Cerimônia de premiação da 44ª edição do Prêmio Prof. Ricardo Ramos, realizada na sede da Rede Globo, em São Paulo, reuniu estudantes, professores e profissionais do mercado publicitário de todo o país – Crédito: Divulgação
A APP Brasil (Associação de Profissionais de Propaganda) realizou, no dia 18 de dezembro, a cerimônia de premiação da 44ª edição do Prêmio Prof. Ricardo Ramos, concurso universitário nacional que reconhece os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da área de comunicação. O evento aconteceu na sede da Rede Globo, em São Paulo, com formato híbrido, permitindo a participação presencial e remota de estudantes de diferentes regiões do país.
Nesta edição, o prêmio contou com a Master Globo, categoria dedicada ao reconhecimento dos melhores planos de mídia multiplataforma. Ao todo, o concurso reuniu trabalhos finalistas nas categorias Campanha Publicitária, Monografia / Artigos Científicos, Comunicação Estratégica e Master Globo, reforçando seu papel como uma vitrine de talentos e de aproximação entre a academia e o mercado.
Os três trabalhos finalistas de cada categoria defenderam suas ideias diante de uma banca formada por profissionais e especialistas em propaganda, composta por: Andréa Sanchez, da Globo; Edu Simon, da Galeria; João Silver, profissional de mídia e professor; Larissa Medialdea, da Globo; Marco Franzolim, da Monkey Motion; Melissa Vogel, da Objet Trouvé; Ricardo Silveira, da AlmapBBDO; Rita Almeida, da Almap; e Sophia Furlan, da Creativos Br.
Na categoria Monografia / Artigos Científicos, o primeiro lugar ficou com Luani Garcia Cardoso, da UniPampa São Borja. O segundo lugar foi conquistado por Bianca Prazeres dos Santos, da Faculdade Cásper Líbero, e o terceiro lugar ficou com Kim Nunes Barbosa, da Universidade Santa Cecília. Já na categoria Campanha Publicitária, o trabalho vencedor foi desenvolvido pela Faculdade Cásper Líbero, com campanha criada para o cliente NOMAD, enquanto o segundo e o terceiro lugares foram conquistados pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Na categoria Comunicação Estratégica, o primeiro lugar ficou com WELLFEAT, da Universidade do Vale do Paraíba, seguido por NETFLIX, da UniFOA, em segundo lugar, e SOW, da Universidade do Estado de Minas Gerais – Frutal, em terceiro. Já na categoria Master Globo, o primeiro lugar ficou com M2C Comunicação, da PUC Campinas, seguido por AKANA, da PUC Campinas, em segundo lugar, e SEVEN, da Universidade Cruzeiro do Sul, em terceiro.

Luani Garcia Cardoso, da UniPampa São Borja, conquistou o primeiro lugar na categoria Monografia / Artigos Científicos da 44ª edição do Prêmio Prof. Ricardo Ramos – Crédito: Divulgação

Faculdade Cásper Líbero, com campanha criada para o cliente NOMAD venceu a categoria Campanha Publicitária da 44ª edição do Prêmio Prof. Ricardo Ramos – Crédito: Divulgação

WELLFEAT, da Universidade do Vale do Paraíba, ficou em primeiro lugar na categoria Comunicação Estratégica da 44ª edição do Prêmio Prof. Ricardo Ramos – Crédito: Divulgação

M2C Comunicação, da PUC Campinas, conquistou o primeiro lugar na categoria Master Globo da 44ª edição do Prêmio Prof. Ricardo Ramos – Crédito: Divulgação
Os vencedores de cada categoria receberam o Troféu APP, certificado e associação gratuita de um ano à APP Brasil. Os segundos e terceiros colocados também foram premiados com troféu, certificado e associação anual, enquanto todos os finalistas receberam certificado de participação, além da possibilidade de menções honrosas concedidas pela banca avaliadora.
Segundo Luiz Carlos Corrêa, vice-presidente da APP Brasil e da APP Campinas, o Prêmio Prof. Ricardo Ramos cumpre um papel estratégico na formação profissional e no fortalecimento do mercado de comunicação. “Quando o estudante apresenta seu projeto nesse nível de exigência, ele deixa de falar apenas para a academia e passa a dialogar com o mercado. O prêmio cria esse ambiente de escuta qualificada, reconhecimento e estímulo para que esses novos profissionais sigam acreditando na relevância da boa comunicação.”
A 44ª edição do Prêmio Prof. Ricardo Ramos contou com patrocínio da Audicon, Creativos Br e Globo. O concurso reafirma o compromisso da APP Brasil com o incentivo à criatividade, à pesquisa, à inovação e à excelência acadêmica, fortalecendo o elo entre estudantes, instituições de ensino e o mercado publicitário brasileiro.
