A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) renovaram a parceria do Projeto Setorial FilmBrazil, que passa a adotar uma estratégia reformulada para as suas ações e anuncia uma nova ferramenta para promover a economia criativa brasileira no exterior. A manutenção do convênio garante a continuidade do Projeto FilmBrazil, que existe há 12 anos e que há 9 anos é realizado por meio de parceria da APRO com a Apex-Brasil, em uma iniciativa que promove o fortalecimento internacional do Brasil como polo produtor de audiovisual.
Agora, o projeto adota um posicionamento mais direto e efetivo, mirando de maneira mais incisiva os seus mercados-alvo. Regiões como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França e Japão, entre outras, terão estratégias pensadas especialmente para cada uma delas. Para tanto, o FilmBrazil lança a “Incubadora de Projetos Internacionais”, que irá explorar as melhores oportunidades em cada um desses locais no exterior para os associados. A nova ferramenta terá uma “Sales REP” (representante de vendas) que apresentará as produtoras brasileiras para o mercado internacional, oferecendo suporte e assessoria para agências estrangeiras que procuram filmar no Brasil.
O Projeto continuará com a ação FilmBrazil Experience, que promove o network entre agências e produtoras internacionais com os associados, mas com a incubadora de projetos também será promovida a ida de produtoras e diretores brasileiros para sessões de screenings em agências nos Estados Unidos. Estão previstas visitas técnicas para Chicago, Nova York, Los Angeles e Miami. “Temos desempenhado um ótimo trabalho em mostrar o Brasil como uma economia criativa de ponta, trazendo convidados internacionais para conhecerem nossas produtoras, locações e equipamentos. Agora, queremos dar um passo adiante, levando nossos associados ao mercado estrangeiro, mostrando nosso talento e força”, explica Marianna Souza, Gerente Executiva do Projeto FilmBrazil.
O projeto também prepara ações para o South By Southwest 2015, além da FilmBrazil Experience, que terá edição especial durante a Copa do Mundo.