A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e a ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil realizam, neste mês de março, uma sondagem de confiança e expectativas dos dirigentes de vendas e marketing do Brasil sobre o futuro dos negócios e da economia brasileira em geral. O estudo, que tem intuito de levantar dados a respeito do mercado brasileiro, tem divulgação prevista para o mês de maio deste ano.
Para Latif Abrão Jr., presidente da ADVB, o setor de vendas tem um grande papel na retomada do cenário econômico, que já começa a dar sinais de recuperação. “As vendas fazem parte do desenvolvimento econômico do Brasil. Com esta pesquisa, teremos avaliações, percepções e expectativas destes dois setores, indispensáveis para a economia brasileira. Esperamos que ela ajude no crescimento das atividades de vendas e marketing”, destaca.
“Esta é uma pesquisa inédita e relevante, fruto de uma parceria de duas instituições de excelência. O objetivo é obter informações de mercado em relação à evolução nos negócios das empresas”, afirma Lívio Giosa, presidente executivo da ADVB.
Em março do ano passado, ADVB e Fipe assinaram acordo com o objetivo de desenvolver ações e pesquisas para construção de indicadores do setor de Marketing e Vendas. Dentre as metas da parceria estão: promover ações de pesquisa, estudos, desenvolvimento de conteúdos ligados às atividades de marketing e vendas; desenvolver Indicador de Marketing e de Vendas; e definir um ranking dessas empresas por categoria de atuação.