sexta-feira, abril 26, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoAPP e ABP lançam serviço que protege ideias publicitárias criadas no País

APP e ABP lançam serviço que protege ideias publicitárias criadas no País

Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) oferecerá ao mercado, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABP), o serviço Entidade Depositária de Criação da Propaganda, que proporciona às agências a proteção de suas campanhas. O interessado poderá armazenar o material no período máximo de 12 meses, garantindo total segurança e sigilo. As instruções para o procedimento estarão disponíveis no portal da APP (www.appbrasil.org.br) a partir do dia 10 de março.

A Entidade Depositária de Criação da Propaganda tem como finalidade proteger a autoria de ideias publicitárias, como campanhas, peças, obras, temas e conceitos. Isto exclui a possibilidade dessas criações serem reproduzidas ou copiadas por terceiros sem autorização prévia do autor. Para registrar sua criação, o autor acessará uma página no portal da APP, onde informará dados e descrições sobre o material que pretende manter em sigilo. Essas descrições serão importantes para auxiliar o trabalho de busca e para manter um registro organizado. Posteriormente, o autor enviará o material a ser depositado via correio, obrigatoriamente, por carta registrada. Os arquivos ficarão na APP durante seis meses, podendo ser renovados pelo mesmo período. Ultrapassado 12 meses, tempo máximo permitido pelo contrato de prestação do serviço, o material será devolvido para o autor. Caso isso não ocorra, a obra poderá ser eliminada do arquivo da Associação.

“Casos de plágio também estão presentes no mercado publicitário e a Entidade Depositária evita que situações como essas aconteçam. De maneira segura e eficaz, você registra sua ideia e tem a garantia de que, pelo menos por um ano, estará protegendo seu material da reprodução não autorizada por outra pessoa. É um excelente serviço para as agências que, por algum motivo, não podem executar o trabalho imediatamente”, destaca Ênio Vergeiro, presidente da APP.

O custo dos seis primeiros meses de armazenamento para associados da APP será de R$ 300,00, enquanto para não associados esse valor será de RS 400,00. Outras informações poderão ser encontradas no portal www.appbrasil.org.br.

Artigos relacionados

Novidades