A ABRADi – Associação brasileira dos agentes digitais – lançou a Certificação à Norma ABRADi Bureau Veritas para Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a Cartilha “Proteção de Dados Pessoais”. A certificação foi desenvolvida pela ABRADi Bureau Veritas para apoiar o ecossistema da comunicação digital na adequação à LGPD. Embora feita especialmente para os agentes digitais (agências, prestadores de serviços de tecnologia, plataforma, entre outras), ela pode ser implantada por empresas de outros segmentos. A Certificação demonstra também que as empresas estão engajadas em cumprir a LGPD, além de preparadas para evitar e prevenir violações de dados pessoais.
Para oferecer a Certificação, a ABRADi e o Bureau Veritas criaram a Norma ABRADi Bureau Veritas, que vai além das exigências criadas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, e incorpora interpretações específicas da General Data Protection Regulation (GDPR), lei Europeia sobre a Proteção de Dados Pessoais.
Além da Certificação, a ABRADi está lançando também a Cartilha de Proteção de Dados Pessoais. O objetivo é auxiliar empresas de comunicação digital, que lidam diariamente com dados, na implantação da LGPD e, também, incentivar o pioneirismo nesta área. A Cartilha “Proteção de Dados Pessoais” é gratuita para download e pode ser baixada no http://conteudo.abradi.com.br/cartilha_lgpd.
“Estamos muito felizes com o lançamento da Certificação e da Cartilha. Ambas são ferramentas importantes para segurança jurídica e para a implementação de um processo adequado à LGPD. Mais do que criar awareness da importância de estar em compliance, a ABRADi está fazendo seu papel em auxiliar o desenvolvimento do mercado de forma sustentável e ética”, afirma Marcelo Sousa, presidente da ABRADi e diretor-executivo da Marketdata.