A APP realizará nos dias 13 e 14 de setembro a 26ª edição do Fest’UP- Festival Universitário de Propaganda, que acontece na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo, e contará com a presença de mais de 40 palestrantes das mais diversas áreas do mercado.
Com patrocínios de TV Globo, Globosat e Estadão, o evento, que é voltado para o público universitário, reúne mais de 1200 estudantes de todo Brasil com a missão de contribuir com a formação e o aprimoramento do futuro profissional de comunicação. Durante dois dias, os estudantes passarão por uma verdadeira maratona de conhecimento relacionado à atividade publicitária, assistindo palestras de diversos profissionais da área – de agências, como atendimento, criação, planejamento e RTV; de produtoras de comerciais; de produtoras de som; e que atuam em outras empresas fornecedoras de serviços para a indústria da comunicação.
A meta da APP é que os alunos de faculdades de publicidade, propaganda e marketing de todo o Brasil possam ter acesso a muitas novas ideias e informações a partir de profissionais que atuam diretamente no mercado. “Ao longo dos anos, podemos afirmar que o Fest’UP reuniu praticamente todos os mais importantes profissionais do mercado, passando seus conhecimentos e experiências aos estudantes de comunicação do Brasil. Agora, o que é ainda mais gratificante, pela longevidade do evento, é que se tornou comum termos palestrantes que, no passado, participaram do Fest’UP como estudantes”, destaca Ricardo Ramos, diretor da APP e um dos responsáveis pela realização do evento.
O formato de Speedy’Ups – palestras com 20 minutos de duração – que teve início no ano passado, será repetido neste ano, devido ao grande sucesso. Agora, o tema a ser apresentado é “E aí, quais são as novas?” e trará os palestrantes Paulo Zoega (Zoegas), João Alberto Faria (Agência Cidadã), Pyr Marcondes (ProXXIma), Andre Torreta (A Ponte Estratégia), Cibar Ruiz (Tônica) e Toninho Izidoro (Izidoro MKT Promocional).
Na grade principal, renomados nomes da área trarão os mais diversos assuntos de interesse do universitário. Entre eles, estão João Fernando Vassão (Publicis Red Lion); Ruy Lindenberg (ex-Leo Burnnet), André Paes de Barros (Loducca), Newton Nagumo (Dentsu), Fernando Musa (David), Ernesto Bernardes (Estadão), Kelly Lima (PH Cia de Teatro & Circo e Exotique Filmes), Guilherme Jahara (F.Biz), Claudio Kalim (Africa), Laura Chiavone (DM9DDB), Rodrigo Toledo (Santa Clara), Boaventura Junior (DPZ), Luis Lui (Salve Agência), Marcio Andrade (Rede Globo), Tiago Ricco (Rede Globo), Daniel Jota (DPZ), Dorinho Bastos (Propmark/Revista Propaganda), Albert Klinke (Malabar Filmes), Felipe Senise (Loducca), Ulisses Zamboni (Santa Clara), Marcelo Passos (DM9DDB), Marcio Oliveira (Lew Lara/TBWA), Marco Versolato (DM9DDB) e Douglas Ramos (Talent).
Para estimular a criatividade dos estudantes, realçar a relação entre os alunos com os colegas da área e revelar novos telentos, a APP mantém na programação do Fest’UP a 20º edição do Concurso de Material Gráfico e o Festival de Jingles Publicitários.
O concurso tem como objetivo eleger a melhor peça criada pelos estudantes para ilustrar a campanha do Fest’UP 2015. As criações ficam expostas no saguão principal do evento e a votação fica por conta dos profissionais convidados às palestras.
Já no Festival de Jingles, com o tema “A minha faculdade de propaganda”, este ano os alunos quebraram a cabeça para criar, em 30 segundos, um trabalho para divulgar a sua própria universidade, tendo como objetivo convencer os jurados de porque a universidade em que estudam é a melhor e, com isso, ajudá-las a conquistar novos alunos. O júri para a avaliação dos jngles é formado por profissionais da APROSOM – Associação Brasileira da Produção de Fonogramas Publicitários, escolhidos sob a responsabilidade da Diretoria Estudantil da APP.
“Nas primeiras edições, convidamos cartunistas famosos para ilustrar as campanhas do Fest’UP. Depois, resolvemos aproveitar o talento dos próprios estudantes por meio do Concurso de Material Gráfico. Já o Festival de Jingles, além da competição levada muito a sério pelos concorrentes, é a grande festa de encerramento do festival” concluiu André Porto Alegre, também diretor da APP e responsável pelo evento.