A Tabela Referencial de Valores dos Serviços de Live Marketing – 2015, criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional, acaba de sofrer novo reajuste com base no IGPM de janeiro a dezembro de 2014. Os valores são estipulados para diversos cargos no Planejamento, Gestão e Criação das agências especializadas, além de preços referenciais para a criação de materiais promocionais, Design, Embalagens, material de PDV, peças de Marketing Direto, Internet e Mídia.
Para os profissionais, os valores são calculados por hora de trabalho. A hora profissional de um Diretor de Planejamento ou de Criação chega a R$ 579, R$ 145 para executivos de Contas e produtores executivos. Para os cargos de presidência, o montante atinge R$ 1.157 por hora trabalhada. “Os valores foram estipulados tendo em vista a relação de custos e rentabilidade das agências de Live Marketing, considerando sua sustentabilidade e saúde financeira”, afirma a diretora executiva da AMPRO, Mônica Schiaschio.
A remuneração no caso do Live Marketing, por sua grande diversidade de segmentos e atividades, difere da propaganda e publicidade que, normalmente em função dos volumes na mídia, possuem suas remunerações baseadas no comissionamento sobre a veiculação. “O Live Marketing é multidisciplinar, abrange muitos segmentos, atividades e ferramentas. Nesse mercado as agências atuam de diversas formas, estão estruturadas de acordo com o seu core business e na maneira como são compostas as diversas áreas que determinam a sua estrutura funcional: Atendimento, Diagnóstico e planejamento, Criação, Compras, Produção Gráfica, Operação e logística e Mídia”, explica Mônica Schiaschio.
A tabela referencial completa dos valores do Live Marketing já está disponível para download no portal da AMPRO, por meio do link: http://ampro.com.br/valores.
O mercado de Live Marketing, ou “marketing vivo”, está entre os que mais vêm apresentando crescimento nos últimos dez anos. De acordo com estimativas da AMPRO, o setor, que engloba diversas ferramentas nas áreas de Promoção, Merchandising, Eventos, Incentivo e Digital, movimentou perto de R$ 45 bilhões em 2014, com crescimento aproximado de 6%, mesmo em um ano considerado “difícil”, já que a maior parte do mercado acabou não sendo beneficiada com a Copa no Brasil. Para 2015, a entidade, que representa as agências especializadas em Live Marketing, Trade Marketing e fornecedores deste mercado no país, prepara um novo levantamento detalhado do setor, que será lançado durante o II Congresso Brasileiro de Live Marketing, marcado para o mês de julho, em São Paulo.