A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) anunciam a renovação de sua parceria, consolidada no Projeto FilmBrazil.
O novo convênio fez um aporte de R$ 10.634.145,30x um aumento de 19% em relação ao ciclo anterior – a iniciativa mantém o objetivo de impulsionar a exportação de serviços de produção publicitária e fortalecer a competitividade internacional das empresas brasileiras.
A renovação reafirma o compromisso com a promoção do Brasil como pólo de produção audiovisual, destacando pilares como sustentabilidade, diversidade e o fortalecimento de lideranças femininas. Entre as ações planejadas para Biênio 2025 e 2026, está o Roadshow nos Estados Unidos, cuja sua primeira edição será em março de 2025. O tour reunirá 10 produtoras brasileiras para rodadas de negócios com clientes e agências americanas, consolidando a presença do Brasil no principal destino de suas exportações publicitárias. “A renovação do convênio com ApexBrasil é resultado de anos do trabalho consistente e bem-sucedido que temos feito com o Mercado de Produção Publicitária. Resultado disso, veio com o resultado do último ano, onde superamos a marca dos US$ 50 milhões em exportações. Ficamos felizes com a confiança nessa renovação de ciclo com aumento no valor do investimento por parte da APEX e reforçamos o nosso compromisso de posicionar o Brasil como referência em produção publicitária. Esta parceria não só impulsiona a competitividade das nossas produtoras, mas também abre portas para novos negócios em mercados estratégicos, consolidando nossa presença internacional e destacando a diversidade, criatividade e excelência que definem o trabalho das empresas brasileiras”, explica Marianna Souza, presidente da APRO e Gerente da FilmBrazil.
Na última segunda-feira, 9 de dezembro, a Lado, uma das produtoras associadas ao programa FilmBrazil, foi reconhecida pela premiação da ApexBrasil e Exame para as empresas que se destacaram levando a o Brasil para o mundo em 2024. A produtora de animação foi a vencedora da categoria “Performance Exportadora – destaque serviços”.
Com 57 empresas associadas, o projeto FilmBrazil é referência na promoção do setor audiovisual publicitário no exterior. Desde 2015, incentiva a participação de produtoras de todo o país, oferecendo apoio para aquelas localizadas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, alinhando-se às demandas do mercado global por sustentabilidade e diversidade.
A renovação do convênio entre a ApexBrasil e a APRO reflete a visão estratégica de ambas as organizações em posicionar o Brasil como líder global na produção audiovisual, reafirmando o compromisso com inovação, inclusão e excelência.
Além do Roadshow, o convênio abrange iniciativas de alto impacto, como a participação no Cannes Lions, D&AD Festival, Ciclope Festival e Expo Osaka 2025. Iniciativas que visam reforçar o posicionamento global das produtoras brasileiras e ampliar o alcance a mercados prioritários, como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão.
O convênio também contempla o programa Brasil 360, que busca integrar produtoras de diferentes regiões do país ao mercado internacional, promovendo diversidade étnica, regional e de locações como ativos estratégicos. Workshops, rodadas de negócios e visitas técnicas são algumas das iniciativas previstas para estimular a representatividade de empresas fora do eixo Rio-São Paulo.