Estrategistas de marketing mais conhecidos do mundo, Al Ries e Jack Trout apresentam na obra “As 22 Leis Imutáveis do Marketing”, lançamento da H1 Editora, insights valiosos que resistem ao teste do tempo e leis básicas que definem o sucesso e o fracasso no mercado. “Chamamos esses princípios de leis imutáveis do marketing. No total há 22 delas. Infrinja-as por conta e risco”, provocam os autores. Leitura imprescindível para quem deseja se familiarizar com as leis que ditam o mundo do marketing, o livro discute e traz também exemplos de campanhas mal e bem-sucedidas analisadas pela dupla referência absoluta na área.
Na publicação, os autores best-sellers do clássico livro “Posicionamento” instigam o leitor a pensar na existência das leis que permeiam vários campos e explicam que, se existem, por exemplo, leis da natureza e da física, também deve haver leis do marketing. Pode-se construir um avião impressionante, mas ele nunca sairá do solo se ignorar as leis da física, especialmente a gravidade. Por que, então, perguntam os autores, não deveria haver também leis de marketing que devam ser seguidas para lançar e manter marcas vencedoras?“As 22 Leis Imutáveis do Marketing” reúne valiosas lições e regras consagradas que conduzem o mundo do marketing e traz à discussão, inclusive, erros e acertos de campanhas de marketing realizadas por grandes corporações. A dupla ensina, por exemplo, que o marketing é uma batalha de percepções, não de produtos ou serviços, que é melhor ser o primeiro do que ser o melhor – crie uma categoria na qual possa ser o primeiro. “É muito mais fácil se instalar primeiro na mente das pessoas do que tentar convencê-las de que a empresa tem um produto melhor que aquele que chegou primeiro”, explicam os autores.
Cuidadosos e provocativos, Al Ries e Jack Trout advertem os leitores sobre os potenciais perigos de aplicar as leis de marketing nas organizações, já que, na visão dos best-sellers, algumas leis batem de frente com o ego corporativo e o senso comum. “Se violar as leis imutáveis, corre o risco de fracassar. Se aplicar as leis imutáveis, corre o risco de ser malvisto, ignorado ou mesmo renegado. Tenha paciência. As leis imutáveis do marketing ajudarão a alcançar sucesso. E o sucesso é a melhor vingança de todas”, avisam.
As 22 Leis Imutáveis do Marketing:
- A Lei da Liderança – É melhor ser o primeiro do que ser o melhor
- A Lei da Categoria – Se você não puder ser o primeiro de uma categoria, crie uma categoria na qual você possa ser o primeiro
- A Lei da Mente- É melhor ser o primeiro a ser lembrado do que ser o primeiro no mercado
- A Lei da Percepção- O marketing não é uma batalha de produtos, mas uma batalha de percepção
- A Lei do Fogo – O mais poderoso conceito de marketing é emplacar uma palavra na mente do potencial cliente
- A Lei da Exclusividade – Duas empresas não podem emplacar a mesma palavra na mente do potencial cliente
- A Lei da Escada – A estratégia a ser usada depende do degrau que você ocupa na escada
- A Lei da Dualidade- No longo prazo, todo mercado se torna uma corrida de dois cavalos
- A Lei do Oposto- Se você estiver mirando no segundo lugar, sua estratégia será definida pelo líder
- A Lei da Divisão- Com o passar do tempo, uma categoria se dividirá em duas ou mais categorias
- A Lei da Perspectiva- Os efeitos do marketing se estendem por um período prolongado
- A Lei da Extensão de Linha- Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio de uma marca
- A Lei do Sacrifício- Para conseguir uma coisa, é preciso renunciar outra
- A Lei dos Atributos- Para cada atributo, existe um atributo oposto e eficaz
- A Lei da Sinceridade- Quando você admite um aspecto negativo, o potencial cliente lhe dá um aspecto positivo
- A Lei da Singularidade- Em cada jogada, apenas uma jogada produzirá resultados substanciais
- A Lei da Imprevisibilidade- A menos que você estude os planos de seus concorrentes, não poderá prever o futuro
- A Lei do Sucesso- É comum o sucesso levar à arrogância, e a arrogância ao fracasso
- A Lei do Fracasso- O fracasso tem de ser esperado e aceito
- A Lei do Alarde- A situação é muitas vezes o oposto de como aparece na imprensa
- A Lei da Aceleração- Programas bem-sucedidos não se baseiam em modismos, mas em tendências
- A Lei dos Recursos- Sem um financiamento adequado, nenhuma ideia sai do chão
Podcasts e curta-metragem
Além da versão impressa e do curso sobre o conteúdo do livro, a H1 Editora preparou uma temporada de podcasts com profissionais e personalidades de diversas áreas sobre a relação entre marketing tradicional e marketing digital. Entre os convidados estão a psicóloga Amanda Fitas, a jornalista Carol Costa, as empreendedoras Camila Vidal e Marcella Estevs, o profissional de marketing Marcus Dutra e o gerente de produção audiovisual Leonardo Vidoni. As entrevistas podem ser conferidas no canal do Youtube da H1 Editora (www.youtube.com/@h1editora).
A H1 Editora lança também um curta-metragem narrado por Carlos Henrique Corrêa, eleito três vezes presidente do Clube da Voz. O filme apresenta uma carta do marketing para o marketing digital e ficará disponível no canal do Youtube da H1 Editora (www.youtube.com/@h1editora) a partir do dia 20 de março.