A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV Comunicação Rio) anunciam o início de um convênio inovador de cooperação para o desenvolvimento de atividades relacionadas à comunicação corporativa. A ideia é aproximar os alunos da faculdade ao mercado das agências de relações públicas, que empregam cerca de 20 mil profissionais e faturaram mais de R$5 bilhões apenas em 2023.
O lançamento do convênio foi marcado pela palestra “O Mercado de Comunicação Corporativa”, do presidente da Abracom, Fábio Santos, aos alunos de Comunicação Digital da FGV, no Rio de Janeiro, no dia 03 de junho. Na ocasião, Santos também gravou o podcast Meio Tempo, que irá ao ar no dia 13 de junho.
O convênio entre a Abracom e a FGV Comunicação Rio engloba a realização de seminários, ciclos de palestras, cursos e oficinas, além de treinamentos para os alunos. Também serão realizadas pesquisas em conjunto, visando tanto a capacitação dos futuros profissionais em comunicação corporativa quanto o desenvolvimento conjunto de novas soluções em cultura digital para o mercado.
“Uma das missões da Abracom é colaborar para o desenvolvimento de soluções de ponta para o mercado da comunicação corporativa. Queremos incentivar a capacitação dos profissionais de comunicação e dos alunos para atendermos às demandas cada vez mais desafiadoras dentro do cenário complexo da cultura digital” diz Fábio Santos, presidente da Abracom. “Com qualidade mais do que reconhecida, a FGV é a instituição de ensino perfeita para esta parceria”, completa ele.
Ampliar o diálogo e a participação mútua da academia e do mercado são também alguns dos objetivos dessa parceria. “Para formar os futuros líderes da comunicação corporativa, precisamos unir nossa proposta de ensino de alto nível, que integra Comunicação, Ciência de Dados e Ciências Sociais, ao permanente contato com os profissionais do mercado. E a parceria entre a FGV ECMI e a Abracom amplifica esse diálogo entre academia e as agências de comunicação”, comenta o professor da FGV Comunicação Rio, Felipe Sauerbronn.