO: Monkey-land
CRIAÇÃO: Talitha Cardozo, Gabriel Soeiro, Eduarda Germano, Henrique Soares, Luiza Alencar e Samuel Honório.
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Toni Fernandes e Leonardo Claret
NEGÓCIOS E OPERAÇÕES: Ricardo Forli, Pedro Castilho e Bruna Dias
PLANEJAMENTO: Jaqueline David, Rafael MouraCONTEÚDO DIGITAL: Letícia Lopes
NOME DO CLIENTE: Bruno Perussolo, Lucas Peguim, Juliana Ribeiro e Johnny Souza.
PRODUÇÃO
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Ian Haudenschild
COORDENADOR DE PRODUÇÃO 1: Leo Canabarro
COORDENADOR DE PRODUÇÃO 2: Heloisa VilalbaASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Lucas Arake
CENOGRAFIA SERVIÇO DE FIXAÇÃO: Senhor Fachada SERVIÇO DE PINTURA: Fábio Vozotto
PRODUTORA IMAGEM: Ilha 253
DIREÇÃO DE CENA: Henrique Tupã DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Jairo Rodrigues OPERADOR DE DRONE: Mateus Fontes AGÊNCIA DE PR: Agência ProsDIRETORA: Alice Zeitune
COORDENADORA: Fernanda Blanes
ATENDIMENTO: Marina Campos
ASSISTENTE: Milena Fernandes