Ela já foi a voz do aeroporto, da HBO e terror das pessoas que tentavam fazer uma ligação nos anos 90 com a frase “Telefônica informa, o número desse telefone não existe”. Ana Paula Aquino, uma das principais locutoras do país, é a personagem da semana da seção Inspiração do Blog do Adonis.
Há mais de 18 anos é a voz oficial das Lojas Americanas. Também atriz e modelo, ela se consolidou no mundo da locução comercial especialmente através de campanhas de Dove e Palmolive.
Ana Paula nasceu em Salvador e cresceu em São Paulo. Começou sua carreira artística aos 15 anos como modelo. Quando terminou o 2º Grau, partiu para os Estados Unidos, onde estudou teatro no Herbert Berghof Studios com Uta Hagen, e no Lee Strasberg Institute Actor´s Studio.
Mas nesse período ela se impressionou mesmo foi com os locutores das rádios norte-americanas e especialmente com os textos da propaganda de produtos de beleza.
Retornou ao Brasil após três anos e ingressou no grupo de teatro Macunaíma de Antunes Filho, e com ele foi mais uma vez para a Big Apple, desta vez para estrear na Off-Broadway no Teatro Repertorio Español.
Quando se fixou definitivamente em seu país, começou seus estudos no Alumni e se formou Tradutora e Intérprete.
A locução comercial afinal a atraiu e sua voz ilustrou comerciais de Palmolive, Droga SP, Atroveran, Telesp Celular, Omo on Line e Seven Day Diet.
Desde então, Ana Paula faz locuções de todo tipo, como comerciais de TV, spots de rádio, esperas telefônicas, institucionais, locuções na internet e locuções em Inglês e Espanhol.
Alguns de seus trabalhos incluem também comerciais de TV para Dove, Avon, Lojas Marisa, Casas Bahia,Samsung, Nívea e Palmolive.
Ana Paula reveza seu tempo entre trabalhos de locução comercial e institucional, apresentação de vídeos institucionais e mestre de cerimônias. Ela domina o Inglês e o Espanhol, fala Francês e Italiano e atualmente se dedica também a jobs corporativos trilíngue.
Neste vídeo produzido e editado pela Other Filmes, ela fala de sua carreira, do impacto das vozes de locutores e de seus comerciais preferidos: