domingo, novembro 17, 2024
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APP realiza 9º Encontro Nacional de Capítulos Regionais

Com o objetivo de integrar as unidades das APP’s espalhadas pelo País, a Associação dos Profissionais de Propaganda, entidade que presta serviço aos profissionais da área publicitária, realizou na última semana o 9º Encontro Nacional de Capítulos Regionais na sede localizada em São Paulo. A reunião contou com as entidades de Campinas, Londrina, Uberlândia, Goiás e Ribeirão Preto, com representantes compartilhando experiências e discutindo temas relevantes para o setor, como a publicidade direcionada ao público infanto-juvenil e como a revisão do Código de Ética do Profissional de Propaganda pode colaborar com o mercado.

Os representantes dos Capítulos Regionais debateram as diretrizes da publicidade para o público infanto-juvenil e as restrições da Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que aponta como abusiva a propaganda voltada a esta faixa etária quando pode persuadir e incentivar o consumo, proibindo a utilização de personagens infantis, trilhas sonoras cantadas por crianças, uso de celebridades com apelo ao público infantil, bonecos ou similares.

Paulo Gomes de Oliveira Filho, diretor da APP, exibiu comerciais que ilustraram o quão é prejudicial a exclusão deste público: “Não podemos simplesmente ignorar como se as crianças não existissem até os 12 anos. Deveríamos focar na orientação ao consumo correto de produtos e serviços, independente do público que recebe a mensagem”, destacou. Ele ainda ressaltou a importância de cumprir o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária: “A melhor resposta para os que elegeram a publicidade como rival da criança e do jovem é apresentar a publicidade como um potencial de eficácia na colaboração com a educação dos novos consumidores”, concluiu.

Outro assunto levantado durante o evento foi a importância da revisão do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, com normas atuais desenvolvidas e lançadas recentemente pela APP Brasil. O presidente da entidade, Ênio Vergeiro, direcionou a revisão do documento para os atuais e os futuros profissionais da publicidade: “Queremos que o novo código esteja no site dos capítulos regionais e que seja divulgado principalmente para os estudantes. É essencial que a norma atual seja reproduzida como material de apoio nas universidades e palestras sobre o mercado publicitário”. Ele também apontou os próximos eventos, como o Prêmio Contribuição profissional, no dia 20 de outubro, e que já está em fase de votação, e os preparativos para o Fest’UP, Festival Universitário de Propaganda, conhecido amplamente pelos estudantes do Brasil, que reúne uma vez por ano mais de mil universitários, e está programado para o próximo mês, com grade de palestrantes praticamente completa.

O encontro contou com a presença dos presidentes Erik Curado, da APP Campinas; Patricia Hemerly, do Capítulo de Londrina; Rogério Peres da Fonseca, de Uberlândia; Edy Junior Medrado, de Goiás; e Pedro Codognotto, de Ribeirão Preto, que na ocasião, compartilharam os acontecimentos e os projetos que estão sendo realizados pelos Capítulos Regionais espalhados pelo País. Dentre os destaques, está a APP Ribeirão Preto que completou 30 anos neste mês.

 

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