A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou hoje (21/09), em formato híbrido, em sua sede e pelo Zoom, sua 3ª Reunião de Diretoria Nacional de 2023, onde foram apresentados os destaques da entidade nos meses de junho, julho e agosto.
Nelcina Tropardi, Presidente da Diretoria Nacional da ABA e Diretora Geral de Jurídico, Rel. Gov, ESG e Compliance da Dasa abriu a reunião da discorrendo sobre o triângulo de atuação da entidade que envolve conexão & conhecimento, advocacy e relações internacionais, e foca nos temas: IA, Dados, LGPD, ESG, Marketing & Comunicação, e Mídia.
“Marketing & Comunicação e Mídia hoje não podem mais ser pautados sem considerarmos os impactos, riscos & oportunidades da IA, Dados, LGPD e ESG, e por esta razão, estes temas entraram na agenda da ABA que se antecipa à mediação das disrupções do mercado, honrando seu slogan “O futuro passa aqui, pontuou Nelcina.
A Presidente da ABA relembrou algumas das iniciativas pioneiras da entidade nessas frentes, como a criação do GT Inteligência Artificial, que trouxe este ano ao mercado o “Guia ABA sobre Impactos da Inteligência Artificial Generativa na Publicidade”, e do GT Privacidade e Proteção de Dados, que nasceu em 2018 com o objetivo de discutir e entender como essas mudanças na legislação iriam afetar todas as áreas das corporações, em especial o marketing, que nos últimos anos tem sido guiado pelos valiosos insights de dados. Em 2019, o GT trouxe ao mercado com o “Manual ABA para adequação à LGPD”.
Além disso, a entidade trabalha para mobilizar os anunciantes com a pauta de ESG e, nos últimos anos, por meio do Comitê de Comunicação & ESG da ABA, já publicou mais de 10 guias de boas práticas sobre o tema, dentre eles, o “Guia Global sobre Claims de Sustentabilidade em Marketing e Comunicação”; e o “Guia ABA de Combate ao Etarismo”, duas publicações pioneiras para apoiar profissionais de marketing em suas comunicações, e também o livro “Reflexões – Diversidade & Inclusão”.
A reunião foi marcada pelo lançamento “Guia GARM de Sustentabilidade: ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na indústria de mídia”, realizado por Claudia Neufeld, Vice-Presidente do Comitê de Comunicação & ESG, Diretora da ABA e Vice-President Marketing da The Walt Disney Company, uma entrega dos Comitês de Comunicação & ESG, presidido por Fabíola Duarte, Head of Communication da Diageo, e de Mídia, presidido por Paula Marsilli, vice-presidente da ABA e diretora de Mídia e Audiências da Natura & Co. Latam, e vice-presidido por Marco Frade, Head de E-Commerce da Diageo BR, e Paulo Carneiro, Gerente de Comunicação & Mídia Digital da Coty, o conteúdo tem como objetivo inspirar e educar o ecossistema de mídia sobre questões climáticas e o consumo responsável, como as emissões de gases de efeito estufa (GEE), que demandam ações concretas de todos os segmentos da economia, inclusive o publicitário.
Na sequência, Sandra Martinelli, CEO da ABA, apresentou os destaques de junho, julho e agosto, destacando as mais recentes filiações da entidade: Bombril, Cogna, Minalba e Senac e os atuais 12 parceiros estratégicos: Banco do Brasil, Bradesco, Diageo, FSB Comunicação, Google, Grupo Record, Kantar IBOPE Media, iD\TBWA, Meta, Pluto TV, Samsung Ads e WMcCANN.
Dentre as entregas deste trimestre, Martinelli relembrou a publicação de dois guias, o “Guia CMO para ética de dados na prática”, e o “Guia ABA sobre Impactos da IA Generativa na Publicidade”. “Neste semestre lançaremos mais três guias de ESG abertos ao mercado”, lembrou a CEO da ABA.
A ABA vem participando ativamente dos grupos de trabalho do Cenp, GT 1 – Relações sustentáveis entre os agentes do ecossistema, e GT 2 – Boas Práticas em Planos de Incentivo, além das reuniões do fórum, tendo marcado presença em 10 de agosto na 2ª reunião do Conselho Superior do Cenp, com 6 dos 8 representantes da ABA, e na reunião de Diretoria Executiva do Cenp de 13 de junho. A ABA também participa atualmente de dois foruns do CONAR: GTs Digital e de Apostas Esportivas.
Sandra Martinelli apresentou em nome do Comitê de Compliance da ABA o projeto “Programa de Integridade da ABA”, que está em andamento e promoverá a atualização dos documentos da Entidade: Regimento Interno; Manual de Governança; Código de Conduta e Ética, e Política Interna e Externa de Privacidade.
“Fechamos esse trimestre com muitas entregas, reuniões e participações em fóruns do mercado, avançamos no planejamento estratégico para 2024 e no Planejamento ABA 65 anos, onde teremos muitas surpresas, iniciativas e comemorações em prol dessa data tão importante e que corrobora a relevância da entidade em ser a única que representa os anunciantes no Brasil, em mais de seis décadas. Realizamos, com grande quórum, dois grandes eventos, o ABA Cannes Insights, by GoAd, em 27/07, e o Branding@ABA & Record TV, em 30/08 e, no próximo dia 27 nos encontraremos no ENA – Encontro Nacional de Anunciantes, e fecharemos o ano com o ABA Summit, que será realizado em 31/10”, discorreu Sandra Martinelli.
A 3ª Reunião de Diretoria Nacional de 2023 também contou com a apresentação da situação orçamentária da entidade, realizada pelo CFO Paulo Neves, que comentou “Que apesar de um ano desafiador, a entidade está conseguindo manter sua situação financeira/orçamentaria de maneira equilibrada”