Encontro reuniu lideranças da Entidade para refletir sobre as entregas de 2022 e o planejamento de 2023, além de marcar mais duas entregas ao mercado: o “Caderno sobre Contratos de Mídia para Anunciantes” e o “Anuário ABA 2022”.
A ABA — Associação Brasileira de Anunciantes — realizou ontem (24/11), em formato híbrido em sua sede e via plataforma Zoom, a Reunião Anual do Conselho Superior, presidido por Sérgio Pompilio, vice president of government Affairs & Policy LATAM da Johnson & Johnson, e co-presidido por Patricia Borges, executive vice-president da Diageo.
A reunião contou com a presença de cerca de 40 líderes da Associação, entre diretores, conselheiros e presidentes dos Comitês da Entidade. Sergio Pompilio, que este ano foi indicado pela ABA e eleito por unanimidade para a presidência do Conar — Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, deu início à reunião destacando que “as nossas lideranças veem a indústria publicitária como um caminho para o fortalecimento da democracia, da defesa da liberdade de expressão e da livre concorrência, bem como o fortalecimento da governança da ABA e de suas parcerias com o mercado.
com esforço contínuo corroboram com o importante papel da entidade como uma bússola que guia os anunciantes às boas práticas”. Pompilio também citou a importante liderança da ABA na criação do “Movimento Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro”, que resultou na publicação do “Guia de melhores práticas ao mercado publicitário: por uma publicidade livre, pujante, transparente, ética e responsável!” como uma das iniciativas mais importantes da Entidade nos últimos anos.
A reunião contou com a participação de Ana Fontes, Fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), autora do livro “Negócios: um assunto de mulheres — a força transformadora do empreendedorismo feminino” e capa da edição atual da revista Forbes, como guest speaker para discorrer sobre a força transformadora do empreendedorismo feminino. Na sequência, Paulo Neves, CFO da ABA, apresentou a situação orçamentária da Entidade até outubro de 2022 e o orçamento de 2023.
O encontro também marcou o lançamento do “Caderno sobre Contratos de Mídia para Anunciantes”, uma entrega de três Comitês da ABA, Mídia, Jurídico e de Sourcing, presididos respectivamente por Marco Frade, head of Media & Precision Factory da Diageo Brasil; Eliane Quintella, diretora jurídica, de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade na Softys Brasil, e Lívia de Barros, gerente de Compras de Marketing e Retail da L’Oréal.
O guia é uma tradução livre de sua versão original da WFA e tem como objetivo disseminar as boas práticas em escala global para os anunciantes. Com base em 10 áreas prioritárias, passando pelos desafios da mídia, modelos transparentes na compra de mídia programática e gestão de dados, o documento traz reflexões orientativas sobre o contrato principal de serviços a ser firmado entre as partes.
Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA, apresentou os destaques de agenda da ABA dos últimos três meses, como o lançamento do livro “Mobilizando o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, assinado por 16 coautores líderes da Entidade. A realização do ABA Summit 2022 — “Por um futuro mais humano”, com cocuradoria de Edmar Bulla, da Croma, reuniu 12 palestrantes e contou com cerca de 500 inscritos online e presenciais no Teatro Unibes Cultural.
O 7º Webinar ABA, com José Saad, da GoAd, apresentou o paper “Marketing Insights 2023” em primeira mão para os associados. A realização do 6º evento #ABAforadaABA, patrocinado pela Comscore e Samsung Ads, com cerca de 50 participantes do mercado, e o lançamento da versão atualizada do “Guia dos Padrões de Brand Safety + Estrutura de Adequação 2022”, assinado por Google, Meta, Yahoo, TikTok e Twitter, além de ABAP e IAB, incluindo nesta versão diretrizes de desinformação a partir da experiência vivida durante a pandemia e os conflitos entre Rússia e Ucrânia.
Martinelli também pontuou o importante trabalho do pilar de Advocacy, que neste ano atuou em mais de 80 frentes, e apresentou o planejamento ABA para 2023. “Preenchemos 100% das vagas para representantes da ABA no Conar, organização de extrema importância para o norteamento ético nas comunicações publicitária. Todas essas entregas e conquistas corroboram para o importante papel desta gestão na luta por um mercado publicitário mais ético, pujante e responsável. E nós reunimos tudo isso no Anuário ABA 2022, que lançamos hoje e que materializa como a ABA vem colocando em prática uma agenda proativa, exercitando sua vocação para protagonismo colaborativo e cumprindo seu propósito de ‘mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade’”, completa Sandra Martinelli.
Patrícia Borges destacou que a ABA está sempre em busca das melhores soluções, realiza entregas significativas ao mercado publicitário que vão desde grandes eventos, webinares, livros e guias para apoiar os anunciantes diante das transformações que vem ocorrendo, e que impactam o marketing e a publicidade. “Tudo isso é fruto da coconstrução de lideranças e parcerias com o mercado, que compartilham dos mesmos valores da ABA em prol de um marketing disruptivo, diverso, sustentável e responsável. Cada vez mais, os profissionais de marketing precisam ser criativos e inovadores e, para isso, é preciso investir em políticas e iniciativas de diversidade e inclusão. Temas esses, que fazem parte da agenda disruptiva da ABA e são fundamentais para apoiar as empresas na criação de uma cultura de ESG genuína”.
Sergio Pompilio encerrou a reunião agradecendo a presença de todos.