Associação Brasileira de Anunciantes, venceu no dia 07 de abril, durante jantar de gala na WFA Global Marketer Conference Week, em Atenas, o prêmio WFA President’s Awards de honra ao mérito por ser o 1º país a lançar a iniciativa da GARM, através do “Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação”.
A ABA foi pioneira globalmente na implementação local do conceito GARM, iniciando esta dinâmica pela tradução e tropicalização do guia “GARM: Brand Safety Floor + Suitability Framework”, em abril de 2021. Foram muitos os envolvidos na organização deste guia. Contamos com o apoio e a participação do CEO da WFA, Stephan Lorke, de nossa presidente Nelcina Tropardi (AKIPOSSO+) e dos líderes dos Comitês de Mídia, Jurídico e de Relações Governamentais, respectivamente, Marco Frade (Diageo), Dra. Eliane Quintella (Softys) e Daniela Rios (P&G). Esta iniciativa visa o combate à disseminação de conteúdos nocivos e/ou prejudiciais na Internet. Para a implementação no Brasil, a ABA se articulou localmente com as lideranças das plataformas Facebook, Google, Twitter e Yahoo, e convidou ABAP e IAB para apoiarem o guia. A WFA (World Federation of Advertisers) é a entidade global que representa os anunciantes, a qual a ABA é associada. O prêmio foi recebido por Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, que na ocasião também foi reeleita pelo oitavo ano consecutivo como membro do Executive Committee da WFA. “Recebi o prêmio com muita emoção agradecendo a WFA, em especial ao seu CEO Stephan Loerke e ao presidente Raja Rajamannar (Mastercard), pelo aprendizado sobre tendências e boas práticas globais; à Diretoria e Conselho da ABA, representados por Nelcina Tropardi (AKIPOSSO+) e Sergio Pompilio (Johnson & Johnson); ao time executivo da ABA, pela dedicação diária aos seus mais de 130 associados; aos 16 parceiros estratégicos; além de minha família, pelo apoio incondicional durante os quase oito anos em que estou à frente da ABA”, relembra Martinelli. O guia tem como objetivo fornecer ao ecossistema publicitário a estrutura para diferenciar e localizar conteúdo online seguros e nocivos e/ou prejudiciais na iminência de resguardar o potencial positivo do digital e, com isso, promover a transparência perante a identificação e a classificação de tais conteúdos. “A incansável articulação com os nossos parceiros, uma estratégia de advocacia consistente e coerente com agências governamentais brasileiras, além de um forte trabalho de divulgação, nos permitiram chegar a este resultado: as melhores práticas do mercado formuladas ao lado de parceiros reconhecidos em suas expertises”, diz Sandra Martinelli. A Global Marketer Conference Week 2022 é o principal evento da WFA, que foi realizado de 4 a 7 de abril, em Atenas, reunindo cerca de 800 profissionais de marketing de todo o mundo, do mais alto perfil, além de líderes do pensamento da indústria, com objetivo de promover a integração de pilares como a eficácia criativa e sustentabilidade. As mudanças do ecossistema digital, responsabilidade coletiva, métricas de mídia e novas tecnologias, como o tão falado metaverso, foram alguns dos temas abordados na agenda. O Executive Committee da WFA se reúne trimestralmente para discutir as prioridades e orientar a estratégia da WFA e é composto por representantes das empresas anunciantes associadas e das associações nacionais, eleitos anualmente. A WFA integra 66 associações nacionais, presentes nos seis continentes, e mais de 100 empresas globais associadas, que representam mais de 1 trilhão de dólares em investimento em mídia anualmente. A ABA, como filiada da WFA e membro do Executive Committee, segue uma agenda alinhada com as prioridades e estratégia da sua “nave mãe” para 2022. Temas como ESG, com destaque para sustentabilidade, diversidade e inclusão, já fazem parte das iniciativas da entidade há alguns anos e continuam mais do que vivos este ano, pautando as iniciativas da entidade em um momento em que lucro e propósito precisam andar juntos e que os consumidores e colaboradores exigem práticas éticas e sustentáveis das marcas. A WFA Global Marketer Conference Week 2022 reuniu grandes nomes da indústria de marketing, que ofereceram insights sobre como construíram suas marcas, onde encontraram suas inspirações e como superaram os desafios diante um mundo em constante transformação, com excesso de comunicações e conexões, onde o caminho para chamar atenção do consumidor é cada vez mais difícil. “Foram dias convivendo com as mentes mais brilhantes do setor, que compartilharam insights incomparáveis e lideranças de pensamentos sobre como os profissionais de marketing podem ser uma força positiva para a mudança à medida em que o mundo procura se recuperar da pandemia. Encerramos nossa participação com chave de ouro e o troféu nas mãos. A WFA Global Marketer Conference Week 2022 nos reforçou aquela velha mensagem de que o futuro do mundo depende de nós, mas com um novo olhar de que, mais do que nunca, a responsabilidade é coletiva. A mudança está em nossas mãos! Essa homenagem corrobora nosso compromisso coletivo em disseminar as boas práticas aos anunciantes e ao mercado brasileiro e de que estamos no caminho certo, cumprindo nosso propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, finaliza Martinelli.