Foram anunciados na noite de segunda-feira, 8 de dezembro, durante a cerimônia de encerramento da 8ª edição do festival, realizada no MASP, os vencedores do WHEXT Awards 2025. Promovido pela APRO por meio de sua plataforma internacional FilmBrazil, e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a premiação, dedicada à produção audiovisual publicitária, reconheceu os profissionais que mais se destacaram em 14 categorias técnicas e prestou homenageou a Dorian Taterka (Dodi), diretor presidente da agência Taterka, e Sergio Salles, fundador da Vetor Zero / LOBO na categoria “Contribuição para o Mercado”, que celebra profissionais que dedicaram suas vidas ao audiovisual publicitário e ajudaram a construir este setor.
Além disso, essa edição trouxe uma novidade, a categoria “Menção Honrosa”, concedida ao Nubank. O banco foi reconhecido pelo Conselho da APRO por seu compromisso com práticas éticas, valorização de produtoras independentes e estímulo a um mercado mais equilibrado e responsável. Essa menção expressa o reconhecimento institucional do setor à postura colaborativa e ao impacto positivo que o NUBANK tem exercido na construção de um mercado mais equilibrado, inovador e responsável — valores que refletem o espírito do WHEXT e o propósito da APRO.
O festival contou com o patrocínio da CQS/FV Advogados, Full Cine, Getty Images e Guaraná Turismo, Spcine, SEBRAE e Prefeitura de São Paulo, além da internacional D&AD. O festival ainda teve o apoio de Antfood, Canopy by Hilton, DaHouse Audio, DLKTSN, Euphoria Creative, Extreme Reach, FullCine, filmSEG, GoAd, l’oeil e Vetor Zero.
Os prêmios foram entregues por membros do Conselho, que contou também com Marianna Souza, presidente-executiva da APRO e curadora do Whext. a Marianna Souza, presidente-executiva da APRO e curadora do Whext.“Estamos muito felizes em chegar na 8ª edição deste festival. Em meio a esse cenário que estamos vivendo com o avanço do uso de AI nas produções audiovisuais, uma única certeza permanece: o que diferencia uma peça publicitária memorável não é o algoritmo, é a essência criativa que só o humano carrega. O WHEXT se tornou um espaço para enaltecer esses profissionais. Fora isso, realizar o festival pela segunda vez no maior museu da América Latina, é muito inspirador e gratificante para todos nós. Nos fortalece como indústria.”, resume Marianna.
Ao longo dia, o evento reuniu mais de 600 participantes, que se dividiram entre as atividades da programação. Ao todo, o festival promoveu 6 oficinas e 10 painéis, que contaram com a participação de 48 palestrantes. Também foram realizadas 55 Rodadas de Negócio, envolvendo 5 convidados internacionais, incluindo pela primeira vez um convidado do México, e 15 produtoras.
Entre os destaques dessa edição estão as palestras: “AI has no taste. So what does creative excellence look like in a world flooded with AI-slop?”, com curadoria do D&AD e comendado por Arif Haq, Director of Brand Learning at TwentyFirstCenturyBrand e Headliner do WHEXT 2025, “Foco no Streaming: Histórias Reais & True Crime”, com Vera Egito, da Paranoïd Filmes e Júlia Prioli da Amazon, responsáveis pelo sucesso da série Tremembé e também o painel Expectativa dos CMO’s para 2026, com Alessandra Souza, CMO da Stellantis, Guilherme Martins, CMO da Diageo e moderação de Cris Lopes, Sócia & Produtora Executiva da Conspiração.
A premiação foi aberta com um pocket show de Candy Mel. Confira os vencedores:
Casting
Manu Menezes
Maquiagem
Vick Garaventa
Figurino
Andre Braune
Direção de Produção
Robertinho Belleza
Assistente de Direção
Fernanda Magalhães
Pós Produção
Cirilo Bonazzi
Produção Executiva
Thiago Mascarenhas, Del Reginato, Michele Pavão e Larissa Luisi – Kaus Film
Direção de Arte
Karla Salvoni
Montagem
Rodolpho Ponzio
Direção de Fotografia
Will Etchebehere
Direção de Animação
Paulo Garcia e Natália Gouvea – Zombie
Produção de Áudio
Lou Schmidt
Direção: Novos Talentos
Bibo Leal
Direção: Live Action
Los Pibes – Kaus Film
