O Brasil tem avançado na Agenda ESG, mas ainda há um caminho importante a ser percorrido. A tarde do Fórum ESG, realizado pela Câmara Americana de Comércio em Minas Gerais (Amcham MG), na última segunda-feira (6/5), foi marcada pela troca de conhecimento, inovação e, sobretudo, pela necessidade de avançar na implementação de iniciativas que promovam negócios mais sustentáveis.
De forma prática e aplicável, o evento teve o objetivo de pautar discussões entre executivos e especialistas para entender como os grandes players do mercado têm feito para se adequar às exigências de um crescimento que gere cada vez menos impacto ambiental, promova benefícios para a sociedade e que preze pela transparência, ética e governança.
“A Panorama ESG 2024 revelou que 71% das empresas brasileiras implementam ou já iniciaram algumas das ações da Agenda ESG, mas ainda há um percurso considerável para consolidarmos o assunto em práticas no mercado”, explica o gerente regional da Amcham MG, Douglas Arantes. Ele destacou que a pesquisa da Amcham Brasil demonstra que 45% das empresas brasileiras são adotantes iniciais de melhores práticas ESG e apenas 20% reportam avanços significativos em relação às metas do Pacto Global da ONU.
A pesquisa Panorama ESG 2024 contou com a participação de 687 organizações. Dentre estas, 69% são empresas de médio e grande porte, que empregam,coletivamente, 651 mil pessoas e reportam um faturamento estimado em R$ 756 bilhões.
Dimensão Econômica – EESG
A sigla ESG, do inglês Environmental, Social e Governance, foi acrescida com mais uma letra E, o que sinaliza a importância da dimensão econômica. Quem trouxe essa novidade durante o Fórum foi a executiva e conselheira da Amcham MG, Paula Harraca. “A implementação de práticas mais sustentáveis impactam diretamente na sustentabilidade econômica dos negócios. Por isso, essa área é somada à sigla. Hoje, referir-se à Agenda ESG no ambiente corporativo quer dizer a construção de empresas melhores para a sociedade.”
Segundo ela, ESG não é tendência, mas sim urgência. “O que a população do Rio Grande do Sul passa nesse momento é prova disso.”
Em relação às dificuldades enfrentadas pelas população gaúcha com a maior cheia da história, a Amcham MG se somou ao movimento de solidariedade nacional e durante o Fórum ESG lançou a campanha “Unidos pelo RS” com o intuito de arrecadar fundos para os milhares de desabrigados no estado.
Roda Viva e os pilares ESG
A tarde do Fórum ESG foi organizada em três discussões e separadas em rodas vivas pautadas da seguinte forma: Inovação e Práticas Sustentáveis; Diversidade, Inclusão e Contribuições para a sociedade; Liderança Ética e Finanças Sustentáveis.
Participaram como painelistas CEOs e diretores das empresas FairFood, Moondo, Equinox, Localiza, Cartão ELO, Arcos Dourados, FESA Group, L´Oreal, Anglo American, Porto Seguro, Grupo Santa Casa de Belo Horizonte, Ânima Educação e Leitte Gonçalves & Oliveira Jr. Sociedade de Advogados.