AMPRO, Associação de Marketing Promocional, divulga resultados da pesquisa sobre o perfil do Profissional de Live Marketing. O levantamento, desenvolvido em parceria entre o Comitê de Pesquisa, Inteligência e Inovação e o Comitê de Relações Sustentáveis, por meio do Grupo de RH, é inédito e foi desenvolvido com o objetivo de identificar as áreas de atuação do novo profissional de Live Marketing, sua idade média, formação, formato de contratação, o que o motiva a trabalhar no setor, entre outros pontos importantes.
Foram entrevistados 754 profissionais que atuam em agências de todo o país. Dentre os resultados, o levantamento constatou que a maioria (63%) tem entre 26 e 40 anos de idade, 90% são colaboradores fixos e mais da metade (55%) são mulheres. As áreas de Atendimento, Planejamento e Produção mostraram-se bem equilibradas dentro das agências.
A pesquisa também tentou entender se o job description de cada profissional estava bem definido. Os números mostraram que 81% dos colaboradores tem entendimento claro de suas funções, o que demonstra um amadurecimento nas gestões, de acordo com a diretoria da AMPRO. Questionados, ainda, sobre suas metas dentro das agências, crescimento profissional, aprendizados e reconhecimento estão entre as primeiras opções, o que explica, por exemplo, a valorização por prêmios: 82% respondeu que acha importante receber prêmios em sua área de atuação por trabalhos realizados.
Perguntados sobre sua formação acadêmica, 75% informaram formação superior diretamente relacionada aos seus trabalhos, a maioria em cursos de Publicidade e Propaganda, Administração e Marketing. Sobre o tempo de trabalho, 43% informou que está de 3 a 5 anos na mesma agência. Uma tendência na atuação dos profissionais de Live Marketing apontada pelos resultados foi o home office: 32% dos colaboradores informaram que também já atuam de casa, sendo 64% pelo menos uma vez por semana.
A falta de rotina e a possibilidade de exercer a criatividade são os fatores que motivam 47% dos colaboradores a atuarem no Live Marketing. Outros aspectos como liberdade e possibilidade de integração também foram apontados como positivos. Para quem está começando ou deseja trabalhar nesse mercado, os conselhos dos profissionais são paciência, flexibilização e comprometimento.
A pesquisa trouxe embasamento para o desenvolvimento de dois trabalhos: um Guia Referencial de Funções, alinhando a comunicação entre os RHs e as agências em contratações e programas internos; e um Manual de Direcionamento para o Líder, considerado como um aspecto importante na geração de processos e acolhimento de novos profissionais dentro das agências, em estruturas cada vez mais flexíveis, como demandam as tendências de modelo de negócio.
“O levantamento mostra o quanto temos avançado na construção de um setor cada vez mais maduro e profissional. O Live Marketing vai deixando para trás o estigma de um segmento movido à força de vontade e espírito criativo. Nosso business é ciência exata. Com emoção, certamente, porque lida com experiências ao vivo. Mas feito por verdadeiros profissionais. Conseguimos ser realmente estratégicos para os negócios de nossos clientes também porque investimos na formação e aprimoramento de nossos talentos”, enfatiza o presidente da AMPRO, Wilson Ferreira Jr.