segunda-feira, novembro 4, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoAté agora, meu crachá me ajudou!

Até agora, meu crachá me ajudou!

Como posso aplicar uma estratégia de branding pessoal para continuar minha vida profissional

Uma carreira dentro de empresas é uma jornada que muitos de nós embarcamos, cheia de desafios e oportunidades. Quando iniciamos nossa vida profissional, muitas vezes dependemos do crachá da empresa que representamos. Esse crachá, com o nome da empresa e nosso cargo, pode abrir portas e nos dar credibilidade. Porém, à medida que avançamos na carreira, é fundamental que cultivemos/desenvolvamos também a nossa marca pessoal.

Quando iniciamos nossas carreiras, muitas vezes somos conhecidos pelo nome da empresa em nosso crachá, ele carrega o prestígio e a reputação da organização que representamos. Ter um crachá de uma empresa conhecida pode abrir portas e atrair a atenção de recrutadores e colegas do setor, no entanto, o famoso e muitas vezes tão sonhado crachá, por si só não é suficiente para garantir o sucesso profissional a longo prazo.

Há casos em que somos recrutados com base na reputação da empresa para a qual trabalhamos. As empresas valorizam a experiência de seus colaboradores e veem esse “selo” (o crachá) como um indicador de qualidade. Isso pode levar o profissional a receber ofertas de emprego tentadoras e oportunidades de crescimento.

Além de um atrativo, o crachá também nos proporciona credibilidade, pois ao se trabalhar para uma empresa respeitável, as pessoas tendem a confiar em nossa competência e habilidades, o que pode nos dar uma vantagem competitiva no trabalho, nas negociações contratuais e na construção de relacionamentos profissionais.

Aproveitando o gancho da vantagem competitiva, outra vantagem de trabalhar para uma empresa renomada é a oportunidade de construir uma valiosa rede de contatos. As empresas organizam frequentemente eventos, conferências e reuniões que nos permitem conhecer pessoas influentes na nossa indústria. Essas conexões podem ser inestimáveis ao longo de nossa carreira e podem nos ajudar a atingir nossos objetivos profissionais.

Porém da mesma forma que possuímos vantagens, também podemos dizer que há desvantagens ou limitações.

Embora o crachá possa ser valioso, ele tem limitações significativas. Depender apenas de nossa afiliação à empresa para nossa identidade profissional pode nos tornar vulneráveis a diversas situações desafiadoras.

As empresas passam por mudanças ao longo do tempo. Uma empresa respeitável hoje pode enfrentar dificuldades no futuro. Fusões, aquisições e reestruturações podem afetar a nossa

estabilidade profissional e reputação. Se colocarmos toda a nossa identidade profissional no crachá, podemos ser prejudicados por fatores que fogem ao nosso controle.

Outra limitação do crachá é que ele não nos diferencia dos demais colaboradores da mesma empresa. Todos que trabalham para a mesma organização têm o nome da empresa em seus crachás, isso significa que embora a empresa possa ser respeitada, nossa individualidade pode se perder na multidão durante os anos.

À medida que avançamos em nossas carreiras, pode haver momentos em que desejamos mudar de setor ou buscar oportunidades em diferentes empresas. Nestes casos, o crachá da empresa anterior pode não ser tão relevante, precisamos de uma identidade profissional que vá além da empresa em que trabalhamos. Para superar as limitações do crachá e avançar na carreira, é fundamental desenvolver uma estratégia de marca pessoal, que vai desde definir quem você é e o que representa, passando pela identificação seus valores, paixões e habilidades únicas. Pergunte-se o que o(a) torna especial e como deseja ser percebido(a) pelos outros no local de trabalho e no mercado.

Outro ponto importante é estabelecer metas profissionais alinhada e claras com seus objetivos profissionais, determine como sua marca pessoal pode ajudá-lo(a) a alcançá-las. Não se esquecendo que o mundo digital está aí, hoje possuir uma presença online forte é essencial para construir uma marca pessoal. Isso inclui a criação de perfis em redes sociais profissionais como o LinkedIn, onde você pode compartilhar suas conquistas, pensamentos e conhecimentos. Escrever artigos e participar de discussões relevantes em sua área também pode ajudar a construir sua reputação online.

Este conteúdo não foi para criticar “os crachás”, mas para mostra que sua carreira não se resume ao crachá que está usando hoje, nem ao que poderá vir a usar amanhã, eles em sua maioria são bons, impactam positivamente, mas você precisa, em paralelo, pensar na estratégia de sua marca pessoal para obter o seu crescimento e desenvolvimento profissional independentemente de onde esteja. Hoje você está nesta empresa, amanhã talvez não, talvez você queira conquistar novos cargos dentro dela ou alçar outros desafios em novos lugares, como também pode decidir após uma jornada corporativa, criar sua própria consultoria, ou seja, seu próprio negócio, baseado na sua marca pessoal.

Tenha sempre em mente que, você pode começar sua carreira em uma conhecida empresa e rapidamente “fazer” seu nome. Seu crachá poderá ter muito peso e com isso receber diversas promoções dentro da empresa, no entanto, tendo ambições maiores, você deve decidir começar a construir sua marca pessoal paralelamente à sua carreira corporativa. Para isso você deve participar de conferências do seu setor, dar palestras e compartilhar suas ideias nas redes sociais e com o tempo, sua marca pessoal como líder do setor crescerá. Eventualmente, receberá uma oferta de um cargo de alto nível em uma startup de ponta ou outra grande empresa, tudo graças à sua marca pessoal que complementava seu impressionante crachá

corporativo, ou talvez faça a transição com sucesso para uma outra área ou quem sabe para sua própria consultoria.

Tenha sempre em mente que independente de onde esteja e em que momento da carreira esteja, trabalhar a estratégia de sua marca pessoal alinhada os objetivos de vida que possui é o caminho mais seguro, afinal, até agora, meu crachá me ajudou, mas e amanhã?

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

www.paulomoreti.com

e-mail contato@paulomoreti.com

Instagram:@opaulomoreti

#marcapessoal #personalbranding #carreira #sucesso #layoff #outplacement #desenvolvimentopessoal #desenvolvimentoprofissional

Artigos relacionados

Novidades