sexta-feira, janeiro 10, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoÁtila Francucci é o personagem da semana no Blog do Adonis.

Átila Francucci é o personagem da semana no Blog do Adonis.

Átila Francucci começou a ser conhecido na Propaganda ainda no início da carreira, como redator da Lew’Lara Propeg, quando “morreu” em um comercial. O criativo é o personagem desta semana da seção “Inspiração” do Blog do Adonis.

Criador da campanha de Combate às Armas, aprovada por Jacques Lewckowicz, passou o chapéu para produzir três filmes sem verba. Em um deles, como ator para economizar, começou a revelar seu talento de redator.

Fundador, sócio e diretor de Conteúdo Criativa da NCC_1701, Francucci tem uma carreira de mais de 40 anos repleta de cases de sucesso e prêmios. O nome de sua agência é uma referência à primeira nave estelar a ter o nome Enterprise, na franquia Star Trek.

Antes de contar sobre sua “morte”, porém, ele prefere falar dos filmes de grandes nomes da Criação que impactaram e alavancaram sua carreira.

Primeiro comercial brasileiro a conquistar um prêmio internacional, “Menino Sorrindo”, criado por José Zaragoza da DPZ para Seagram’s em 1973, filmado por Andres Bukowinski, é a mais antiga lembrança de Átila Francucci da atividade que escolheu para a sua vida profissional.

O filme teve três locutores. No original a voz é de Lauro Fabiano. Um edição posterior contou com a narração do ícone da locução publicitária Ferreira Martins, enquanto a versão enviada a Cannes teve texto falado pelo norte-americano Oliver Cain

De redator a vice-presidente de Criação, ele passou também por agências como DPZ, Almap, Y&R, Lowe Lintas, Fischer América, JWT, Lua e Nova/sb. Teve também períodos com agência própria como Cápsula e Famiglia, e colecionou vitórias e derrotas no Marketing Político criando para campanhas de José Serra, Geraldo Alckmin e João Doria.

Neste vídeo produzido e editado pela Other Filmes, ele indica também como um de seus filmes preferidos o comercial “Paquera”, da F/Nazca para Skol, um filme incrível de quase 2 minutos ,lançado em 2002, sem qualquer palavra sonora mas entendido por todos que o assistiram.

Artigos relacionados

Novidades