A ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, anunciou a contratação de Alexandre Gibotti para o cargo de diretor-executivo da entidade. Gibotti integra a ABAP com o desafio de auxiliar no processo de modernização que a entidade vem conduzindo nos últimos 12 meses para acompanhar as transformações do segmento e promover as melhores práticas do mercado.
“A chegada de Gibotti será fundamental para ampliarmos o diálogo fluido e transparente com as diversas entidades da área de comunicação brasileira. E para fortalecer ainda mais o nosso movimento que visa recolocar a nossa atividade no lugar de respeito que sempre mereceu. Uma atividade que é grande geradora de riquezas para o país”, diz Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP.
Entre as metas para os próximos meses estão discussões e feitos muito importantes para a atividade, como a implantação de um protocolo de compliance para agências, a nova Lei de segurança de dados, modelos de concorrências mais transparentes e também a atualização do modelo de remuneração.
“É uma honra integrar uma entidade que, ano que vem, completa 70 anos de serviços prestados à publicidade e à comunicação. Um dos desafios iniciais é contribuir para a aceleração da transformação digital plenamente alinhada com a regulamentação do mercado. O ambiente empresarial será mais saudável quando todos os players entenderem a importância das leis vigentes no país”, explica Gibotti.
O executivo substituirá Décio Vomero, que seguirá como consultor da ABAP. “Décio foi o coração da ABAP nesses últimos 21 anos e só temos que agradecer o seu empenho implacável em defesa da nossa atividade. Sua permanência como consultor da entidade é motivo de orgulho para nós e fundamental para o sucesso dos novos desafios que temos pela frente”, diz D´Andrea.
Com passagens como diretor de mídia digital da Ogilvy Brasil, diretor comercial da StarMedia Networks e co-fundador da Hipermídia Agência Digital, a primeira agência digital brasileira, Gibotti foi um dos fundadores e foi ex-diretor-executivo da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (ABRADi). Cursou Publicidade e Rádio/TV na Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Varejo pela FIA/USP.
Nos últimos anos Gibotti conduziu projetos e discussões relevantes para o mercado de comunicação. O modelo de edital de licitação para a escolha de agências digitais para atenderem o Governo Federal, por exemplo, passou por alterações para possibilitar uma escolha mais meritocrática. Além disso, a construção do “Código de Conduta para Agentes Digitais em Campanhas Eleitorais” é vista como um marco para as empresas e os profissionais saberem como atuar nas redes nas próximas eleições.