sábado, janeiro 18, 2025
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ABF cria novas coordenadorias regionais

Em novembro, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) teve sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), elegendo sua nova diretoria para o biênio 2025-2026. A entidade permanece sob a presidência de Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), tendo Décio Pecin (CNA) como vice-presidente. Para aprofundar ainda mais a sua atuação no País, a ABF ampliou a abrangência de algumas diretorias regionais, criou uma e constituiu novas coordenadorias regionais.

A Regional Minas Gerais da ABF, cuja diretoria continua sob a responsabilidade de Antonio Bortoletto (Clube de Permuta), passa a abranger a partir deste ano também o Espírito Santo. E para auxiliar Bortoletto na gestão, Renan Reis (Farmelhor) é o novo coordenador no Estado. De acordo com a pesquisa da Associação referente ao terceiro trimestre deste ano comparado a 2023, as redes de franquia no Espírito Santo contam com um faturamento de R$ 1,282 bilhão, mais de 3.600 operações de franquias e geram 31.500 empregos diretos. Em Minas Gerais, o setor de franquias conta com mais de 17.900 operações, que empregam 153.200 pessoas diretamente, e com faturamento superior a R$ 6,007 bilhões no período analisado.

Já a ABF Regional Nordeste, que se mantém sob a liderança de Fernando Ribeiro (Sal e Brasa), tem a partir deste ano mais coordenadores nos estados nordestinos e passa a envolver também a Região Norte. Andréa Gomes (Roval) apoiará Ribeiro na gestão da entidade nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba; Pablo Farias (Loucos por Coxinha) coordenará os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão; e João Castilla (Castilla Idiomas) ficará com os estados da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Dados da entidade referentes ao terceiro trimestre de 2024 indicam que o franchising no Norte do país alcançou um faturamento de R$ 3,224 bilhões, mais de 9.500 operações e 80.600 trabalhadores empregados diretos no período. No Nordeste, os números apontam R$ 10,082 bilhões em faturamento, cerca de 28.240 operações de franquias e 240.700 empregos diretos.
Nova diretoria regional Capital e Grande São Paulo
Maior mercado de franquias do Brasil, a cidade e a região metropolitana de São Paulo respondem por um faturamento de R$ 33,793 bilhões, mais de 32,5 mil operações e 286,5 mil empregos diretos, segundo a pesquisa da ABF relativa ao terceiro trimestre de 2024. Para atender esse amplo mercado, a partir deste mês de janeiro de 2025 entra em ação a ABF Regional São Paulo e Grande São Paulo, comandada por Bruno Arena (Casa do Construtor). O executivo deixa a diretoria de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos, assumida pelo antes coordenador da Regional Interior de São Paulo, Felipe Buranello.

A nova diretoria se soma às regionais Centro-Oeste, liderada por Eduardo Santinoni (Açaí Puríssimo) e coordenada por Guilherme Carvalho (QG Jeitinho Caseiro); Interior de São Paulo, sob o comando de Guto Covizzi (Bella Capri Pizzaria) e coordenação de André Gabriel (MoveEdu); Minas Gerais e Espírito Santo, com Antônio Bortoletto na diretoria e coordenação de Renan Reis (Farmelhor); Nordeste e Norte, com Fernando Ribeiro à frente e três coordenadores Andréa Gomes (Roval), Pablo Farias (Loucos por Coxinha) e João Castilla (Castilla Idiomas), e Sul, dirigida por André Belz (Rockfeller Language Center) e coordenada por Leonardo dos Anjos (Anjos Colchões) no Paraná e por Matheus Fell (Quiero Café) no Rio Grande do Sul. Além delas, a entidade conta com a Seccional ABF Rio, presidida por Clodoaldo Nascimento (YES! Idiomas).

De acordo com Rogério Gabriel, diretor de Desenvolvimento de Mercado da ABF, nos últimos dois anos, a Associação deu mais robustez à sua estratégia de expansão regional e avançou de modo importante ao ampliar as diretorias regionais, com novas coordenadorias, cobrindo todo o Brasil. “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a entidade das redes fora do eixo Rio-São Paulo, origem de uma parcela importante do crescimento do setor. Meu papel é dirigir estrategicamente essa atuação ampliada. As franquias ocupam atualmente mais de 60% do território brasileiro, seguem expandindo por todo o país, e a ABF, portanto, segue também apoiando e promovendo o desenvolvimento sustentável do setor”.

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