A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – realizou a terceira reunião de Diretoria de 2020, segunda do ano realizada por videoconferência, que contou com a participação de mais de 40 líderes da ABA, entre Diretores, Conselheiros e Lideranças de Comitês.
A abertura foi feita por Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken e Presidente da ABA, que afirmou: “Estamos mais uma vez reunidos, exatamente, três meses após o nosso último encontro virtual. Desde então, temos experimentado muitas mudanças juntos. Ao longo desse período, percebemos que poucos agentes se mobilizaram tanto quanto os anunciantes para mostrar ao nosso povo que ele não está sozinho. Mostramos que nossas marcas existem não apenas para a venda de produtos ou serviços, mas para construir uma sociedade saudável, em todos os aspectos”.
Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA, apresentou a agenda da reunião e revisitou as recentes iniciativas da Entidade, que são responsáveis por entregar às marcas associadas e ao mercado a conexão, conhecimento e defesa da liberdade de expressão e da comunicação responsável, no contexto nacional e global. Sandra comemorou: “é muito bom ver tanta gente hoje, já estamos no quinto mês de quarentena, e estamos conseguindo manter uma agenda positiva com questões relevantes. Temos enorme orgulho de saber que, em meio a uma crise global, que envolve as marcas em diversas frentes, a ABA se mantém como a ‘casa’ segura dos anunciantes, onde o futuro é criado com otimismo”.
Na pauta da reunião, com destaque, esteve o lançamento da nova campanha da ABA, que foi apresentada pelo 1º Vice-Presidente da Entidade e Vice-Presidente de Marketing & Comunicação DA Nestlé, Frank Pflaumer, com apoio de Márcia Esteves, Luciana Moraes, José Neto e Fernanda Albuquerque, da Lew Lara, agência de publicidade da ABA, e Olga Martinez, da Amelie, consultoria estratégica da ABA. A nova comunicação entra no ar a partir de setembro, nos espaços que a ABA tem nos acordos com seus parceiros de mídia e traz o conceito “o futuro passa por aqui”. Por meio do novo posicionamento, a ABA reforça seu compromisso de atualizar profissionais, direcionar o mercado e acolher a sociedade.
Após o lançamento, a situação orçamentária da associação e a prévia do planejamento para 2021 foram apresentados pelo Diretor Financeiro da ABA, Paulo Neves.
A reunião também contou com a presença do Guest Speaker, José Saad, Fundador da Head de Insights da GoAd Media, que fez a apresentação ”LIONS Live Insights 2020”, na qual abordou os principais aprendizados da edição deste ano do festival Cannes Lions, a primeira, em 67 anos de história, que teve premiação e festival físicos cancelados. “O festival deste ano trouxe uma grande reflexão para o mercado, ao questionar ‘qual é o papel das marcas diante das demandas sociais e econômicas mais urgentes?’. A partir daí identificamos quatro frentes que todos temos que olhar e usar como diretriz no nosso novo modo de pensar e criar a comunicação: Sustentabilidade, Criatividade, Tecnologia e Talentos”, conta José Saad.
Por fim, Nelcina Tropardi encerrou a terceira reunião da Diretoria reforçando a pauta do encontro e as transformações vindas com o momento de pandemia. “Mais uma vez, e talvez como nunca antes, estamos comprovando que a capacidade de adaptação do ser humano é o que nos mantém vivos e provando para o mundo e para nós mesmos que essa habilidade é essencial para nossa atividade enquanto líderes de grandes anunciantes do mundo. A crise pode ser catalisadora para uma mudança positiva, como aquela que já previa o propósito da ABA há 5 anos, de “mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”. Espero que o nosso encontro tenha sido uma inspiração e que todos saiam confiantes de que juntos somos mais fortes”.