Devido à insistência por parte de algumas empresas em más práticas relacionadas à contratação de serviços de Live Marketing, a AMPRO – Associação de Marketing Promocional / Live Marketing planeja uma atuação mais contundente nos processos, em defesa do setor. A primeira iniciativa deste ano é a mudança do canal Fala Mais, que passará a se chamar Denuncie Mais – um estímulo para que a AMPRO seja acionada cada vez mais sobre más práticas de agências e clientes. Exemplos de más práticas são as concorrências com mais de quatro agências, pagamentos com prazo superior a 30 dias ou falta de feedbacks.
“A falta de empatia e consideração por parte de algumas empresas nos leva a intensificar nossos esforços por um mercado mais justo e sustentável. A começar pela mudança do nome do canal. Não deixaremos nenhuma denúncia sem resposta! Mas é preciso que as agências denunciem. Garantiremos sigilo”, diz Alexis Pagliarini, presidente executivo da AMPRO. As más práticas incluem: – Concorrências job a job – A AMPRO defende o estabelecimento de contratos de períodos mais longos e que uma relação mais duradoura é boa para quem contrata e para quem é contratado; – Concorrências envolvendo mais de 4 agências e sem remuneração – é preciso mais critério e mais respeito na hora de convidar agências para uma concorrência. E que se observe a recomendação do princípio “4 or pay”, ou seja: ou limite-se a 4 agências ou que se pague pela participação; – Pagamentos em mais de 30 dias – as agências não tem margem, nem capital de giro para financiar empresas contratantes. E com a Selic a 10,25%, isso se agrava ainda mais; – Briefings pouco claros e falta de feedback – muitos briefings não incluem verba dedicada ao projeto ou outras informações relevantes. Após a concorrência, muitos contratantes não dão feedback ou maiores explicações; – Falta de visão estratégica – contratantes que tendem a comoditizar os serviços de Live Marketing, sem valorizar o lado estratégico e criativo das agências. Para fazer uma denúncia, basta acessar ampro.com.br/denunciemais e preencher o formulário. O sigilo será mantido. A AMPRO tem uma dedicação histórica na questão de relações sustentáveis entre contratantes e contratados em serviços de Live Marketing. Além de intervir em processos de contratação de agências por meio do canal Denuncie Mais, a Entidade apoiou recentemente a iniciativa da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes na confecção do Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Cliente e criou os Princípios de Valor de Clientes e Agências.