domingo, maio 18, 2025
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ABA’s Report | Março & Abril 2025

Após 10 anos sendo enviado mensalmente às lideranças de associadas ABA, como forma de conectá-las resumidamente com as entregas e ações da entidade,  o ABA’s Report, ganhou uma versão bimestral aberta ao mercado.

A newsletter institucional da ABA amplia ainda mais o alcance de suas iniciativas, fortalecendo o compromisso da entidade com a governança, o compliance, a transparência e a excelência na condução de sua agenda.

ABA SXSW Insights, by GoAd

Em 03/04, a ABA realizou seu 1º evento de 2025: o ABA SXSW Insights, by GoAd, com o tema “Convergências e colisões da inovação contemporânea”. Em formato virtual, transmitido ao vivo, pelo Zoom, o evento contou com cerca de 500 inscritos e 10 painelistas que refletiram sobre as temáticas e aprendizados de um dos maiores festivais de inovação e criatividade do mundo, o South by Southwest, realizado entre os dias 7 e 15 de março em Austin, no Texas (EUA). Na ocasião, refleti sobre a participação do Brasil no evento – a segunda maior delegação – e a importância desse download feito pela ABA. Na sequência, o cocurador José Saad, da GoAd Media, apresentou: ‘SXSW INSIGHTS: Contexto e territórios temáticos’. Três painéis completaram a programação, reunindo renomadas lideranças do mercado para refletir sobre o festival.

✅Painel 1 – SXSW TAKEAWAYS: O que levamos do festival, com Carolina Braga, do UOL e Heloisa Santana, da AMPRO.
✅Painel 2 – SXSW NA PRÁTICA: Como aplicar os aprendizados nas empresas, com Ana Esteves, Diretora da ABA/ Petrobras; Ana Gabriela Lopes, do iFood; Luciana Bulau, Diretora da ABA/ BRF; e na moderação, Jacqueline Lafloufa, da GoAd Media.
✅Painel 3 – SXSW E BRASIL: Importância estratégica para o mercado nacional, com Andrea Fernandes, da PublicisGroupe; Gabriela Sicito, da Globo; Tracy Mann, International Business Development Brazil do SXSW; e na moderação, José Saad, da GoAd Media.

A ABA dá boas-vindas às suas novas associadas:
Movimentações ABA
A ABA anunciou, em 13/03, as movimentações em sua Diretoria e Conselho para 2025. Sergio Pompilio, se mantém como presidente do Conselho Superior da ABA, agora como conselheiro consultor; Guilherme Martins, da Diageo, antes 1º vice-presidente da Diretoria Nacional, passa a ser copresidente do Conselho Superior. Como novos conselheiros da ABA, assumiram, Daniel Aguado, da Fundação Dom Cabral, e Priya Patel, do Instituto Ayrton Senna. A Diretoria Nacional, presidida por Nelcina Tropardi, do Carrefour, tem agora como 1ª vice-presidente, Ana Carolina Castro, do Banco do Brasil (antes conselheira da ABA). Nathalia Garcia, do Bradesco, passou de conselheira da ABA para vice-presidente da Diretoria. Alessandra Souza, da Stellantis, Fernando Cesário, da ESPM, Marcelo Bronze, da Danone e Samia Chehab, da PepsiCo, assumiram como diretores da entidade. E Fabiola Menezes, da General Mills Brasil e Alexandre Aragão, da Haleon, assumiram como conselheiros. As mudanças são válidas até março de 2026, quando a ABA realizará novas eleições para sua Diretoria e Conselho para o biênio 2026-2028.

  Abril Verde

Abril é o mês da conscientização pela saúde e segurança do trabalho. A ABA apoia as novas regras sobre saúde mental no trabalho e incentiva medidas voltadas à promoção do bem-estar dos profissionais. Para falar sobre o tema com o mercado, a entidade promoveu este mês um webinar que abordou como cultivar práticas para ter mais felicidade na vida pessoal e profissional. Cuidar da saúde mental é um compromisso da ABA. Afinal quem cuida de gente, cuida melhor dos negócios

Impacto Social

 

A ABA vem destacando em suas comunicações, ações de impacto social de suas associadas. Este mês falamos sobre o projeto Batom Inteligente, desenvolvido pelo Grupo Boticário,  representado na Diretoria da ABA por Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding & Comunicação do grupo, em parceria com o CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife: uma tecnologia pioneira e inovadora que utiliza inteligência artificial, visão computacional e robótica para aplicar o batom automaticamente, dando autonomia para pessoas com deficiência visual ou nos membros superiores, promovendo acessibilidade e inclusão para uma beleza diversa. O protótipo venceu, no mês de março, o SXSW Innovation Awards. Saiba mais

Mês das mulheres
No mês das mulheres (março), a ABA relembrou em suas redes sociais, do conteúdo do “Guia para representação responsável de gênero na publicidade”, importante publicação de DE&I, que está disponível para o mercado em seu portal, como forma de apoiar os profissionais de marketing para que suas comunicações de marca não sejam baseadas em estereótipos enraizados na sociedade. A publicação faz parte do compromisso da ABA e da WFA, com a Unstereotype Alliance (Aliança Sem Estereótipos), iniciativa da ONU Mulheres chegou ao Brasil em 2017, com o apoio da ABA e da sua associada Unilever, com o objetivo de conscientizar anunciantes, agências e a indústria da propaganda em geral sobre a importância da representação responsável na publicidade.  Acesse aqui
AGO e 1ª Reunião de Diretoria de 2025

Em 13/03,  a ABA realizou a AGO – Assembleia Geral Ordinária – e 1ª Reunião de Diretoria Nacional de 2025, em formato híbrido, na sede da entidade e em plataforma virtual. O encontro foi conduzido por mim, com apresentação do Relatório de Gestão 2024, da Agenda ABA 2025 e das movimentações na Diretoria e Conselho da entidade que ocorreram neste início de ano. Eliane Parra de Marco, CFO da ABA, pontuou sobre a situação orçamentária de janeiro 2025 e o fechamento de 2024, e apresentou o relatório de auditoria, o parecer do Conselho Fiscal e a aprovação de contas. O encontro contou também com a participação de Dr. Octávio Corrêa, do DTC Advogados, escritório jurídico da ABA, que apresentou sobre ajustes no Estatuto Social da entidade.

 

WFA Global Marketer Week 2025

De 18 a 21/03, participei da WFA Global Marketer Week 2025, principal evento da WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é filiada e sou membro do seu Executive Committee. Este ano o evento foi realizado em Bruxelas, na Bélgica, tendo como anfitriões a UBA Belgium – União de Anunciantes da Bélgica. O maior encontro de marketing do mundo reuniu 2500 profissionais de 40 países e contou com reuniões, fóruns, conferência, palestras e workshops, liderados por membros da WFA, renomados líderes de marketing de grandes anunciantes globais associados à ABA, como P&G, L’Oréal, Diageo e Mastercard – representados na ABA por Guilherme Martins, copresidente do Conselho Superior da ABA e vice-presidente de marketing e inovação da Diageo; Patrick Sabatier, conselheiro da ABA e chief corporate affairs & engagement officer da L’Oréal; e Daniela Rios, diretora da ABA e diretora de Rel. Gov. e Políticas Públicas da P&G – e autores best-sellers e lendas do marketing, como Marcus Collins e Seth Godin. Na ocasião, tive a honra de ser reeleita pela 11ª vez consecutiva para compor o Executive Committee da WFA. Confira mais sobre essa semana repleta de insights e conexões, postados pela WFA e pela ABA.

Mídia Dados Brasil

O Grupo de Mídia de São Paulo, que tem como conselheiro, Antônio Toledano, lançou, no mês de março, a 38ª edição do Mídia Dados Brasil, uma importante ferramenta de trabalho para os profissionais da indústria da comunicação, que traz um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores. Nesta edição, o relatório traz informações sobre diversidade e inclusão, como o censo de diversidade das agências brasileiras; estudos sobre o perfil e o comportamento dos gamers; conteúdos veiculados em TVs conectadas com mapa do consumo dos latinos em smart TVs; retail media; economia da atenção; influenciadores digitais e outras tendências digitais. Saiba mais

Livro: Minha Mãe é um Sucesso

Em 26/03, a ABA esteve presente na Livraria da Vila, em São Paulo, para o lançamento do livro “Minha Mãe é um Sucesso”, que traz relatos sensíveis escritos por 21 mulheres de sucesso no mundo corporativo e por seus filhos, tendo como uma das coautoras, a Presidente da ABA, Nelcina Tropardi, vice-presidente da área jurídica e de assuntos corporativos do Carrefour, associado ABA, e sua filha, Maria Paula. A obra é uma troca entre mães e filhos sobre carreira e maternidade, que traz o olhar inédito dos filhos sobre a jornada profissional de suas mães – que costuma ser bem mais generoso e empático do que elas – rodeadas por tantas cobranças e culpas – imaginam. A obra é organizada pela executiva Maria Alicia Lima Peralta, tem prefácio de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, associado ABA, e parte da renda será destinada ao Grupo Mulheres do Brasil. Representaram a ABA no lançamento, Eliane Parra de Marco, Marcia Santos e eu.

Melhores CMOs do Brasil 2025

A ABA parabeniza seu diretor, Marcelo Bronze, da Danone, e os outros seis líderes de associadas da entidade, André Britto, da Bauducco; Carla Mita, da Visa; Marcel Sacco, da BRF; Marcio Carvalho, da Claro; Tatiana Ponce, da Natura e Avon; e Ted Ketterer, da Coca-Cola Brasil, escolhidos para a ‘Lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2025’. 👏Os 10 executivos escolhidos pela revista, ajudaram a levar suas marcas a patamares ainda mais altos em parâmetros como alcance, reconhecimento, vendas e valor de mercado. Saiba mais

 

Report SXSW 2025, by GoAd

A GoAd, parceira da ABA, lançou no mês de março, seu report “SXSW Insights 2025”, feito a partir da curadoria afiada do seu time em Austin, no Texas, liderado pelo Head de Insights, José Saad Neto, parceiro da ABA no download do evento no Brasil. Um relatório com análises sobre os nomes e movimentos exponenciais do evento, o contexto macrotemático, principais eixos transversais e projetos destacados, feito a partir da cobertura de palestras, debates, entrevistas e social listening, para quem quer ter um amplo olhar sobre tudo o que teve no South by Southwest deste ano. O paper tem oferecimento do UOL e apoio da ABA. Saiba mais

 

Clube CMO

Mais dois encontros do Clube CMO, iniciativa de Marcelo Tripoli, da Zmes, e da EXAME, que tem apoio da ABA, foram realizados em março e abril. O 2º encontro de 2025 teve como tema “CTMO: Como a tecnologia está reescrevendo o papel do líder de marketing”, e reuniu mais de 30 CMOs das maiores empresas brasileiras, no dia 25/03, na Fábrica de Dengo, em São Paulo. O painel contou com a mediação de Bruno Leonardo, vice-presidente da EXAME, e a participação de Daniela Zylberkan, head de marketing do Ifood Benefícios, marca do Ifood, associado ABA, e Carlos Alves , vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo. O 3º encontro de 2025 foi realizado em 24/04, com o tema “Como um executivo de marketing chega à cadeira de CEO?”, e contou com um bate-papo entre Marcelo Tripoli; Danielle Bibas, CEO da Pierre Fabre; e Poliana Sousa, CEO da General Mills, associada ABA, sobre os caminhos e obstáculos para essa transição de carreira de diretores de marketing para o cargo mais alto das empresas, com foco em finanças, estratégia e liderança humana. O Clube CMO é destinado a líderes de marketing das organizações. Podem participar CMOs, vice-presidentes e diretores que sejam insight-first, pessoas curiosas que buscam troca de conhecimento sobre o mercado publicitário. Os novos associados são selecionados pela diretoria da EXAME e da Zmes , além de um comitê executivo convidado. Saiba mais

 

FIPP Insider São Paulo

A Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas, representada por sua diretora-executiva, Regina Bucco, e a FIPP – Global Magazine Association – apresentam, pela primeira vez na capital paulista, o FIPP Insider São Paulo, um encontro essencial para o mercado de mídia da América Latina, que será realizado em 05/06, no Campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo. Palestrantes locais e internacionais se juntam para compartilhar conhecimento e incentivar discussões sobre as mais recentes inovações e tendências que moldam o futuro da mídia, como transformação digital, crescimento de assinaturas e inovação na mídia. A ABA estará presente com representantes de suas associadas, Sharon Harrison, head de mídia da BRF; Rafael Jones, diretor de mídia & effectiveness LATAM da Haleon; e Débora Dauanny, head of media Latam da Stellantis, em painel moderado por Ana Carolina Castro, 1ª vice-presidente da entidade e gerente executiva de marketing digital do Banco do Brasil.🚀As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Saiba mais

 

Marketing Best 2025

Hoje, 30/04, é o último dia para se inscrever no Marketing Best 2025, a mais tradicional premiação de marketing do mercado brasileiro, realizada pelo propmark e que tem apoio da ABA. Serão 21 categorias em julgamento, sendo que os cases considerados ótimos serão declarados vencedores – haverá apenas um vencedor por categoria. Uma das novidades da edição de 2025 é que o júri do prêmio será formado por seis jornalistas do veículo, um diretor da Editora Referência e dois jornalistas convidados. O julgamento se norteará por critérios objetivos: (i) Desafio/Problema; (ii) Estratégia; (iii) Execução; e (iv) Criatividade. Os vencedores serão revelados em maio, com cobertura nos canais digitais do jornal propmark e na versão impressa. Saiba mais

Eventos

 

 

1º Webinar de 2025

A ABA realizou em 27/03, o 1º Webinar de 2025, exclusivo para associados, com o tema: “Os limites concorrenciais do benchmarking: racionalidade econômica e compliance”, que teve como guest speaker, Dr. Gabriel Dias, sócio da Magalhães e Dias Advocacia. O encontro foi promovido pelos Comitês Jurídico e de Mídia da entidade, e contou com palavras de Ana Carolina Pescarmona, Presidente do Comitê Jurídico da ABA e Legal Senior Executive Director Latin America da Coty. Dr. Gabriel apresentou sobre as recentes investigações de entidades concorrenciais em todo o mundo sobre o compartilhamento de dados sensíveis entre empresas, o que poderia levar à uniformização de práticas no mercado, prejudicando a concorrência; discorreu sobre os principais riscos atrelados ao benchmarking que podem ser interpretados como anticompetitivos; e indicou boas práticas para essa atividade, como evitar a formação de grupos de benchmark exclusivamente entre empresas do mesmo ramo (concorrentes diretos), instituir compliance officer para supervisionar as interações e a atuação do grupo e promover treinamentos internos nas empresas sobre “do’s and don’ts” da troca de informações com terceiros.

O webinar está na área restrita do site da ABA exclusiva para associados.

2º Webinar ABA 2025

Em 23/04, a ABA realizou seu  2º Webinar de 2025, aberto ao mercado, com o tema: “Felicidade se aprende: a ciência e a prática do bem-estar integral”, reforçando seu compromisso na promoção da saúde mental e bem-estar. Além disso, aqui no Brasil, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou recentemente alterações na NR-1 que determinam que o Programa de Gerenciamento de Riscos das empresas identifique e combata os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Para falar sobre o tema, o encontro contou com a participação de Henrique Bueno, do Wholebeing Institute Brasil, que explicou que a relação entre felicidade e trabalho é intuitiva, que pessoas felizes trabalham além das descrições de suas funções e não pensam em mudar de empresa, mesmo que o salário seja maior. O especialista apresentou dados que atestam essa relação: funcionários mais felizes são 31% mais produtivos; empresas mais felizes inovam 300% mais e reportam 51% menos turnover e 125% menos burnout. E reforçou a importância de as empresas enxergarem, além do custo financeiro, o impacto positivo da felicidade na diminuição dos afastamentos, implementando açoes de longo prazo e mudança cultural, começando pelas altas lideranças.Henrique explicou que a felicidade deve ser vista como uma habilidade a ser desenvolvida e ensinou práticas e hábitos conscientes que podem ser incluídos na rotina e que contribuem para uma vida mais feliz.

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Inscreva-se: 3º Webinar ABA!

O 3º Webinar de 2025 da ABA, com o tema, “Guia ABA de Métricas OOH: os fundamentos da audiência, conceitos e soluções para uma campanha eficiente”, será realizado em 07 de maio, das 9h às 10h via plataforma Zoom. O encontro terá como guest speaker, Marco Frade, diretor-executivo do MapaOOH, que abordará os fundamentos de audiência no OOH; de deslocamentos urbanos; de soluções pioneiras, como o uso de sensores para coleta e processamento de dados em tempo real; da diferenciação entre métricas tradicionais e novas abordagens para mensuração de impacto e efetividade; e de três metodologias globalmente adotadas pelos mercados mais desenvolvidos em métricas ao redor do mundo. Na ocasião, a ABA lançará seu 1º guia de 2025, uma versão atualizada do “Guia ABA de Métricas OOH”, Sponsor Comitê de Mídia da ABA, em parceria com a MapaOOH.

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Advocacy

Conheça as frentes de Advocacy em que a ABA articulou, monitorou e atuou nas últimas semanas. A iniciativa é liderada pelos Comitês Jurídico e de Relações Governamentais, presididos, respectivamente, por Ana Carolina Pescarmona, da Coty, e Renato Megda, da Kimberly Clark, com apoio da Foco Relações Governamentais e da Magalhães e Dias Advocacia.

Durante o primeiro ano da nova gestão, Dra. Eliane Quintella, da Softys, e Daniela Rios, da P&G, seguem contribuindo com estes fóruns, que presidiram nos últimos anos, na posição de sponsors.

Conheça a Matriz de Papéis e Responsabilidades da ABA, correspondente a estrutura atual de nosso Pilar de Advocacy

 

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Relações Internacionais

Confira as principais notícias e novidades da WFA – World Federation of Advertisers, entidade global que reúne mais de uma centena dos principais anunciantes do mundo, e integra 60 associações nacionais, em 6 continentes, concentrando um total de 90% dos investimentos publicitários no mundo, aproximadamente US$ 1 trilhão. Eu pessoalmente integro o Executive Committee da WFA, representando a ABA e o Brasil, e é através dessa parceria que garantimos alinhamento entre os posicionamento local e global, promovemos inúmeras iniciativas e boas práticas globais no mercado brasileiro.

 

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ABA & CONAR

Conheça detalhes do GT Digital, fórum no qual a ABA se engajou no CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, para discussão de temas acerca do mundo digital, como influenciadores, apostas esportivas e sustentabilidade.

Neste bimestre, como principal destaque de nossa atuação junto ao CONAR, após mais de dois anos do pleito da ABA, liderado por nosso GT Marketing Responsável – Bebidas Alcoólicas, recebemos em 27/11, a confirmação sobre a instalação do Comitê da Publicidade de Bebidas Alcoólicas pelo CONAR, que contará com 4 de nossos representantes, que possuem a responsabilidade de analisar as demandas e a eventual necessidade de atualização das regras, analisando a adaptação aos novos formatos e transformações da publicidade e do segmento de bebidas alcoólicas.Conheça detalhes do GT Digital, fórum este que a ABA se engajou no CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, para discussão de temas acerca do mundo digital, como influenciadores, apostas esportivas, entre outros.

 

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ABA & CENP

Através de nossos 12 representantes no Conselho Superior, Diretoria Executiva e Grupos de Trabalho do CENP, a ABA tem participado de uma intensa agenda de reuniões, as quais os convidamos a conhecer.

 

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ABA na Mídia

 

Coluna M&C: dia das mulheres

Nelcina Tropardi, presidente da ABA/ Carrefour, Camila Ribeiro, conselheira da ABA/ TIM, Renata Vieira, diretora da ABA/ Mondelez, Maria Merçon, do associado ABA, GPA, e Flávia Martins, do Pacto Global, foram as convidadas da semana de 03/03 da Coluna M&C de João Faria, especial para a semana do Dia Internacional das Mulheres. Em boletins diários, as executivas falaram sobre os desafios da liderança de marketing feminina, como ampliar a presença feminina no setor e muito mais.As entrevistas foram ao ar na Rádio Eldorado FM (107,3).

 

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ABA no Grandes Nomes da Propaganda

Em 6/3 fui entrevistada por Raul Nogueira Filho para o programa Grandes Nomes da Propaganda no Canal Markket, onde fiz um balanço dos 65 anos da ABA, comemorados em 2024; falei sobre a Agenda ABA 2025; as expectativas para o mercado de anunciantes; o terceiro ano da Confraria das Mulheres Dirigentes de Entidades; e destaquei o protagonismo colaborativo da ABA e seu relacionamento com 50 entidades do setor e diversos parceiros, além da importância da união de todo ecossistema de marketing e comunicação.

 

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VLK: homenagem ao dia das mulheres

Fui uma das homenageadas pelo VLK Advogados, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres. O escritório conversou com mulheres inspiradoras que compartilharam suas visões sobre a essencialidade da equidade de gênero na transformação digital, inovação responsável e governança ética, e fez um convite ao mercado para se juntar a esse movimento, amplificando vozes e construindo um futuro mais inclusivo, diverso e inovador.

 

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Propmark: Dia Internacional das Mulheres

Eu e mais 13 executivas do mercado de comunicação fomos entrevistadas pelo propmark de 10/3 para uma matéria em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, na qual discorremos sobre nossas trajetórias e desafios na carreira, sobre liderança feminina e as mudanças necessárias para promoção da equidade no mercado de comunicação.

 

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Confraria no propmark

A Confraria das Mulheres Dirigentes de Entidades, iniciativa da ABA, foi citada no artigo de Patrícia Alexandre, diretora-executiva do Sinapro, publicado em 10/03 no propmark, em que ela reflete sobre “O avanço das mulheres à frente das entidades empresariais”.

 

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Luciana Bülau: insights do SXSW 2025

Luciana Bülau, diretora da ABA e gerente-executiva de Marketing da Sadia/BRF, discorreu sobre os insights do SXSW 2025 em artigo publicado em 12/03, no Meio & Mensagem, intitulado: “Inteligência Artificial e Conexões Humanas – O novo denominador do Marketing”.

 

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Movimentações no Conselho e Diretoria ABA

As movimentações na Diretoria e Conselho da ABA, anunciadas em 13/03, em sua AGO – Assembleia Geral Ordinária – e 1ª Reunião de Diretoria Nacional de 2025, foram noticiadas por diversos portais, como: Estadão, Marcas pelo Mundo, Grandes Nomes da Propaganda, TelaViva e Portal da Propaganda.

 

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Relacionamento entre marcas e agências

Em 17/03, fui uma das entrevistadas pelo propmark para falar sobre o processo de transformação no relacionamento entre marcas e agências. Na entrevista, destaquei o “Guia ABA sobre o futuro modelo das agências”, uma publicação da WFA e da MediaSense, publicada pela ABA em 2024, que traz uma análise sobre os diferentes modelos de parceria utilizados pelos principais anunciantes e como essas estruturas estão evoluindo para atender às demandas do futuro ecossistema de mídia. A nova pesquisa da WFA mostrou uma crescente busca por modelos mais integrados, com 35% dos anunciantes optando por simplificar suas operações por meio da consolidação de parceiros. Esse movimento visa a garantir maior consistência e melhor aproveitamento das capacidades globais das agências.

Leia a matéria completa

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Daniel Aguado fala sobre rebranding e novo campus da FDC

Daniel Aguado, conselheiro da ABA e diretor de marketing da Fundação Dom Cabral, explicou sobre o rebranding da instituição, uma evolução para marcar os 50 anos de história da FDC, e a inauguração do novo campus na Vila Olímpia, em São Paulo, em entrevista publicada no UOL, parceiro estratégico ABA, em 18/03.

 

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Guia ABA de Métricas de OOH

A edição de 21/04 do propmark trouxe  matéria sobre o “Guia ABA de Métricas OOH”, que será lançado pela ABA em seu 3º webinar de 2025, em 7/5, com entrevista comigo e com Marco Frade, diretor-executivo do MapaOOH, parceiro da entidade na elaboração do guia e guest speaker do webinar, sobre a importância da padronização de métricas de OOH para impulsionar a evolução do mercado e como essa metodologia proposta no guia da ABA posiciona o país como pioneiro no tema na América Latina.

Proteção de crianças e adolescentes

O propmark publicou, em 23/04, artigo de Ana Carolina Pescarmona, presidente do Comitê Jurídico da ABA/Coty, intitulado “A proteção das crianças e adolescentes no ambiente digital”, em que ela discorreu sobre o posicionamento da ABA na promoção do marketing responsável para o público infanto-juvenil, promovendo uma comunicação ética, transparente e alinhada ao desenvolvimento saudável das novas gerações.

 

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ABA na WFA Global Marketer Week 2025

O propmark de 24/03 publicou meu artigo intitulado: “ABA na WFA Global Marketer Week 2025: o futuro do marketing passa por aqui”, em que discorri sobre as vivências, experiências, conexões e aprendizados no maior evento de marketing do mundo, realizado de 18 a 21 de março. Temas como inteligência artificial, DE&I, mídia, sourcing, procurement, policy, better marketing e marketing de influência, fizeram parte da agenda da GMW 2025 e são refletidos no meu artigo. “Fazer parte do Executive Committee da WFA coloca a ABA numa posição de influência em discussões globais que afetam o marketing, permite que a entidade esteja ainda mais perto das estratégias e melhores práticas globais sobre as principais tendências que estão moldando o mercado e analisar as iniciativas, conteúdos e boas práticas da WFA que podem ser trazidas ao Brasil e compartilhadas com nossos associados e com o mercado, garantindo que os profissionais brasileiros estejam à frente das mudanças, tendências e inovações que impactam o setor e prepara-los para competir em nível mundial.”

 

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Ionah Kochen & Influencer Nestlé

Ionah Kochen, diretora da ABA e vice-presidente de marketing, comunicação e assuntos institucionais da Nestlé, foi entrevistada pelo programa Money Times, da Times Brasil – CNBC, para falar sobre as estratégias de marketing de influência da Nestlé, que está apostando em seus próprios colaboradores com o programa ‘Influencer Nestlé’. Ionah discorreu sobre a legitimidade e o potencial da equipe que atua como influenciadora para impulsionar a comunicação e os produtos da Nestlé. O programa foi exibido em 25/03.

 

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Women to Watch Summit

Nathalia Garcia, vice-presidente da ABA e diretora de marketing do Bradesco; Camila Ribeiro, Conselheira da ABA e diretora de advertising & brand management da Tim; e Camila Novaes, diretora de marketing da Visa, associada ABA, participaram do painel “Performance, construção de marca e falsas dicotomias”, moderado por Renato Camargo, vice-presidente de clientes na Pague Menos, no Women to Watch Summit 2025, realizado em 26/03, no Hotel Unique, em São Paulo.

 

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Luciana Bülau: o poder dos fandoms

Luciana Bülau, diretora da ABA e gerente-executiva de marca da BRF/Sadia, foi destaque em artigo publicado, em 04/04, no Mundo do Marketing, onde discorreu sobre “Lovebrands: o poder dos fandoms na construção de lealdade de marca.” “Fandoms impulsionam tendências, geram identificação, promovem participação ativa de nichos e movimentam a economia de diversos mercados. No passado analógico, eram chamados de fã clubes. Hoje, ganham força digital que não pode ser ignorada”, comentou Luciana.

 

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Guilherme Martins: Diageo e a cultura etílica

Guilherme Martins, copresidente do conselho superior da ABA e vice-presidente de marketing e inovação da Diageo, foi entrevistado pelo Meio & Mensagem para falar sobre as estratégias de marketing da companhia que está redefinindo o mercado de destilados. Na reportagem intitulada “Moldando a cultura etílica”, o executivo explicou sobre como a marca vem ajudando os brasileiros a beberem melhor, não mais, e os investimentos em experiências que despertam aspiração e desejo e os planos para o futuro.

Anúncio ABA SXSW Insights, by GoAd

O anúncio do evento “ABA SXSW Insights, by GoAd”, realizado em 03/04 pela ABA, foi veiculado nas edições impressas do propmark de 24 e 31/03.

 

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Publicidade em patamar superior

Fui uma das entrevistadas pelo Meio & Mensagem para a reportagem “Patamar Superior”, que ouviu líderes de diversos players do mercado, como entidades, agências e anunciantes, sobre o crescimento de compra de mídia publicitária – segundo relatório Cenp-Meios, em 2024 foi de R$ 26,3 bilhões, mais de 12% sobre 2023 – e expectativas para o mercado este ano. “Estamos presenciando muito mais do que recuperação pós-pandemia: a publicidade brasileira está escrevendo um novo capítulo. As marcas estão se conectando com seus públicos de maneiras diferentes, com mais personalização, autenticidade e humanidade.”

A reportagem completa está disponível na edição de 07/04 do Meio & Mensagem.

Inspiração: Blog do Adonis

Em 07/04, fui destaque na coluna Inspiração de Adonis Alonso, em seu Blog do Adonis, onde relembrei as campanhas que inspiraram minha carreira no marketing publicitário e refleti sobre o poder da propaganda em conectar pessoas através de experiências sensoriais e emocionais.

 

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A nova era da publicidade

Em 14/04, o propmark publicou meu artigo “A nova era da publicidade é humana, inteligente e comunitária”, em que refleti sobre o crescimento do setor publicitário em 2024 e as tendências e oportunidades para as marcas em 2025, como DOOH, retail media, IA, live marketing, marketing de influência e a força das comunidades nas redes sociais. “Aliar inteligência artificial à criatividade humana, à empatia e à estratégia, será a grande força motriz para que as marcas continuem impactando e encantando seus públicos em 2025. Será o ano da publicidade mais conectada, porém mais humana e socialmente consciente. Estamos otimistas por aqui!”

 

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FIPP Insider São Paulo

O propmark de 28/04 noticiou que a ABA é apoiadora do FIPP Insider São Paulo, evento que promoverá discussões sobre as inovações para publishers e tendências que moldam o futuro da mídia, e que será realizado pela 1ª vez no Brasil, organizado pela Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas, representada por sua diretora-executiva, Regina Bucco – e pela FIPP – Global Magazine Association, no dia 05/06, no Campus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo.

 

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