Estudo da Kantar analisa presença de produtos da linha branca nas casas dos brasileiros
As altas temperaturas que marcaram presença em 2024 e devem continuar no próximo ano abrem oportunidades de crescimento para categorias de refrigeração. Prova disso é que um estudo realizado pela Kantar mostra que, entre 2019 e 2023, as geladeiras apresentaram penetração de 98,4% nos lares brasileiros, os freezers apareceram com 23,9% e os ares-condicionados com 22,3%.
Em média, os lares brasileiros possuíam seis eletrodomésticos em 2023 – um produto a mais na comparação com 2019. Ao analisar pelas classes sociais, é possível notar que os grupos A e B1 contavam com 4,2 itens a mais que as famílias das classes D e E. Já a Grande São Paulo apresentou a maior média de eletrodomésticos nos lares.
As famílias também gastaram 3,5% das despesas do ano com os itens de linha branca. Isso sem contar as casas que apresentavam cozinha planejada – alta de 35% entre 2019 e 2023. Quando o assunto é tendência, por sua vez, inox está em alta. Geladeiras e micro-ondas são os principais responsáveis pelo incremento.
É válido destacar que todos os números fazem parte de uma pesquisa da Kantar sobre linha branca, que analisou a presença dos principais eletrodomésticos nos lares brasileiros. Com um universo de mais de 60 milhões de famílias, o estudo representa 82% da população domiciliar.