A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), acaba de lançar a 3ª edição do e-book Fórum Abracom – “A sustentabilidade do setor de comunicação”, um livro digital e gratuito que convida os profissionais de comunicação a refletir sobre os desafios e oportunidades para um mercado em transformação, explorando suas fragilidades e potencialidades. O material é baseado na primeira matriz de materialidade da comunicação corporativa no Brasil e aborda 20 macrotemas ESG – Environmental, Social and Governance.
Disponível no site da Abracom, o e-book traz uma linguagem acessível, design criativo e uma abordagem prática que resulta de um compilado do fórum. Na obra, o leitor encontrará os 12 temas prioritários, como diversidade, equidade e inclusão; inovação e tecnologia; privacidade e segurança de dados; e mudanças climáticas, entre outros tópicos relevantes que se complementam e se associam aos impactos que a informação gera na sociedade, provocando mudanças no comportamento das pessoas.
O conteúdo do e-book foi organizado por Cláudia Zanuso, secretária geral da Abracom e sócia da Duecom Comunicação, e Luciana Tardioli, curadora do fórum e fundadora do Território Criativo. Para Fábio Santos, presidente da Abracom, o e-book “traz os fatores mais importantes que impactam no nosso mercado, no de nossos clientes e parceiros, além de ajudar o setor a se organizar, se fortalecer e construir relações éticas e sustentáveis em toda a cadeia”.
De acordo com o dirigente, o livro conta com contribuições relevantes de profissionais renomados do mercado de comunicação que participaram do 30 fórum, tais como Rodrigo Pinotti, CEO da InPress; Pamela Vaiano, diretora de Comunicação do Itaú Unibanco; Guilherme Ravache, colunista do Valor Econômico; Ana Lúcia de Melo Custódio, diretora do Instituto Ethos; Danilo Maeda, diretor de ESG no Grupo FSB; Ana Luísa Nogueira, gerente de novos negócios e especialista em inteligência de mídia da LexisNexis, Juliana Oliveira, fundadora e diretora da Oliver Press, Rosa Vanzella (Burson) e Gisele Lorenzetti (LVBA), dentre outros profissionais.
Livro: A Sustentabilidade do Setor de Comunicação – Desafios e oportunidades para um mercado em transformação
37 páginas
Organização: Cláudia Zanuso e Luciana Santos Tardioli.
Publicação: Associação Brasileira das Agências de Comunicação
