A AMPRO – Associação de Marketing Promocional apoia a terceira edição da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que teve início no último dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Serão 12 posts publicados nas plataformas digitais de todas as entidades participantes – 27 instituições no total, entre associações, federações, sindicatos e institutos, liderados pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).
“Participar pelo terceiro ano dessa campanha, reforça as nossas crenças de que a comunicação com responsabilidade deve ser observada e aplicada, em todas as suas vertentes. Importante enfatizar que não é só um tema para Publicidade e, sim, para todas as vertentes da comunicação. É uma responsabilidade a AMPRO engrossar esse discurso”, afirma a presidente-executiva da AMPRO, Heloisa Santana.
Nas redes sociais da AMPRO, já foram postadas diversas dicas: sobre publicidade com influenciadores, uso adequado da comunicação, cuidado com o desenvolvimento da criança, papel adequado para o consumo, respeito aos laços e círculo de convívio da criança, participação de menores na comunicação, moderação e apresentação realista do produto, impacto da comunicação nas crianças, entre outros.
“Entendemos que há questões muito sensíveis, que necessitam sempre de reforço”, acrescenta Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Segundo ela, a comunicação de produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes deve também contribuir para o desenvolvimento positivo das relações entre pais e filhos, alunos e professores.
“As normas existentes do Conar são as principais norteadoras do mercado para efetividade da comunicação dos produtos, serviços e marcas, e, sim, agregam valor a eles. Com isso, o consumidor se sente respeitado. Seguir as regras não é um favor; é uma obrigação das empresas e anunciantes”, afirma Sandra Martinelli, presidente-executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
Além da AMPRO, as entidades que apoiam a campanha são: ABA – Associação Brasileira de Anunciantes,ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas, ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, ABOOH – Associação Brasileira de Mídia Out Of Home, ABP – Associação Brasileira de Propaganda, ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, ABRADI – Associação Brasileira dos Agentes Digitais, ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil, ADIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil, ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas, ANJ – Associação Nacional de Jornais, APP – Associação dos Profissionais de Propaganda, CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social, FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão, FENAJORE – Federação Nacional de Jornais e Revistas, FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, IAB – Interactive Advertising Bureau, INSTITUTO PALAVRA ABERTA, IVC – Instituto Verificador de Comunicação, SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, XGUIDES.