No próximo dia 23 de outubro, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo, a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realiza a edição 2018 do ABA Summit. O evento tem como proposta abordar o novo papel do marketing na era do propósito.
“A ABA tem como propósito o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade, e possui papel fundamental no desenvolvimento e geração de valor para as empresas associadas e o mercado. Assim, trouxemos para o ABA Summit 2018 um cenário que envolverá, não só o debate sobre o desafio do Marketing e a definição de propósitos pelas marcas, mas também as formas inovadoras de abordagem dos consumidores com vozes próprias e percepções globais. Uma transformação nos formatos de aderência e engajamento, resultantes dos meios digitais, da diversidade de gêneros e causas das marcas”, ressalta João Branco, Diretor de Marketing do McDonald´s e Presidente da ABA.
O primeiro painel traz como tema “O Futuro do marketing na visão dos líderes”. Nomes como John Rodgerson, presidente da Azul, Juliana Azevedo, CEO da P&G, Marcio Utsch, CEO da Alpargatas, e Paula Lindenberg, VP de Marketing da Ambev, debatem sobre esse cenário desafiador para transformar o mercado, lidando com as novas formas de conteúdo e perfil de consumidor, para a real continuidade das marcas e seus negócios.
Na sequência, acontecerá a cerimônia de entrega do Prêmio ABAcademy ESPM FIAT. Momento importante para a ABA, que marca o resultado de um projeto idealizado, em 2015/16, liderado por João Campos, Presidente da PepsiCo Alimentos e do Conselho Superior da ABA, e ex-presidente da entidade, que foi compartilhado por João Ciaco, Diretor de Brand Marketing, Comunicação e Sustentabilidade América Latina da FCA – FIAT e Conselheiro da ABA; e Dalton Pastore, Presidente da ESPM. Os três grupos vencedores integrados por alunos da pós-graduação da ESPM, apresentam as melhores soluções ao briefing definido pela FIAT.
Como prêmio, o 1º grupo colocado fará uma visita técnica à FCA Detroit. O 2º grupo visitará a planta da FCA em Pernambuco, e o 3º grupo receberá quatro tablets.
Como os profissionais lidam com fenômenos como a economia criativa e pontos cruciais da agenda social, incluindo questões de gênero, diversidade e sustentabilidade serão debatidos nos painéis “Economia Criativa e a Era Digital” e “Mulheres e Diversidade”.
Entre os nomes confirmados estão Christian de Castro, Diretor-Presidente da Ancine e o palestrante internacional, Jamie Barnard, Global General Counsel – Marketing, Media & eCommerce da Unilever. Presentes, também, no evento, Isabel Aquino, Diretora de Planejamento da Heads Propaganda, Ana Cortat, CoFounder Hybrid Colab.Strategy, Danielle Bibas, VP Global de Comunicação e Marca da Avon e Conselheira da ABA.
Como um dos destaques será lançado pela ABA o “Guia GDPR para Profissionais de Marketing”, desenvolvido pela WFA, e adotado no Brasil pela ABA por meio de seu Comitê Jurídico, com apresentação da Dra.Vanessa Vilar, Legal Director LATAM – Cluster Category Counsel da Unilever e Presidente do Comitê Jurídico. O documento apresenta cinco aspectos fundamentais, que têm como objetivo auxiliar os gestores de marcas em relação aos impactos da Lei de Proteção de Dados da União Europeia e Brasileira.
“As marcas estão enfrentando o maior de todos os desafios ante a necessidade de serem cada vez mais atuantes, em um cenário onde devem ajudar a repensar a sociedade, proporcionando as ferramentas de transformação. Nesse contexto, o marketing centrado no ser humano precisa subir a um novo patamar para atender as necessidades e desejos dos clientes. A construção do propósito é a fronteira definitiva para o marketing e o futuro da atividade será debatido no ABA Summit por CEOs e algumas das mais reconhecidas lideranças do marketing.” afirma Sandra Martinelli, presidente executiva da ABA.