A Associação dos Profissionais de Propaganda, entidade que fomenta e estimula o desenvolvimento das atividades relacionadas à indústria da comunicação e que congrega publicitários de todo o País, está arrecadando livros para aumentar o acervo da Biblioteca Orígenes Lessa e dessa forma preservar cada vez mais a história da Publicidade e da Propaganda. Para colaborar com o espaço, localizado na sede da APP (Rua Hungria, nº 664, 12º andar, Jd. Europa-São Paulo), basta entrar em contato pelo telefone (11) 3813-0188 ou pelo e-mail imprensa@appbrasil.org.br e solicitar a retirada dos livros. O período para doação é ilimitado.
A ideia da campanha da doação de livros, principalmente de títulos sobre o mercado publicitário, surgiu para diversificar a base de informações oferecida às pessoas que pesquisam e colaboram para o desenvolvimento da área. “Em um mundo digital, as informações e documentos se perdem com o tempo. Ter um material publicado no meio publicitário, como temos há mais de 50 anos, nos faz guardiões de parte da memória da propaganda”, ressalta Ênio Vergeiro, presidente da APP.
Atualmente, o acervo conta com aproximadamente dois mil títulos, entre livros e revistas sobre Comunicação, Marketing, Publicidade e Propaganda. Além de todos os anuários do Grupo de Mídia, também é possível encontrar a coleção histórica da Revista PN das décadas de 1940 a 1970. Inaugurado em 28 de setembro de 1999, o local tomou forma com a colaboração de Nelson Gomes, na época sócio-diretor da GTEC Produção e Videocomunicação, que doou uma coleção com 500 obras dos mais variados assuntos.
A biblioteca leva o nome do primeiro presidente da APP, Orígenes Lessa (1903-1986), que ficou na gestão em 1937 e 1938. Jornalista, contista, novelista, romancista e ensaísta, ele foi eleito em julho de 1981 para a Cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras. Alceu Gandini, diretor conselheiro da APP, recentemente doou 99 títulos sobre Publicidade. “No momento em que a Associação lança campanha para aumentar o acervo de sua biblioteca, vale ressaltar a importância do engajamento de todos os profissionais do setor neste movimento. Ao compartilhar livros e documentos, os colaboradores ajudam a nossa entidade a continuar na missão – como faz há 78 anos – de informar e formar o mercado da propaganda brasileira”, diz Gandini.
A APP entregará um termo de doação para quem colaborar com a campanha, agradecendo o apoio e a contribuição do doador. A Biblioteca Orígenes Lessa é aberta ao público e pode ser visitada de segunda à sexta, das 9h às 17h.